Quem está a espera de uma nova geração do Nissan GT-R terá que ter paciência, acaba de ser apresentado o Novo GT-R 2024, porém ao contrário do que muita gente esperava, não se trata de uma nova geração, apenas um leve facelift visual, inclusive a motorização seguiu sem mudanças, tendo 565 cv ou 600 cv.
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O Nissan GT-R 2024 traz um novo desenho no para-choque frontal, as tomadas de ar foram refeitas, segundo a fabricante melhoraram a refrigeração, o para-choque ganhou um estilo mais moderno e aerodinâmico, além de novos faróis de neblina em LED.
Ainda como novidade o Nissan Godzila recebeu novas rodas aro 20 e um novo difusor no para-choque traseiro. De resto tudo seguiu o mesmo do modelo 2020, data da última atualização no esportivo japonês.
A versão Nismo, que é a mais radical do GT-R, ganhou um desenho ainda mais “racing”, com partes em fibra de carbono e um estilo ainda mais agressivo no para-choque, inspirado na versão de corrida do modelo, com tomadas de ar maiores e spoiler frontal.
Esta mesma versão Nismo (foto acima) traz ainda caixas de rodas alargadas dotadas de saídas de ar, saias laterais, novo e mais eficiente aerofólio traseiro com superfície 10% maior, além de um difusor de ar com aspecto similar ao dos carros de corrida GT3.
Por fim, o GT-R Nismo (foto abaixo) tem sistema de freios com discos de cerâmica e carbono, com pinças pintados em dourado, suspensão com componentes usados nos carros de corrida GT3, além de rodas aro 20 da marca RAYS feitas em alumínio forjado. Há ainda um novo sistema de controle dinâmico VDC com ajuste mais radical.
Saiba que o preço do GT-R Nismo (foto acima) é bastante salgado, quase o dobro da versão básica Premium. Nos Estados Unidos o GT-R Premium sai por US$ 113.540 (R$ 590.000) enquanto o GT-R Nismo custa US$ 210.700 (R$ 1.090.000).
Por dentro também o destaque maior é para a versão Nismo, que vem com painel revestido em Alcantara e suéde, além de novos bancos da marca Recaro com base de fibra de carbono e forração em Alcantara. Este mesmo material está presente no volante.
As demais versões mantiveram a cabine já conhecida, de série o modelo vem com sistema multimídia com tela touch de apenas 8 polegadas com Apple CarPlay, Bluetooth e rádio por satélite (nos EUA), lembrando que é possível modificar a multimídia para exibir informações e dados de funcionamento do carro como temperatura da água, óleo, marcha engatada, pressão do turbo, força G e até mesmo tempo de volta.
Outros recursos de luxo do Nissan GT-R 2024 são o ar-condicionado dual zone automático, bancos dianteiros com sistema de aquecimento, sistema de som BOSE com 11 alto falantes, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, além de um sistema ativo de cancelamento de ruído, que promete deixar o interior mais silencioso.
Na parte mecânica a única novidade é o novo diferencial dianteiro com deslizamento limitado, usado pela primeira vez no Nissan GT-R, porém este recursos só estará disponível para a versão Nismo.
No mais tudo igual ao modelo apresentado em 2020. Seguem três versões: GT-R Premium, GT-R T-spec ambas com 565 cavalos de potência, além da versão Nismo, única a vir com 600 cavalos de potência. Todas as versões esta cavalaria é obtida através de um motor 3.8 litros, V8, 24 válvulas, bi-turbo.
O câmbio em todas as versões é automatizado de dupla embreagem e seis velocidades, a tração é integral nas quatro rodas com o sistema ATTESA ET-S, com distribuição inteligente entre as rodas de acordo com a necessidade.
Uma curiosidade é que todo Nissan GT-R 2024 sairá de fabrica equipado com sistema de escapamento em titânio. A suspensão conta com amortecedores especiais Bilstein DampTronic, com três modos de atuação Normal, Comfort e R.
Lembrando que desde o final de 2021 a Nissan deixou de vender o GT-R no Brasil, não há por enquanto informações sobre uma possível volta do esportivo japonês ao país, por enquanto quem quiser um GT-R 0km no Brasil, terá que recorrer a importação independente e pagar um preço bastante salgado.
Apesar de ainda ter um desempenho impressionante, a versão Nismo vai de 0 a 100 km/h em 2.8 segundos e alcança os 315 km/h, realmente o Nissan GT-R já sente o peso da idade avançada, sendo praticamente o mesmo desde 2007, o modelo em 16 anos recebeu apenas leves upgrades.
Entre as principais criticas do GT-R Nissan, está a carroceria muito pesada, com quase 1900 kg de peso total, o tamanho e o peso exagerado renderam ao modelo o apelido de Godzilla. Outra crítica dos fãs do GT-R é a falta de atualizações robustas no V8 bi-turbo.
Hoje em dia modelos mais comuns e baratos já superam o GT-R, como o Chevrolet Corvette Z06 que tem V8 aspirado de 670 cv custa apenas US$ 109.250 e vai de 0 a 100 km/h em 2.6 segundos, o Porsche 911 Turbo com seu seis cilindros entrega 580 cv, custa US$ 180.000 e tem 0 a 100 km/h em 2.8 segundos. Lembrando que nos EUA o Nissan GT-R Nismo custa muito caro, US$ 210.700, o que vem afastando compradores.
De acordo com rumores que circulam na imprensa japonesa, a Nissan já estaria trabalhando no desenvolvimento de uma geração totalmente nova do GT-R, porém ainda não há sequer previsão de lançamento.
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