A VW deve apresentar em 2022, a nova geração da picape Amarok, totalmente reformulada, o modelo finalmente ganhará uma nova geração após mais de 10 anos. Vale lembrar que a Nova Amarok 2022, será totalmente diferente do modelo atual que foi lançado em 2010, a Amarok 2022 está sendo desenvolvida em parceira com a Ford, segundo a revista alemã Auto Bild, a picape pode ter ainda uma inédita versão esportiva R, com cerca de 300 CV, esse modelo seria uma espécie de Ford Range Raptor da Volkswagen, porém a vinda desta nova geração ao Brasil por enquanto é incerta, entenda o porque.
Índice desta matéria
Construir uma picape média não é uma tarefa fácil, tanto é que são poucas montadoras que dispõem de pick-ups em seu portfólio de produtos, a Volkswagen investiu um caminhão de dinheiro em 2009 para construir do zero a sua primeira pick up.
Porém hoje 10 anos depois de ter sido lançada, ao contrário das rivais, a Amarok não sofreu grandes modificações, é basicamente a mesma lançada em 2010 e a Volkswagen está presa de certa forma, já que não quer investir pesado novamente para criar uma nova geração do zero e a geração atual já com 10 anos no mercado, começa a demonstrar sinais da idade avançada do projeto.
A solução encontrada pela Volkswagen foi fazer uma parceria com a Ford e pegar uma carona no desenvolvimento da nova geração da Ranger que será apresentada já em 2021. A situação da Amarok é tão delicada que a própria Volkswagen chegou a comunicar que se não fosse esta parceria com a Ford, a Amarok não teria uma nova geração.
O custo deste novo projeto da Ford Ranger 2022 e Amarok 2022 é orçado na casa dos US$ 700 milhões, e o projeto está sendo liderado pela Ford, ou seja, todo o desenvolvimento da plataforma é guiado pela Ford. Inclusive a nova Amarok 2022 será produzida na África do Sul, em uma fábrica da Ford, o que de certa forma afastaria ela do Brasil já que o Amarok atual é montada na Argentina – Falaremos mais sobre isso ao final deste post.
Um dos principais destaques da Nova Amarok 2022 promete ser o seu desenho, o carro terá linhas muito mais arrojadas e esportivas em relação a Amarok atual, vale lembrar que a VW divulgou há poucos meses o primeiro teaser oficial da nova Amarok (foto abaixo).
A Nova Amarok vai inaugurar uma inédita e mais ousada linguagem de design na VW, a dianteira será marcada por duas exageradas tomadas de ar que conferirão uma aparência bastante moderna e agressiva a pick up, destaque ainda para a grade frontal que será cromada e integrada aos faróis que serão do tipo Full-LED, mais afinados e retangulares em relação aos faróis atuais.
Nas laterais as caixas de rodas serão mais robustas e com maior projeção para fora, dando uma aparência mais musculosa ao Amarok, enquanto a traseira, assumirá um estilo mais limpo. Outra noticia importante é que as dimensões da Amarok 2022 devem ser maiores em relação ao modelo atual, acima você confere uma suposta imagem vazada da nova Ford Ranger 2022, modelo que emprestará a base para a Amarok.
Em termos de motores ainda há uma grande quantidade de rumores e pouca coisa oficial, alguns afirmam que a picape da Volkswagen deve ser equipada com motores Ford, no caso um bloco 2.3L turbo EcoBoost com potência na faixa dos 270 CV a gasolina, além dessa opção a picape também viria equipada com um bloco 3.0L turbodiesel V6 com 250 CV também de origem Ford – este blocos devem equipar a nova Ranger, outras notícias afirmam que a VW deve opta por fazer uma atualização no seu atual motor TDI V6 da Amarok atual, que em alguns mercados desenvolve atualmente 255 CV.
Como as picapes esportivas estão na moda. De acordo com a respeitável revista alemã Auto Bild, a nova Amarok 2022 deve contar com uma inédita variante esportiva R com potência de cerca de 300 CV, além da cavalaria extra essa variante se destacará pelo visual esportivo, a Amarok R terá estilo diferente das demais versões, com direito a as rodas de liga leve de maior polegadas, além de grade frontal e para-choque com visual exclusivo.
O que a Amarok não deve ter é uma variante elétrica ou híbrida, de acordo com rumores há pouca chances que a VW lance uma versão desse tipo devido ao preço.
Enquanto por fora o visual da Nova Amarok promete surpreender o mesmo não se pode dizer do interior, por dentro a picape deve ter uma arquitetura muito próxima ao dos últimos lançamentos da VW, com o Novo Golf (foto acima) e a versão reestilizada do Tiguan, o carro contará com uma central multimídia de última geração com 10 polegadas, além de um cluster do tipo digital configurável de 12,2 polegadas, a cabine terá uma arquitetura bem limpa, com poucos botões no painel, e a qualidade do acabamento será mais elevada em relação a Amarok atual.
A expectativa é de que a Nova Volkswagen Amarok seja revelada apenas no final do próximo ano (2021) na Europa, e chegará às ruas por lá nos primeiros meses de 2022, enquanto que no Brasil o lançamento ainda é incerto, já que como dissemos a Volkswagen cancelou a produção da nova geração em sua fábrica na Argentina, ela por enquanto será feita apenas em uma localidade, na fábrica da Ford na África do Sul, visando principalmente atender aos mercados do Oriente Médio e Europa, (lembrando que a Ford segue com o projeto de produzir a nova Ranger aqui na Argentina).
Com isso, devido ao custos de importação e impostos elevados, o preço da nova geração da Amarok importada da África para o Brasil seria muito alto, o que tornaria a picape pouco competitiva, já que todas as rivais como S10, Hilux, L200, Ranger e Frontier, são produzidas ou no Brasil ou na Argentina.
Certo é que a Amarok atual deve ainda dar um caldo extra para a Volkswagen aqui no Brasil, já que as vendas ainda andam relativamente razoáveis, de janeiro até agosto de 2020, a picape emplacou 7.968 unidades, vendendo mais do que a Mitsubishi L200 e Nissan Frontier.
A previsão é que a Amarok atual receba em dezembro um upgrade em seu motor V6 aqui no Brasil, que deve passar para 255 cv, e ganhará uma nova versão esportiva mais equipada, além disso, muito provavelmente a Amarok atual na América Latina ganhará uma pequena reestilização visual em 2021, com isso poderá seguir no mercado por pelo menos mais 2 anos, até a Volks decidir qual será o futuro do modelo por aqui.
Fontes:
Informações Amarok 2022:
https://www.autobild.de/artikel/vw-amarok-2022-nachfolger-v6-ford-17055089.html
Amarok R:
https://www.autobild.de/artikel/vw-amarok-r-2023-motor-raptor-marktstart-18356049.html (Amarok R)
Projeção:
https://www.kolesa.ru/news/volkswagen-amarok-sleduyushchego-pokoleniya-novye-izobrazheniya (Amarok projeção azul)
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
O novo Chevrolet Equinox 2025 está preste a desembarcar no Brasil, o modelo que recentemente…
O Salão de Paris que ocorreu no ultimo mês foi palco para o lançamento de…
Acima uma projeção ilustrativa da futura Renault Niagara 2026 Após vários anos no ostracismo a…
O Novo Kia Sportage 2026 acaba de ser lançado na Coreia do Sul, o SUV…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários