Nissan LEAF Nismo RC – Modelo elétrico ganha versão de corrida

Clique na imagem para ampliar – Alta Resolução

Além do LEAF normal, outro destaque da Nissan no New York Internacional Auto Show, é o LEAF Nismo RC, uma interessante versão de corrida do inovador elétrico da montadora japonesa, que mostra além de econômico e ecológico, o modelo também pode ser um esportivo.

Impulsionado por um motor elétrico que desenvolve uma energia de 107 CV e um torque de 28,8 kgfm, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6.8 segundos e atingir uma velocidade de 148 km/h, sem emitir um átomo de CO² na atmosfera.

Por fora o bólido que foi desenvolvida em parceria com a Nismo (famosa divisão esportiva da Nissan), traz uma série de diferenças em relação ao LEAF convencional, ele é mais baixo e curto do que o modelo de rua. A distância entre-eixos é 9.9 cm menor, e a carroceria é 2.03 cm mais curta, porém a maior diferença entre esta versão e a versão de rua do LEAF está na altura, a versão de competição é 35 cm mais baixa, o que deixa o elétrico da Nissan com um visual bastante interessante.

O interior também sofreu modificações radicais, os bancos traseiros foram retirados, enquanto os da frente foram substituídos por um único acento esportivo do tipo concha. O acabamento e revestimentos das portas e até mesmo o painel foram totalmente refeito, só restando o essencial.

A intenção da Nissan com o LEAF RC é chamar a atenção do público do vasto potência dos veículos elétricos, além do modelo servir de laboratório de testes para os componentes do sistema elétricos e aerodinâmico do LEAF de rua, que alias é vendido em baixa escala nos Estados Unidos, Europa e Japão.

Assim como o LEAF de rua, o LEAF RC é empurrado por um motor totalmente elétrico alimentado por uma batera de lithium-ion, dividas em 48 módulos compactos, isto totaliza um força total de 80 kW, ou 107 cavalos de potência e 20.7 kgfm de torque. A baterias podem ter 80% de sua recarga feitas em apenas 30 minutos, usando um recarregador portátil, localizado no interior do capô traseiro. Em condições de corrida o carro tem uma autonomia de 20 minutos.

Outra particularidade do LEAF RC é que ele possui tração traseira, ao contrário do modelo de rua que traz tração dianteira.

Uma curiosidade é que ao contrário dos outros veículos de competição, o Nissan LEAF RC não tem sistema de escapamento, ou seja além de não emitir CO² na atmosfera, também não produz som.

Por enquanto ainda não há uma previsão de quando o Nissan LEAF RC irá estrear nas pistas, por enquanto agora em 2011 a Nissan pretende fazer algumas demostrações em eventos e corridas, a montadora prevê em um futuro breve, a criação de uma categoria no automobilismo, esse será primeiro o campeonato com carros elétrico, e a emitir zero de poluentes.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.