Categorias: automobilismoNascar

Nascar 2010: Denny Hamlin vence no Texas e assume a liderança do campeonato

Este está sendo um dos campeonato mais disputado da história da Nascar

fotos: Nascar

Ele largou no segundo lugar, liderou mais de 300 voltas e durante quase 3 horas esteve na primeira posição, porém o grande nome da prova do Texas não foi Greg Biffle que dominou a oitava etapa do Chase, mais sim Denny Hamlin, que além de ter faturado sua 16° vitória na carreira desbancou o tetra-campeão Jimmie Johnson na liderança do campeonato faltando somente duas provas para o fim da temporada 2010. Confira abaixo em detalhes de como foi a AAA Texas 500, prova que foi uma das disputadas do ano e teve mais de 30 trocas de líderes.

Greg Biffle (carro 16 na foto acima) foi um dos principais nones  da corrida, ele assumiu a ponta logo na segunda volta e liderou centenas de voltas e com exceção das parada nos boxes, foi superado apenas por Mark Martin que na volta 97 acabou assumindo a ponta e liderou até a passagem de número 135.

Na relargada da volta 137, Biffle reassumiu o primeiro lugar, após vencer o duelo com Joe Logano. O embate entre os dois se repetiu voltas mais tardes, na relargada da passagem 167, mais uma vez Greg conseguiu a primeira posição.

Um ótimo público compareceu ao oval de alta velocidade do Texas em uma prova que durou mais de 3 horas

Enquanto isso, Jimmie Johnson, Danny Hamlin e Kavin Harvick que largaram lá trás, vinham galgando posições e já estavam entre os 10 primeiros.

O troco de Joe Logano veio 13 voltas depois, quando o Camry 20 superou o Fusion de número 16 de Biffle assumindo a liderança após uma bela ultrapassagen a quase 300 km/h.

Enquanto os dois monopolizavam a liderança da AAA Texas 500, a corrida foi interropida na volta 191 por Martin Truex que novamente foi para o muro e pela segunda vez causou a entrada do safety car. Antes que a bandeira amarela fosse acionada Jeff Burton acabou acertanto em cheio o bólido de Jeff Gordon, que resolveu ainda na pista tirar satisfação com Burton, os dois acabaram brigando, saindo na “mão” literalmente falando, protagonizando um dos momentos mais comentados da corrida, após trocar alguns socos e empurrões eles foram separados pelos fiscais de pista.

Após Burton e Gordon literalmente duelarem, a relargada veio na volta 201, Biffle continuou a dar show, o piloto da equipe Roush Fenway tomou conta da corrida, depois de liderar mais de 160 voltas e abrir quase uma distância de quase seis segundos para o segundo colocado, uma diferença mostruosa na Sprint Cup.

Com Greg dominando a corrida o destaque nas primeiras posições foi Kevin Harvick que assumiu o segundo lugar, faltando 60 voltas para o fim, porém a alegria do veterano durou pouco, 15 voltas depois ele foi ultrapassado por um dos seus arquirivais na disputa pelo campeonato Denny Hamlin, que a partir desse momento mostrou que tinha artilharia suficiente para vencer a prova.

Greg Biflle liderou quase 200 votas da corrida mas não conseguiu se manter a frente a parte final

Para deixar a corrida ainda mais emocionante, faltando apenas 35 voltas para o fim, novamente o safety car foi chamado a pista por causas de detritos, com isso quase todos os pilotos foram para os boxes fazer seu último pit-stop, e Mark Martin voltou a primeira posição. Quando a bandeira verde veio cinco voltas depois, Denny Hamlin com o seu Camry foi pra cima de Mark Martin e assumiu pela primeira vez a liderança.

Enquanto Denny Hamlin ia se dando bem na parte final da AAA Texas 500 o mesmo não aconteceu com Kevin Harvick, após uma maratona de quase 3 horas de prova voando a mais de 280 km/h, o bólido de Harvick (que está na briga pelo título) começou a se entregar, saindo de traseiras em todas as curvas, o Chevy Impalla, perdeu em poucas voltas várias posições fazendo as curvas praticamente colado no muro.

Danny Hamlin e Matt Kenseth travaram uma apertada disputa pela vitória na parte final da corrida

Sem duvída a etapa do Texas foi uma das melhores provas do ano (ao todo foram 33 trocas de líderes, um record para a pista), faltando apenas 7 voltas para o fim, Patrick Carpetier causou  a última bandeira amarela da corrida.

Em uma relargada eletrizante, Denny Hamlin e Matt Kenseth (foto acima) protagonizaram um duelo fanstástico no qual Hamlin saiu vencedor, após uma belissíma ultrapassagem em cima de Kenseth, cruzando a linha de chegada em primeiro conquistando sua 8° vitória no ano (por uma diferença de apenas 488 milésimos) de segundo e assumindo a liderança do campeonato, 34 pontos a frente de Johnson (foto abaixo) que em uma prova decepcionante foi apenas o nono colocado.

Jimmie Johnson que busca seu quinto título consecutivo, não foi bem no Texas e perdeu a liderança do campeonato

Já Kevin Harvick embora ao seu problema mecânico conseguiu completar na sexta posição e apesar de estar 59 pontos atrás de Hamlin ainda continua na disputa pelo campeonato da principal categoria do automobilismo americano.

Além de Hamlin grande resultado no Texas também de Matt Kenseth que deu um show e ficou com o segundo lugar e de Mark Martin que ficou com a terceira posição. Joey Logano foi o quarto e Greg Biffle apesar de ter liderado quase 200 voltas ficou com o quinto lugar.

A penúltima batalha da Nascar acontece já na próxima semana em Phoenix, pista que talvez possa marcar uma virada para Jimmie Johnson, que venceu as três últimas etapas disputadas no circuito do Arizona:

Abaixo o resultado da prova da Nascar Sprint Cup no Texas (AAA Texas 500 2010)

1 30 11 Denny Hamlin Toyota FedEx Office 190/5 334 Running 453,575
2 19 17 Matt Kenseth Ford Crown Royal Black 175/5 334 Running 370,876
3 9 5 Mark Martin Chevrolet Carquest / Go
Daddy.com
170/5 334 Running 234,350
4 20 20 Joey Logano Toyota The Home Depot 165/5 334 Running 226,065
5 2 16 Greg Biffle Ford American Red Cross 165/10 334 Running 189,600
6 26 29 Kevin Harvick Chevrolet Shell / Pennzoil 155/5 334 Running 191,826
7 7 33 Clint Bowyer Chevrolet Cheerios / Hamburger Helper 146/0 334 Running 147,875
8 5 6 David Ragan Ford UPS 142/0 334 Running 136,275
9 17 48 Jimmie Johnson Chevrolet Lowe’s 143/5 334 Running 172,028
10 12 98 Paul Menard Ford Quaker State / Menards 134/0 334 Running 124,575
11 11 14 Tony Stewart Chevrolet Office Depot / Old Spice 130/0 334 Running 148,198
12 32 47 Marcos Ambrose Toyota Tom Thumb 127/0 334 Running 139,948
13 24 83 Kasey Kahne Toyota Red Bull 124/0 334 Running 142,473
14 10 43 A.J. Allmendinger Ford Valvoline 121/0 334 Running 140,601
15 18 00 David Reutimann Toyota Aaron’s Outdoors Mossy Oak 118/0 334 Running 131,831
16 25 1 Jamie McMurray Chevrolet Bass Pro Shops / Arctic Cat 115/0 334 Running 135,054
17 28 21 Trevor Bayne Ford Motorcraft / Quick Lane Tire & Auto Center 112/0 334 Running 96,625
18 27 77 Sam Hornish Jr. Dodge AAA 109/0 334 Running 107,775
19 3 99 Carl Edwards Ford Aflac 106/0 334 Running 135,123
20 14 39 Ryan Newman Chevrolet Tornados 103/0 334 Running 134,479
21 13 9 Aric Almirola Ford Budweiser 100/0 334 Running 137,365
22 8 78 Regan Smith Chevrolet Furniture Row Companies 97/0 334 Running 106,100
23 1 19 Elliott Sadler Ford Stanley 94/0 333 Running 121,450
24 6 2 Kurt Busch Dodge Operation Home Front / Miller Lite 91/0 333 Running 139,773
25 22 88 Dale Earnhardt Jr. Chevrolet National Guard / Amp Energy 88/0 333 Running 105,300
26 35 13 Casey Mears Toyota GEICO 90/5 333 Running 97,500
27 23 82 Scott Speed Toyota Red Bull 82/0 333 Running 113,273
28 4 42 Juan Montoya Chevrolet Lysol 79/0 333 Running 131,806
29 33 38 David Gilliland Ford Taco Bell 81/5 333 Running 114,960
30 31 110 Bobby Labonte Chevrolet Gander Mountain 73/0 333 Running 94,500
31 37 26 Patrick Carpentier Ford Air National Guard 75/5 333 Running 104,300
32 29 18 Kyle Busch Toyota M&M’s 67/0 332 Running 140,631
33 36 12 Brad Keselowski Dodge Penske Racing 64/0 332 Running 119,135
34 40 71 Andy Lally Chevrolet TaxSlayer.com 66/5 331 Running 93,125
35 39 7 Robby Gordon Toyota Mapei / Menards 63/5 240 Engine 106,548
36 16 31 Jeff Burton Chevrolet Caterpillar 55/0 192 Accident 126,740
37 15 24 Jeff Gordon Chevrolet DuPont 52/0 190 Accident 138,901
38 21 56 Martin Truex Jr. Toyota NAPA / Susan G Komen for the Cure Signature 49/0 188 Accident 91,350
39 38 66 Mike Bliss Toyota Prism Motorsports 51/5 45 Rear Gear 91,150
40 43 09 Landon Cassill Chevrolet Phoenix Racing 43/0 35 Vibration 90,950
41 41 34 Travis Kvapil Ford Long John Silver’s 40/0 25 Overheating 90,720
42 42 37 Dave Blaney Ford A&W All American Food 37/0 23 Overheating 102,593
43 34 87 Joe Nemechek Toyota HostGator.com 34/0 12 Engine 90,816

Confira abaixo como está o campeonato da Nascar após 34 de 36 provas previstas para a temporada:

Campeonato Sprint Cup:

1 +1 Denny Hamlin 6325 Líder
2 -1 Jimmie Johnson 6292 -33
3 Kevin Harvick 6266 -59
4 +2 Carl Edwards 6008 -317
5 +3 Matt Kenseth 6000 -325
6 -2 Jeff Gordon 5994 -331
7 -2 Kyle Busch 5986 -339
8 -1 Tony Stewart 5962 -363
9 +2 Greg Biffle 5953 -372
10 +2 Clint Bowyer 5928 -397
11 -2 Kurt Busch 5890 -435
12 -2 Jeff Burton 5852 -473
Chase

Apenas os 12 melhores no campeonato disputam o título no Chase, o playoff da Nascar

13 +1 Mark Martin 4107 -2218
14 -1 Jamie McMurray 4091 -2234
15 Ryan Newman 3986 -2339
16 +1 Joey Logano 3974 -2351
17 -1 Juan Montoya 3945 -2380
18 David Reutimann 3890 -2435
19 Dale Earnhardt Jr. 3750 -2575
20 +1 A.J. Allmendinger 3734 -2591
21 +1 Kasey Kahne 3733 -2592
22 -2 Martin Truex Jr. 3663 -2662
23 Paul Menard 3594 -2731
24 David Ragan 3408 -2917
25 Brad Keselowski 3324 -3001
26 Marcos Ambrose 3240 -3085
27 Elliott Sadler 3076 -3249
28 Sam Hornish Jr. 3056 -3269
29 Scott Speed 3026 -3299
30 Regan Smith 3023 -3302
31 Bobby Labonte 2378 -3947
32 +1 David Gilliland 2308 -4017
33 -1 Travis Kvapil 2304 -4021
34 Robby Gordon 1964 -4361
35 Kevin Conway* 1757 -4568
36 +1 Casey Mears 1418 -4907
37 -1 Reed Sorenson 1355 -4970
38 Joe Nemechek 1321 -5004
39 Dave Blaney 1309 -5016
40 Brian Vickers 1158 -5167
41 Bill Elliott 989 -5336
42 Mike Bliss 970 -5355
43 Max Papis 907 -5418
44 Michael McDowell 879 -5446
45 David Stremme 825 -5500
46 J.J. Yeley 779 -5546
47 Landon Cassill 631 -5694
48 Tony Raines 479 -5846
49 +1 Patrick Carpentier 474 -5851
50 +1 Aric Almirola 462 -5863
51 -2 Boris Said 448 -5877
52 Andy Lally 395 -5930
53 Todd Bodine 313 -6012
54 Robert Richardson Jr. 301 -6024
55 Michael Waltrip 284 -6041
56 P.J. Jones 190 -6135
57 Jeff Green 186 -6139
58 Mattias Ekstrom 175 -6150
59 Terry Cook* 164 -6161
60 Johnny Sauter 154 -6171
61 Chad McCumbee 134 -6191
62 Steve Park 129 -6196
63 Jan Magnussen 127 -6198
64 Scott Riggs 116 -6209
65 Ken Schrader 114 -6211
66 Trevor Bayne 112 -6213
67 -1 Hermie Sadler 85 -6240
68 -1 Jacques Villeneuve 76 -6249
69 -1 Jason Leffler 68 -6257
70 -1 John Andretti 49 -6276
71 -1 Ron Fellows 43 -6282
72 -1 Terry Labonte 43 -6282
73 -1 Geoffrey Bodine 40 -6285
74 -1 Jeff Fuller 34 -6291
Equipe Encontracarros

Recentes

Novo Ford EcoSport 2025 – SUV deve voltar a vida no próximo ano

A Ford está vivendo uma fase complicada na Europa, com a aposentadoria do Fiesta e…

2 dias atrás

Toyota Hilux 2025 chega com novidades, preços partem de R$ 228.690 até R$ 339.400

A Toyota está lançando a linha 2025 da Hilux no Brasil com preços que vão…

2 dias atrás

Novo Mitsubishi Outlander 2025 deve finalmente chegar ao Brasil

Se você quiser saber como foi a década passada em relação aos carros eu recomendaria…

2 dias atrás

Novo Porsche Macan 2025 chega ao Brasil apenas com motores elétricos, preços partem de R$ 560 mil

A Porsche está lançando essa semana no Brasil o Novo Macan 2025 100% elétrico. Disponível…

2 dias atrás

Nova L200 Triton 2025 chega ao Brasil partindo de R$ 265.990 até R$ 329.990

A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…

3 dias atrás

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

6 dias atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.