A Nissan lança agora em abril no Salão do Automóvel de Nova York 2019, o GT-R 50th Anniversary Edition, uma edição especial feita em comemoração ao aniversário de 50 anos de um dos mais lendários e respeitado esportivo Japonês de todos os tempos, o GT-R.
Clique na imagem para ampliar
O GT-R edição especial de 50 anos, apesar de não contar com mudanças mecânicas tem visual e interior com acabamento exclusivo. A carroceira possui pintura em dois tons, trazendo de volta o clássico azul de competição chamado Bayside (Wangan), tonalidade que não era usado pelo carro desde sua geração passada GT-R “R34”, esta pintura azul tem um tratamento diferenciado para dar uma aparência de profundidade, são quatro camadas de azul, cada uma delas com tratamento duplo de calor.
Clique na imagem para ampliar
Além disso, o Nissan GT-R 50th Anniversary Edition terá uma faixa central na cor branco perolizado, que corta o carro da dianteira a traseira inspirada nas faixas usadas pela primeira geração do esportivo nas pistas de corrida, além de rodas com desenho exclusivo com uma sofisticada pintura azul escuro, que dependendo da luz se torna praticamente preta.
Clique na imagem para ampliar
Índice desta matéria
Interior
Passando para o lado de dentro, a edição especial de 50 anos do Nissan GT-R traz uma roupagem mais luxuosa e sofisticada, os bancos e o painel são revestidos em couro em dois tons de cinza, há ainda um novo volante, bancos especiais mais sofisticados e esportivos, além de forrações em couro aveludado Alcantara nas colunas e no teto do GT-R, há ainda uma nova alavanca de câmbio e detalhes em fibra de carbono no console central.
Clique na imagem para ampliar
A linha Nissan GT-R modelo 2020
Além da edição especial de aniversário, a linha 2020 do Nissan GT-R será oferecida em três versões: GT-R Premium, GT-R Track Editon e a GT-R Nismo.
GT-R Track Edition
Sendo que a versão Track Edition 2020 traz várias novidades, como o motor mais potente e com respostas 20% mais rápidas, graças a dois novos turbos emprestados dos carros de corrida GT3, este motor é o mesmo usado pela versão Nismo, debita 600 cv de potência (a versão Premium tem 565 cv), o GT-R Track Edition ainda possui diversas partes da carroceria em fibra de carbono, podendo inclusive vir com o teto feito todo em carbono.
Clique na imagem para ampliar
Opcionalmente o GT-R Track Edition 2020 pode vir com freios mais eficientes, com discos gigantes de 41 cm de diâmetro na dianteira e 39 cm na traseira, estes discos são super eficientes e modernos, feitos de um composto de carbono e sílica, desenvolvidos pela marca Brembro são quase tão duros quanto diamantes, com isso geram maior fricção e consequentemente uma melhor frenagem em menor espaço em comparação com discos comuns feitos de ferro, além de serem mais resistentes ao aquecimento, deixando o GT-R ainda mais veloz e ágil.
Clique na imagem para ampliar
GT-R Nismo 2020
Já o GT-R Nismo (foto acima), ganhou novos componentes em fibra de carbono, como para-choque frontal e traseiro, as fendas de ar dianteiras, o capô, o teto, saias laterais, aerofólio traseiro no porta malas e o difusor no para-choque, tudo feito em fibra, estas partes sozinhas representam uma redução de 10,5 kg no peso do carro, além disso os engenheiros da Nissan ainda reprojetaram diversos componentes do GT-R Nismo e conseguiram reduzir o peso do mesmo em mais de 20 kg.
O Nissan GT-R Nismo, traz novas tomadas de ar dianteiras vindas do GT-R de corrida GT3, que melhoram significativamente a aerodinâmica e o downforce do carro, também foram modificados os dutos de ar que passam sobre o carro e o aerofólio traseiro, o modelo que é o mais veloz do GT-R, traz novas rodas em alumínio forjado, feitas em uma peça única, pela marca RAYS, elas são mais leves e apresentam melhor rigidez, os pneus da Dunlop também são novidades, foram feitos especialmente para o GT-R Nismo, e apresentam uma melhora de 11% na aderência, lembrando que o motor do GT-R Nismo tem 600 cv.
Clique na imagem para ampliar
Outras mudanças no GT-R 2020…
O modelo 2020 do Nissan GT-R vem ainda com pequenos aprimoramentos, o motor 3.8 V6, bi-turbo, 24 válvulas tem 565 cv e traz novos detalhes como turbo-compressores reprojetados, que melhorou as respostas do motor em baixas rotações, o que na pratica deixou o carro com uma melhor resposta aos sair de curvas. Além disso o sistema de escapamento traz novas tecnologias desenvolvidas para as pistas de corrida, como abafador e outras partes feitas totalmente em titânio, além de novas ponteiras também em titânio e com acabamento em azul queimado. Há ainda mudanças que facilitarão o acesso e pontos de ancoragens para fazer mudanças e “tunar” o sistema de escape, para assim aproveitar todo o potencial do motor – vale lembrar que uma das mudanças mais comuns feitas pelos proprietários do GT-R é a modificação do sistema de escapamento para gerar maior potência.
Clique na imagem para ampliar
Ainda como novidade no GT-R 2020, o câmbio automatizado de seis marchas com dupla embreagem, ganhou um novo modo “R”, feito para ser usado tanto nas ruas como nas pistas, ele permite “jogar” as marchas para baixo de uma forma mais agressiva, para melhor antecipar a tomada de uma curva, o sistema atua junto com o ABS, impedindo que as rodas travem ou deem trancos durante as reduções, reduzindo assim as saídas de frente deixando o carro mais ágil e na mão do piloto/motorista.
Clique na imagem para ampliar
Para terminar a Nissan ainda mexeu no controle eletrônico da suspensão do GT-R 2020, visando melhorar a estabilidade do superesportivo nas curvas e deixar o rodar mais suave, já a direção está ainda mais linear e precisa, exigindo poucas correções em linha reta em velocidades de até 300 km/h. O sistema de freio ainda ganhou um novo “brake booster” que melhorou a resposta do pedal do freio, exigindo menos força nas frenagens.
Clique na imagem para ampliar
Toda a linha GT-R 2020 passa a vir de série com sistema multi-mídia mais moderno com tela touch capacitativa de 8 polegadas, dotada do NissanConnectSM, que além de ter novas funções e integrações para o sistema de som, navegação e comunicação, também permite ao dono do carro fazer algumas funções remotamente – do lado de fora do veículo, via um app no smartphone, como por exemplo, travar ou destravar as portas, ativar o alarme, fazer uma chamada de emergência enviando a localização do carro, ou até rastrear aonde o GT-R está, tudo pelo smartphone.