A Nissan está lançando nos EUA uma Frontier 2022 totalmente nova e exclusiva para a América do Norte. Enquanto no Brasil a Frontier que nós temos é relativamente nova, é a de terceira geração, apresentada na Ásia em 2015 e que chegou ao Brasil em 2017, porém nos EUA devido a cortes de custos e a adoção de uma estratégia diferente de mercado, a Nissan optou por manter em produção a antiga Frontier de 2005 até hoje como uma opção mais barata no mercado ao invés de trazer o modelo novo de 2017, portanto a Nissan Frontier nos EUA já era uma picape com 15 anos de mercado.
Índice desta matéria
Porém para correr atrás do tempo perdido, a Nissan desenvolveu uma geração nova da Frontier, apesar de aproveitar ainda a base da geração antiga de 2005, este modelo traz praticamente tudo novo e impressiona pelo visual, interior e equipamentos, porém por enquanto esta nova Frontier só será vendida na América do Norte e no México.
Apesar de não parecer, a base da antiga plataforma foi mantida, ou seja, o chassi é o mesmo da Nissan Frontier de segunda geração vendida atualmente nos Estados Unidos (plataforma D40 de 2005), ou seja, porém as dimensões mudaram bastante em relação as gerações passadas, principalmente em relação a geração passada vendida lá nos EUA (modelo duas gerações anterior ao vendido no Brasil).
O comprimento do Frontier 2021 americana alcança os 5.34 metros, são quase 10 cm em relação a Frontier brasileira, a distância entre eixos também foi ampliada, passando de 3.15 m atuais para 3.20 m, o que aumentou o criticado espaço interno no banco traseiro do modelo. Nas versões normais S e SV a largura praticamente não mudou, aumentando apenas meio centímetro, passando de 1.85 m para 1.855 m, porém na versão Pro 4X a Frontier ficou 5 cm mais larga devido aos para-lamas maiores, tendo agora de 1.90 m de largura, a única medida que foi reduzida foi a altura, diminuída em 2 cm, passando de 1.85 m para 1.83 m, o modelo terá dois
Lembrando que no Brasil e no resto do mundo nós temos a Frontier de terceira geração (foto abaixo), feita sobre a nova plataforma P300 Nissan, que usa um chassi mais moderno, sendo mais leve e rígido, porém as dimensões do modelo americano e do brasileiro são praticamente as mesmas, com exceção da distância entre-eixos que no modelo brasileiro de terceira geração é de 3,15 m, contra 3,20 metros do modelo de segunda geração, que serviu de base para esta nova versão americana.
O aproveitamento da base antiga D40, não está sendo visto com bons olhos nos EUA, já que o modelo teoricamente conserva algumas dimensões, capacidades e pontos negativos do modelo de 2005, e há algumas dúvidas com relação ao comportamento e consumo desta versão, que terá apenas motor V6 a gasolina. O aproveitamento da base antiga, serviu para cortar custos de produção e no desenvolvimento, afinal com isso a Nissan conseguirá manter em linha alguns componentes antigos da Frontier, que é feita desde 2005 em sua fábrica em Canton no Mississippi.
Visualmente, a nova Nissan Frontier 2022 dos EUA inaugura um padrão de design exclusivo e diferente de todos os outros modelos da marca atualmente. De acordo com a Nissan a inspiração do design foi a picape Nissan Hardbody (foto abaixo), que fez fama por sua alta capacidade off-road entre o final de 1980 e começo dos anos 1990, ela tinha design reto e “quadradão”, além de para-lamas alargados.
A Nova Nissan Frontier 2022 dos EUA conta com faróis modernos com iluminação 100% em LED na versão mais cara (estranhamente todas as outras versões virão com faróis comuns), além de uma grade frontal maior e com acabamento em preto fosco e a inscrição FRONTIER em baixo relevo na parte superior da grade, enquanto que o para-choque tem estilo off-road com um perfil bastante moderno e imponente. Trazendo ainda uma espécie de quebra mato embutido, proteção inferior em alumínio e guinchos para reboque frontal. O capô é bastante elevado e tem vincos que também chamam a atenção. No geral o estilo do modelo é muito interessante, tendo desenho de perfil robusto, imponente mas ao mesmo tempo moderno.
Porém este visual mais sofisticado e aventureiro, mostrado aqui será padrão apenas nas versões mais caras Pro e Pro 4x, as versões mais simples terão visual bem mais simples, com grade frontal em preto fosco, faróis com lâmpadas comuns, para-choque com a parte inferior sem pintura, além de rodas em aço aro 16.
Enquanto a versão intermediária SV (foto acima), terá um acabamento um pouco mais sofisticado, com grade frontal pintado na cor da carroceria, para-choque com detalhes na cor cinza, retrovisores e maçanetas pintados na cor da carroceria, além de rodas em liga leve aro 17.
Ainda falando no visual, nas laterais a Nissan Frontier 2022 dos EUA, conta com caixas de rodas com para-lamas alargados, que se projetam para fora da carroceira, além de contar com apliques em plástico nos para-lamas na nova versão Pro 4X (foto acima).
Por fim na traseira as lanternas tem lentes modernas, estão maiores e avanças sobre as laterais da carroceria, além de contar com iluminação em LED nas versões mais caras.
A tampa da caçamba, traz alguns vincos novos, e a inscrição FRONTIER em baixo relevo estampada em destaque na parte inferior (foto acima).
Em termos de motorização, transmissão e suspensão, a Nissan afirma que seus engenheiros fizeram diversos aprimoramentos, visando melhorar o desempenho, estabilidade e capacidades da Frontier. Lembrando mais uma vez que a plataforma é da antiga Frontier, lá de 2005, portanto essas melhorias eram necessárias.
Por enquanto, a nova Frontier 2022 US Spec, terá apenas uma única opção de motorização, um potente motor 3.8 V6, a gasolina, que foi completamente reprojetado em 2020 ainda no modelo antigo da picape, recebendo ai 93% de componentes novos, este motor desenvolve 310 cv de potência e um torque 38.8 kgfm.
O câmbio também já é conhecido da Frontier lá dos EUA, segue sendo automático de 9 velocidades (esta transmissão estreou na Frontier americana em 2020). A tração é 4×2 ou 4×4 dependendo da versão, sendo que os modelos 4×4, podem rodar com 4×2 traseira, 4×4 ou 4×4 reduzida, a escolha do tipo de tração acontece de forma manual eletrônica, através de um botão giratório no painel.
O sistema de direção hidráulica foi reprojetado neste modelo 2022, de acordo com a Nissan esta nova direção melhora a sensibilidade e reduz a necessidade de ficar fazendo aquelas pequenas correções no volante com o carro em linha reta, o que diminui a fadiga em viagens mais longas, o raio do volante aumentou em 16% o que também permite respostas mais rápidas e menos esforços.
Com relação a suspensão, não houve grandes mudanças em si, apenas novas barras estabilizadoras na dianteira e na traseira, porém a Nissan instalou novos amortecedores hidráulicos na cabine, que prometem reduzir as vibrações sentidas no interior em 80% comparado com a geração anterior da picape.
No interior, o painel é completamente novo, tem visual simples e tradicional, com traços retos e formas quadradas, sem grandes novidades em temos de estilo. O acabamento é de bom nível, porém sem exageros ou luxos como na Titan, há nas versões mais caras Pro.4x revestimentos em couro no painel e no console central, além de detalhes em laranja na cabine e nas forrações das portas, assim como no console.
Porém nem de longe a cabine da Frontier 2022 americana, segue a mesma proposta moderna e futurista do exterior, a Nissan poderia ter ousado um pouco mais, como por exemplo na disposição dos botões no console central (há vários botões sem função) e nas forrações das portas, demasiadamente simples. Afinal como este é um modelo novo deveria apresentar evoluções tanto no visual quanto no acabamento em relação as rivais mais antigas do mercado é não é o que acontece.
Para melhorar o espaço interno no banco traseiro, a Nissan instalou bancos com encostos mais finos.
Entre os equipamentos presentes na Nova Frontier 2022 dos EUA estão itens esperados para a categoria do modelo atualmente, como multimídia com tela de 9 polegadas a maior da categoria de série em todas as versões, painel com display digital de 7 polegadas colorido, além de ar-condicionado digital dual zone.
A versão mais cara Pro-4x vem com detalhes como carregador wireless para celulares, duas portas frontais USB, banco do motorista com ajustes elétricos, duas tomadas de 110 volts, uma na traseira e outra na caçamba, iluminação na caçamba, além de sistema de som premium da marca Fender, e bancos com texturas exclusivas (foto acima).
Como opcional em todas as versões, a nova Frontier 2022 dos EUA pode vir com sistema de frenagem automática com detecção de pedestres, monitoramento de pontos cegos 360 graus com câmera, alerta de trafego cruzado na traseira, piloto automático adaptativo ACC, com leitura de placas de transito, alerta de saída de faixa, faróis com ajuste automático de altura.
A nova Nissan Fronter 2022 dos Estados Unidos, será oferecida com duas opções de cabine: estendida (King Cab) ou dupla (Crew Cab), além de dois tamanhos de caçamba: normal com 1,52 metros, ou caçamba estendida com 1.82 metros. Distribuídas em quatro versões de acabamento: S, SV, além das versões top de linha Pro-X e a PRO-4X, esta última mostrada nas fotos neste post.
Os preços da nova Nissan Frontier devem seguir na mesma base da geração atual, ou seja, partindo da casa dos US$ 29 mil dólares na versão de entrada S com cabine estendida e tração 4×2, chegando até próximo dos US$ 40 mil na versão top Pro-4X com cabine dupla e tração 4×4.
A Nova Nissan Frontier 2022 dos EUA, começa a ser vendida apenas na metade de 2021. A Frontier americana é montada na fábrica de pick ups da Nissan nos EUA, localizada na cidade de Canton no Mississippi, sendo que o conjunto de motor e câmbio são produzidos no Japão, por enquanto ela só será vendida nos EUA, Canadá e México.
Nos Estados Unidos a Frontier é a opção de entrada nas picapes da Nissan, se posicionando abaixo da Titan e Titan XD, ela rivaliza com modelos como Ford Ranger e Chevrolet Colorado. Todas com preço atualmente na casa dos US$ 25 mil, a US$ 27 mil dólares.
Fonte: Thecarconnection.com
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.