Enquanto que no Brasil ele deixou saudade ao sair do mercado em 2006, na China o VW Santana ainda segue firme e forte, claro em uma geração totalmente nova, ganha agora uma inédita versão que é um misto de perua com hatchback, batizado de Gran Santana o modelo acaba de ser lançado no Salão de Xangai 2015.
Medindo 4.28 metros de comprimento, por 1.70 de largura e 1.47 m de altura, o Gran Santana, traz uma proposta inédita ao mercado chinês, de mesclar o espaço interno de uma perua, com o visual de um hatchback, conceito que foi inaugurado pelo Skoda SpaceBack, fabricante europeia que faz parte do grupo Volkswagen.
O Gran Santana além do estilo pouco comum da carroceria, incorpora o padrão visual visto nos recentes lançamentos da Volkswagen, como a dianteira inspirada no novo Passat, enquanto as laterais remetem a o estilo do próprio Skoda Spaceback, já na traseira as lanternas lembram um pouco as do VW Jetta. Uma junção de estilos diferentes, porém que casam bem com este novo lançamento da Volks.
Já do lado de dentro, o Gran Santana virá com um acabamento de bastante qualidade, com couro, apliques cromados e que imitam madeira ou em preto Black Piano, e um painel de linhas sóbrias e elegantes, há ainda, volante multifuncional em couro, e uma central multi-mídia com tela touch e GPS.
Embaixo do capô o Gran Santana virá equipado com um motor 1.4 TSI (turbo a gasolina) com 131 cv de potência, o câmbio de série será tradicional, manual de cinco marchas, ou opcionalmente automatizado DSG de dupla embreagem e sete velocidades. Mais tarde o modelo deve ganhar também outras opções de motores, como o 1.4 aspirado de 90 cv para a versão de entrada e um 1.6 aspirado de 110 cv para uma versão intermediária.
Se você gostou, saiba que o Gran Santana não será vendido além das fronteiras da China, ele é uma exclusividade para aquele país, onde deve começar a ser produzido e vendido já no segundo semestre de 2015.