O Nissan Kicks 2023 já está nas lojas, o SUV da Nissan que atualmente é o principal carro da marca japonesa no Brasil, chega a linha 2023 em 4 versões, todas equipadas com câmbio automático CVT e motor 1.6 de 113 cv, os preços vão de R$ 110.990 até 145.990. E ai será que vale apena investir na compra do Kicks 2023?
Índice desta matéria
Kicks Active – R$ 110.990
Kicks Active com multimídia – R$ 112.990
Kicks Sense – R$ 120.990
Kicks Advance – R$ 129.990
Kicks Advance com bancos em couro – R$ 132.990
Kicks Exclusive – R$ 143.990
Kicks Exclusive Pack Tech – R$ 145.990
Infelizmente não foi desta que vez que o Nissan Kicks ganhou a opção do motor turbo, ou de um motor mais potente, e a promessa da Nissan em trazer ao Brasil o Kicks híbrido, ainda não tem data para ser cumprida, o que é uma pena.
Na linha 2023, a Nissan tirou do catalogo, a opção de entrada Sense com câmbio manual, agora todas as versões do Kicks tem câmbio automático CVT.
Visualmente, o Kicks 2023 não traz mudanças, a não ser um novo logo da Nissan, nas grade frontal, na tampa do porta-malas, no volante e nas rodas, lembrando que o modelo ainda é bastante novo, foi reestilizado em março de 2021.
A versão Active, que antes era ofertada apenas para o segmento de pessoas PCD, agora passa ser oferecida para o público em geral, figurando como a versão mais barata do Kicks 2023.
Enquanto a configuração Advance ganhou ganhou um novo console central com duas tomadas USB, sendo uma delas voltada para o banco traseiro, além de um novo apoio de braço redesenhado. A Advance Plus, passa a vir de série com bancos com revestimentos em couro sintético e retrovisor eletrocrômico – anti ofuscamento.
Por fim, a configuração Exclusive, a top de linha do Nissan Kicks 2023, traz também o novo apoio central de braço com tomadas USB, porém a grande novidade é o pacote Exclusive Pack Tech, que sai por R$ 2.000.
Este pacote agrega ao Kicks Exclusive carregador wireless para smartphones, porém a principal novidade é o “Nissan Safety Shield”, antes ofertado como opcional a parte por R$ 3.500, agora virá dentro do Pack Tech, e inclui recursos como frenagem frontal automática com detecção de risco de colisão – que alerta ao motorista caso haja risco de colisão e caso ele não reaja, aplica os freios de forma automática, alerta de saída de faixa, alerta de trafego traseiro e monitoramento de pontos cegos.
Sem dúvidas, o ponto mais polêmico do Nissan Kicks é a sua motorização, o modelo segue tendo como única opção, o bloco 1.6 aspirado, flex que rende modestos 110 cv com gasolina ou 113 cv com etanol, para um torque de no máximo 15,3 kgfm com etanol.
Este fato em si, prejudica a imagem do Nissan Kicks no Brasil, já que todos os rivais têm motores mais modernos, potentes e econômicos, só para citarmos alguns: O Chevrolet Tracker conta com motores 1.0 turbo com 116 cv e 16.8 kgm e além do 1.2 turbo de 133 cv e 21.4 kgfm, o Hyundai Creta, tem o 1.0 turbo de 120 cv e 17.5 kgfm, ou o potente 2.0 de 166 cv e 20,6 kgfm. Outro exemplo, é o VW T-Cross que também utiliza motores muito mais potentes, 1.0 turbo de 128 cv e 1.4 turbo de 150 cv.
O motor 1.6 surpreende, de acordo com dados do Inmetro, o Kicks 2023 faz com etanol 7,8 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada, enquanto que com gasolina, o consumo fica em 11,4 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.
Comparando com o Hyundai Creta 1.0, o Kicks curiosamente leva vantagem, o modelo da Hyundai não passa dos 12.5 km/l, com gasolina na estrada, enquanto o Tracker da Chevrolet alcança no máximo 13,4 km/l, de acordo com dados do Inmetro, ou seja, o Kicks consegue ser mais econômico apesar do motor mais antigo.
O bom consumo do Kicks, pode ser explicado pelo inteligente duplo comando de válvulas variável com controle continuo, traduzido na sopa de letrinhas “CVVTCS” presente no motor da Nissan, este comando de válvulas é capaz de ajustar o tempo de abertura das válvulas de acordo com a necessidade e condição de rodagem.
Por ser pouco potente, o motor 1.6 de 113 cv da Nissan manda bem no consumo, porém com relação ao desempenho, ele exibe a falta que faz alguns cavalos extras, o Nissan Kicks acelerar de 0 a 100 km/h em demorados 11,8 segundos, e tem velocidade máxima de 175 km/h, desempenho inferior aos rivais, o Chevrolet Tracker 1.0 turbo faz de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, e o VW T-Cross 10.4 segundos. O Hyundai Creta com seu 1.0 turbo, vai de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e 180 km/h.
A versão mais barata do Nissan Kicks 2023, já vem com câmbio automático CVT, ar-condicionado, direção elétrica, banco do motorista com ajuste de altura, bancos traseiros bipartidos 60/40, piloto automático, volante multifuncional, vidros elétricos dianteiros e traseiro, volante com ajuste de altura e profundidade, lanternas traseiras em LED, retrovisores externos elétricos, rodas em aço aro 16 com calotas, 6 airbags, controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa, chave com controle remoto, monitoramento da pressão dos pneus, porém a versão de entrada apesar de custar R$ 110.000 vêm sem multimídia, ou qualquer tipo de rádio.
Opcional versão Active pacote Multimídia: R$ 2.000.
– Sistema multimídia com tela de 7 polegadas, touch-screen, com Android Auto e Apple Carplay, além de sistema de som com 4 alto falantes.
O Kicks Sense (foto acima) sai por R$ 120.990 e tem o melhor custo/benefício da gama, além de todos os itens da versão Active, acrescenta rodas em liga leve aro 16, sistema multimídia com tela de 7 polegadas, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, faróis com acendimento automático, acabamento interno com tecido premium, antena do tipo tubarão, grade frontal cromada, maçanetas externas na cor do veículo, maçanetas internas cromadas e luzes diurnas DRL nos faróis dianteiros.
Além dos itens da versão Sense CVT, a Advance agrega painel digital com tela de 7 polegadas, sistema multimídia mais evoluído com tela de 8 polegadas, rodas em liga leve maiores aro 17, chave com comandos para acionamento dos vidros, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão no painel, console central com duas tomadas USB e descansa braço, volante com comandos do computador de bordo, volante com revestimento premium em couro sintético, vidros com função “one touch down” – um toque para baixar, porém este comando existe apenas na porta do motorista.
Opcional Advance: Pack Plus R$ 2.000
– Acabamento premium nos bancos, com revestimentos em couro sintético.
Além dos itens da versão Advance, a Exclusive acrescenta sistema de câmeras 360 graus, sistema de som premium da marca BOSE com 8 alto falantes e 2 tweeters, saída nos encostos de cabeça, faróis dianteiros Full LED, faróis de neblina em LED, ar-condicionado automático digital, função de boas vindas, retrovisores rebatíveis automaticamente, controle inteligente de freio motor Active Engine Brake, controle inteligente para curvas Active Trace Control, estabilizador inteligente da carroceria Active Ride Control, além de detector de objetos em movimento.
Opcional Kicks Exclusive Pack Tech R$ 2.000
– Farol alto inteligente, com ajuste automático de altura e que não ofusca os outros motoristas, carregador wireless para smartphones, alerta de colisão frontal com frenagem frontal automática, alerta de saída de faixa, alerta de trafego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, além de luz de freio em LED.
Um dos destaques do Nissan Kicks é o seu tamanho, o modelo conta com boas dimensões, principalmente devido a boa distância entre eixos de 2,62 metros, há um bom espaço para os passageiros no banco traseiro e também no porta-malas, que é de 432 litros, alias, o Kicks tem um dos maiores portas malas da categoria, perdendo apenas para os Renaults Captur e Duster, confira abaixo as medidas do SUV:
Comprimento: 4,31 metros
Largura: 1,76 metros
Altura: 1,61 metros
Distância entre-eixos: 2,62 metros
Porta malas: 432 litros
Tanque de combustível: 41 litros
Comparado com os outros SUVs no mercado o Nissan Kicks agrada pelo seu design, bom acabamento interno e equipamentos, porém o principal atrativo é mesmo seu preço inicial de R$ 110.990, enquanto todos os rivais começam na casa dos R$ 120.000, a versão Sense CVT que custa R$ 120.990 e tem um ótimo custo benefício e vale muito apena.
O mesmo podemos dizer da versão mais cara Exclusive, que sai por R$ 145.990 e vem recheada de equipamentos, custando cerca de R$ 8 mil a R$ 15 mil a menos comparada com as versões mais caras dos rivais, porém claro, justiça seja feita, o Kicks traz motor muito mais fraco, por isso é mais barato.
Em 2022 o Nissan Kicks emplacou mais de 30 mil unidades, uma boa marca, porém o Kicks vêm perdendo espaço no mercado brasileiro, atualmente o SUV da Nissan figura apenas como o 8º SUV mais vendido no Brasil, perdendo para o T-Cross, Tracker, Creta, Renegade, além de modelos de outras categorias como o Pulse, Compass e Corolla Cross.
Acreditamos que essa queda na procura do Kicks, se deve justamente a falta de um conjunto mecânico mais potente, apesar de dar conta do recado, o que pesa sim na escolha do publico, principalmente nas versões mais caras, fazendo o consumidor migrar para outro modelo, em busca de melhor desempenho.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.