Agora no próximo dia 5 de agosto, a Nissan começa a vender de forma oficial no Brasil o crossover Kicks, o modelo é talvez uma das maiores apostas da marca japonesa para o Brasil, e chega para tentar abocanhar uma parte de um segmento que ainda segue aquecido apesar da crise, o dos SUVs de entrada. O Nissan Kicks, traz como atrativos um desenho, ousado e diferente, interior bem acabado e muito bem equipado, além de motor econômico, o único problema será o preço, por enquanto a novidade chega apenas na versão top de linha custando salgados R$ 89.900.
O Kicks é um projeto global da Nissan, ele será vendido em mais de 80 países, seu design foi feito para tentar agradar a todos os gostos, com certeza o Kicks não passará despercebido nas ruas, principalmente o modelo pintado na cor branca com teto em laranja (opcional).
A dianteira conta com faróis grandes, e grade em formato de “V” cromada, seguindo o atual padrão mundial de estilo da marca japonesa, nas laterais, os vincos evidentes também chamam a atenção e passam robustez ao Kicks, outro destaque de estilo é o teto, mais alto na dianteira e mais baixo na traseira, e graças ao acabamento da coluna “C” em preto, confere a impressão do teto flutuar.
Enquanto na traseira, as lanternas contam com recortes chamativos e se projetam para fora da carroceria, o estilo da traseira lembra um pouco o Juke, crossover maior vendido pela Nissan na Europa e Japão.
A versão top do Kicks, única vendida por enquanto, virá ainda com luzes diurnas de LEDs, rack no teto e rodas aro 17 com acabamento diamantado.
Interior..
Além do visual, outra atração do Kicks será seu interior, e a lista farta de equipamentos, a cabine aparenta ser muito bem desenhada, com linhas minimalistas e modernas, trazendo ainda um acabamento bem feito, por exemplo na versão top, o painel será revestido em couro – podendo ser preto ou marrom, que combina com a cor externa do carro, há ainda volante esportivo multi-funcional com base reta também em couro, e detalhes como tela de TFT configurável no painel de instrumentos, os painéis da porta também são bem desenhados, destaque ainda para os bancos que conta cm a tecnologia da NASA com o conceito ‘gravidade zero’, que promete maior conforto em viagens mais longas.
Por falar no interior o espaço interno no Kicks promete agradar, com 2.61 m de entre eixos – exatamente o mesmo tamanho do HR-V da Honda, o modelo deve oferecer um bom espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro, outra atração é o porta malas com 432 litros de capacidade, contando ainda com tampa móvel que pode ser retirada ou armazenada no piso do porta malas, o banco traseiro é bi-partido e pode ser rebatido.
Mecânica…
Em termos de conjunto mecânico, o Kicks apostará em um conjunto mais simples e que foca na economia de combustível do que desempenho, o modelo será disponibilizado apenas com motor 1.6 flex 16v, que desenvolve até 114 cv de potência e torque de 15.5 kgfm, esta é uma nova geração do conhecido 1.6 já usado pela Nissan, em modelos como March e Versa, porém este bloco foi retrabalhado e conta com inovações como comando de válvulas com abertura continuamente variável, sistema FlexStart, que dispensa o uso de tanquinho para gasolina para a partida em dias frios, quando abastecido com etanol, além de um novo coletor de ar, tudo isso garante um menor consumo e níveis melhores de potência e torque.
O câmbio será automático CVT, continuamente variável batizado de XTRONIC CVT, é também uma geração atualizada da conhecida transmissão automática já usada pela Nissan, e conta com diversas evoluções e novidades, está mais compacta, traz novas engrenagem e possui modos de uso “Sport” e função “D-step”, que deixa o câmbio mais esperto, proporcionando uma pequena queda na força motriz durante as trocas, melhorando a sensação sentida na pilotagem, já que as trocas de marchas são mais perceptíveis, e feitas na casa dos 4.000 rpm.
Este conjunto de motor e câmbio apesar de não impressionarem em desempenho, ou valentia, – o motor do Kicks é cerca de 15 a 20 cv menos potente do que os rivais Jeep Renegade e Honda HR-V, o Nissan Kicks faz bonito no baixo consumo de combustível, de acordo com números do teste do Inmetro, o modelo é classificado como “A” no programa de etiquetagem veicular, fazendo com etanol 8.1km/l na cidade e 9.6 km/l na estrada, enquanto que com gasolina os números são de 11.4km/l na cidade e 13.7 km/l na estrada.
Versões e equipamentos…
Por enquanto o Kicks virá importado do México, em versão única, a top de linha SL CVT, novas configurações virão possívelmente quando a Nissan passar a produzir o crossover por aqui – o que segundo a marca deve acontecer ainda no ano fiscal de 2016 da empresa, que termina em março de 2017, para isso a montadora está investindo cerca de R$ 750 milhões na fábrica de Rezende no Rio de Janeiro.
Enfim enquanto isso não acontece, o Kicks infelizmente chega custando R$ 89.900, porém em contra partida o modelo entregará um pacote de equipamentos bem recheado principalmente em termos de tecnologia e segurança.
Entre as novidades o Kicks SL virá com um kit de 4 câmeras (posicionadas na grade frontal, nos retrovisores laterais e na tampa do porta malas), que darão imagens de 360 graus ao redor do carro, contando ainda com sensores de movimento (Moving Object Detection), alertando ao motorista sobre objetos ao redor do carro, exibindo imagens no sistema multi-mídia do veículo.
Acima o e abaixo o destaque o painel de instrumento com mostrador digital configurável do Kicks.
Há ainda de fábrica controle dinâmico de chassi, controle dinâmico de curvas, estabilizador da carroceria (Active Ride Control) e controle dinâmico de Freio Motor, eles atuam na suspensão, freios e na estabilidade do carro, há ainda os já conhecidos controles de estabilidade e de tração e freios com ABS e EBD.
De série ainda haverá bancos em couro, volante multi-funcional, ar-condicionado automático, airbags frontais, laterais e do tipo cortina, sistema multi-mídia com tela de 7 polegadas, GPS, com integração total com smartphones e acesso a recursos como Facebook e pesquisa Google, , display de TFT configurável no painel de instrumentos, sensor de estacionamento traseiro, travas elétricas automática a partir de 24 km/h, vidros elétricos, comando central para abertura do porta malas e do tanque de combustível, retrovisores externos elétricos, faróis com acendimento automático, partida por botão Push Start, banco traseiro bi-partido 60/40, rack no teto, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 17 com pneus (205/55 R17), cinto de segurança de cinco pontos para todos os ocupantes, e terceiro encosto de cabeça para o banco traseiro, entre outros itens.
Revisões..
A Nissan afirma que oferecerá revisões com preço fixo para o Kicks para as 6 primeiras revisões (de 10.000 até 60.000 km), sendo que as revisões são a cada 10.000 km com preços fechados em R$ 419 e R$ 579 reais. O modelo ainda terá garantia total de fábrica de 3 anos.
Analise…
Bonito, bem equipado, e com conjunto mecânico equilibrado – apesar de não ser tão potente, o Kicks chega com qualidades para entrar no disputado e rentável segmento dos crossovers compactos no Brasil, e vender bem. Claro que por enquanto o modelo sentirá a falta de versões mais acessíveis, principalmente para ganhar espaço no mercado, porém os R$ 90.000 pedidos, apesar de ser considerado um valor salgado, se comparado as versões mais caras dos rivais, como Jeep Renegade Flex, Honda HR-V e Mitsubishi ASX que já estão na casa dos R$ 100.000, o preço do Kicks se mostra competitivo.