Esta é a nova Frontier Pro, o modelo traz tudo novo e diferente em relação a picape que conhecemos, ela é fruto de uma parceria entre a Nissan e a montadora chinesa Dongfeng e tem uma potente motorização híbrida plugin com mais de 400 cv. A boa notícia é que a Frontier Pro chinesa, ao contrário do que era esperado, deverá ser uma picape global, sendo vendida em diversos mercados ao redor do mundo como uma versão superior a Frontier tradicional que conhecemos.
Índice desta matéria
Diferentes versões da Frontier
A Nissan atualmente vive uma fase de reconstrução financeira, como dissemos anteriormente, a marca a partir de 2026 deve ter diferentes versões da Frontier para cada região do mundo, esta nova picape que você vê aqui será a versão chinesa. No Brasil e América Latina teremos uma reestilização profunda no modelo atual, que deixará de ser produzido na Argentina e passará a ser montado apenas no México. Já na Ásia, Oceania e Oriente Médio a Nissan deve lançar uma Frontier feita sobre a base da nova Mitsubishi Triton.
Frontier produzida na China
Apesar de ter sido projetada pela marca japonesa a Frontier Pro não é uma picape 100% Nissan, o modelo utiliza a plataforma e estrutura mecânica da picape chinesa a Dongfeng Z9. Sua produção será exclusivamente localizada na China, mais precisamente na cidade de Zhengzhou e deve ter inicio apenas no final de 2025.
A Nissan confirma que esta picape será vendida em outros mercados além da China, porém, ainda não revelou quais países receberão a Frontier Pro. Vale lembrar que esta será a primeira picape eletrificada na história da Nissan.
Design
Visualmente a Frontier Pro Plugin Híbrida adota já o novo padrão de estilo da Nissan, design este que estrou no novo Kicks e que deve ser expandido para outros modelos da marca.
Na dianteira o conjunto de luzes é composto por várias barras de LED, inclusive há luzes LED conectando os faróis, até o logo da Nissan acende junto. O capô é alto e o para-choque tem estilo robusto e ao mesmo tempo futurista. Muito provavelmente a nova Frontier 2026 brasileira deve ter este mesmo conceito visual.
Apesar da dianteira ser exclusiva, nas laterais o conjunto visual e a carroceria em si são exatamente os mesmos da picape Dongfeng Z9, incluindo as portas, janelas, além da caçamba.
Já na traseira a Nissan foi um pouco mais econômica no design, o visual da picape é praticamente o mesmo de sua irmã chinesa, as únicas diferenças são as disposição das luzes e a barra em LED ligando as lanternas inexistente na Dongfeng Z9.
Interior futurista e bem acabado
Por dentro esqueça qualquer parentesco com a Nissan Frontier nas lojas, a cabine da Frontier Pro tem estilo minimalista, o acabamento é de alto nível com diversas partes revestidas em material softouch e couro, iluminação ambiente em LED com cores configuráveis, o volante também chama atenção tem apenas dois raios e botões do tipo “touch screen”.
A Frontier Pro Plug in Hybrid também é super tecnológica, conta com sistema multimídia com tela de 14,6 polegadas, além de painel de instrumentos digital de 10 polegadas, recursos como ar-condicionado dual zone com saída para o banco traseiro, freio de estacionamento eletrônico por botão, câmbio com alavanca do tipo joystick, diferentes modos de condução, bancos dianteiros elétricos com sistema de aquecimento, ventilação e até mesmo função massagem.
Há até mesmo recursos raros de serem encontrados em picapes como teto solar panorâmico e capota marítima com abertura e fechamento elétrico.
Tamanho de categoria superior
Um dos pontos que devem permitir que a Nissan venda a Frontier Pro junto com a Frontier normal é seu tamanho superior. Esta versão plugin híbrida mede 5,52 metros, são quase 30 cm a mais comparado com o modelo atualmente nas lojas. Podemos dizer que ela ocupará uma categoria acima das picapes tradicionais como Toyota Hilux e Ford Ranger, ficando abaixo das picapes grandes como RAM 2500 e Chevrolet Silverado, é a mesma proposta da BYD Shark que já está sendo vendida no Brasil.
Motor híbrido de 400 cv
O grande diferencial da Frontier Pro é seu conjunto mecânico plug in híbrido, ela combina o motor 1.5 turbo a gasolina com um super conjunto elétrico. De acordo com a Nissan, a potência total combinada dos motores é de 408 cv e 80 kgfm de torque. A tração é 4×4 com distribuição automática por demanda, há ainda diferencial traseiro com bloqueio eletromecânico.
Lembrando que a rival BYD Shark tem este mesmo conceito de motor híbrido plugin, porém mais potente com 437 cv.
De acordo com dados da Nissan a Frontier Pro pode rodar no modo elétrico até 135 km, isso tendo como base o padrão de medição chinês CLTC. Além disso, a picape híbrida pode ser usada como um gerador elétrico de até 6 kw, alimentando eletrônicos, ferramentas ou até mesmo ser usada para carregar outro veículo elétrico Vehicle-to-Load (V2L).
Frontier híbrida virá ao Brasil?
As chances desta nova Frontier Pro Hybrid vir ao Brasil são pequenas, o principal problema é o preço que não será barato, a BYD Shark custa R$ 380.000 no Brasil e já serve de exemplo, além disso, o consumidor brasileiro quando se trata de picapes ainda faz questão de um conjunto mais tradicional e robusto, ao contrário de outras regiões do mundo os brasileiros não procuram picapes a gasolina.