A Nissan acaba de apresentar seu carro para competir nas 24 Horas de Le Mans 2015 e nas demais corridas de longa duração do mundial de endurance da FIA, o WEC, o protótipo da Nissan batizado de GT-R LM Nismo, talvez seja um dos carros de competição mais diferente e inovador dos últimos tempos na categoria principal de Le Mans e no endurance em geral, ele conta com várias soluções até então inéditas.
A própria Nissan classifica o seu carro, que disputará a categoria principal e mais veloz e mais veloz de Le Mans, a LPM 1, como um “um carro inovador”, ele vai contra tudo o que tem se visto recentemente nos bólidos da elite de Le Mans. Ao contrário dos rivais da Audi, Toyota e Porsche, e outros modelos da sua categoria, o protótipo da Nissan traz motor dianteiro, e tração também dianteira, ao contrario até mesmo o que acontece na maioria dos carros esportivos no mundo, que possuem motor e tração traseira.
O motor do GT-R LM Nismo, é um 3.0 V6, bi-turbo, sem potência revelada, e que conta com um sistema de recuperação de energia cinética gerada das frenagens para aumentar a potência e diminuir o consumo do motor, por isso ele é classificado como um híbrido, a força deste motor é transmitida para o eixo dianteiro por uma transmissão simples, sequencial de apenas 5 marchas, isso mesmo em tempos de câmbio com 8 marchas, o carro da Nissan inova com uma transmissão de apenas 5 marchas.
Com um peso total de 880 kg, graças ao motor dianteiro e ao uso maciço de fibra de carbono na carroceria e chassi. Sua aerodinâmica também é bastante peculiar, o carro em si é bastante baixo para permitir a passagem do ar e prender o protótipo no chão, apenas as caixas de rodas são mais elevadas. Na dianteira destaque para o inovador sistema de faróis totalmente em LEDs, enquanto na traseira a asa é ajustável.
Medindo 4.645mm de comprimento 1.90m de largura e apenas 1.03 metros de altura, o protótipo da Nissan é um dos carros baixo da LMP1. Outros detalhes são rodas aro 16 da marca BBS, com pneus da Michelin, e freios especiais desenvolvidos pela própria Nismo.
A estreia do Nissan GT-R LM Nismo, acontecerá no dia 15 de abril, em Silvertone. Inglaterra, depois o carro correrá também nas 24 Horas de Spa, na Bélgica, e em Nurburgring na Alemanha, além de estar previstas participações em outras corridas globais nos EUA, Japão, China e Oriente Médio, segundo o calendário da temporada do WEC (World Endurance Championship). Lembrando que as 24 Horas de Le Mans, principal corrida e alvo da Nissan, acontece no dias 13 e 14 junho, o recorde da Nissan em Le Mans, é um 3º lugar, a montadora japonesa quer ir além disso com o GT-R LM Nismo.