A Nissan Frontier 2026 / 2027 já está no forno e há vários detalhes importantes sobre esta nova geração da picape japonesa, principalmente para nós aqui do Brasil e da América Latina. A Nissan na verdade está trabalhando simultaneamente em 4 versões diferentes desta nova picape, isso mesmo 4 versões, será praticamente uma para cada região do mundo. Há algumas noticias boas e outras nem tanto para nós brasileiros.
Índice desta matéria
Nova Frontier 2026 / 2027 Brasil e América Latina
Começando pela Nova Frontier 2026 brasileira, infelizmente ela não será 100% nova, na verdade não será uma nova geração mas sim uma profunda atualização feita no modelo atual, que foi lançado por aqui em 2018 e reestilizado em 2022. Esta atualização da picape Nissan seguirá os mesmos moldes do que a Chevrolet fez para atualizar a S10 2025 aqui da América Latina (também conhecida como Chevrolet Colorado), ou seja, eles irão refazer quase que toda a carroceira e o interior por completo sem mudar a plataforma.
A nova Frontier 2026 aqui para o Brasil e América Latina terá uma dianteira completamente nova (foto acima) com estilo mais moderno e imponente, este visual renovado será baseado no estilo do novo Kicks 2025, terá grade interligada com os faróis que por sua vez serão divididos em segmentos separados de LED.
Nas laterais as caixas de rodas devem também serem atualizadas, deixando a picape com um perfil mais robusto e imponente. Na traseira a caçamba deve ficar mais elevada, além disso a tampa, o para-choque e as lanternas também serão novos.
Na cabine da nova Frontier também é esperado uma mudança profunda, o painel que é o mesmo desde 2018 deve finalmente ser renovado, terá ainda novos revestimentos e o interior em si deve subir de nível com relação ao acabamento, recebendo apliques em materiais softouch. Com relação a lista de equipamentos podemos esperar uma central multimídia nova e com tela maior em relação a atual que tem apenas 8 polegadas, provavelmente com 10 ou 12 polegadas, o painel de instrumentos deve ganhar display totalmente digital com provavelmente 10 polegadas e haverá novos recursos como freio de estacionamento por botão.
Dimensões devem seguir as mesmas
Porém como a plataforma não vai mudar, ou seja, o chassi não vai mudar, as dimensões internas da Nova Frontier serão exatamente as mesmas do modelo atual. Lembrando que a picape hoje nas lojas mede 5.26 m de comprimento e tem distância entre eixos de 3.15 metros, são dimensões que ficam na média para a categoria, a Frontier supera a Hilux que tem entre eixos de apenas 3,08 m, mas fica bem atras da nova Ranger que tem entre eixos de 3.30 metros, lembrando que quanto maior a distância entre eixos maior o espaço na cabine.
Mecânica não deve mudar
Muito provavelmente esta nova Frontier manterá o atual bloco 2.3 bi-turbo diesel 4 cilindros, que deve ser apenas atualizado, ganhando provavelmente alguns cavalos extra, lembrando que hoje este motor possui duas versões, uma com 163 cv – exclusiva da configurção mais barata com câmbio manual, enquanto todas as demais versões tem 190 cv. O câmbio da nova Frontier também deve ser mantido, estamos falando da transmissão automática de sete velocidades.
Pacote ADAS
A nova Frontier 2026/2027 aqui do Brasil também deve ficar mais tecnológica, a Nissan deve passar a equipar a nova picape com um pacote ADAS mais avançado, com piloto automático ACC com função Stop and Go, auxílios para manter o carro dentro da estrada, entre outros recursos.
Frontier não será mais produzida na Argentina
Outro ponto importante sobre a nova Frontier 2026 brasileira é que ela não será mais produzida na Argentina, os chefes da Nissan aqui para a América Latina confirmaram que este novo modelo será montado apenas no México, mais precisamente na fábrica de Morelos e de lá será exportada para os países da América Central e Latina, inclusive aqui para o Brasil.
Com isso a Nissan encerrará por completo suas atividades na fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, na Argentina, depois de quase sete anos de atividades, a montadora japonesa passará a partir de 2026 a vender apenas carros importados na Argentina.
Estas mudanças e o fechamento de algumas fábricas ao redor do mundo fazem parte de uma grande reestruturação financeira que a Nissan fará nos próximos anos para cortar custos. Lembrando que hoje a montadora japonesa vive uma de suas piores crises na história (leia mais sobre isso aqui).
Quando chega a nova Frontier?
A Nova Frontier brasileira atualizada deve ser apresentada na metade de 2026, já como modelo 2027. Lembrando que a picape atualmente nas lojas é modelo 2025/2025.
Nissan Frontier 2026 (Ásia e Oceania)
Em 2026 a Nissan deve apresentar também na Austrália, mirando os países da Ásia e Oceania, uma nova Frontier. A picape que é chamada por lá como Nissan Navara passará a ser feita sobre a base da Mitsubishi Triton, inclusive usando a mesma carroceria, plataforma, dimensões e o conjunto mecânico emprestado da irmã japonesa.
Esta Nova Nissan Frontier / Navara asiática deve ser apresentada no final de 2026, as vendas devem ter início apenas no começo de 2027, a produção deste modelo muito possivelmente ficará localizada na mesma planta da Mitsubishi Triton na Tailândia.
Frontier 2026 (América do Norte)
Já nos Estados Unidos a nova Frontier 2026 será apenas uma atualização do modelo atual que foi lançado por lá em 2021. Lembrando que hoje a picape produzida nos EUA é um modelo exclusivo para a América do Norte, que apesar de ser feito ainda sobre a plataforma antiga D40 lançada em 2004, tem uma carroceria bastante robusta e moderna, muito mais atual em relação ao modelo vendido no Brasil, por isso as mudanças por lá serão menores.
A Frontier americana deve ganhar uma nova dianteira, novas caixas de rodas, além de atualização no motor 3.6 V6 a gasolina que deve ficar mais potente.
Frontier 2026 (China)
Por fim, a quarta versão da nova Nissan Frontier 2026 será uma picape que a montadora deve lançar exclusivamente para o mercado chinês, ela não tem nada haver com as demais, na verdade será uma versão Nissan da picape Dongfeng Z9, que deve começar a ser vendida em 2025 na China.
A Z9 é uma picape maior em relação as demais versões da Frontier vendidas ao redor do mundo, tem 5.52 m de comprimento e entre eixos de 3,30 metros. É cerca de 15 cm mais comprida em relação a modelo vendido no Brasil.
Esta versão chinesa terá como diferencial sua motorização eletrificada, com versões híbridas ou plugin híbrida a gasolina, além das opções tradicionais diesel e gasolina, tendo potência entre 258 cv chegando até impressionantes 435 cv na versão plugin.