Esta é a Nova Amarok 2023, a nova geração da picape traz tudo novo, feita em parceria com a Ford, ficou maior, mais robusta, luxuosa e tecnológica, além de ter motores mais eficientes e potentes, as versões mais caras virão com um 3.0 V6 de 250 cv a diesel, ou um 2.3 turbo de 302 cv a gasolina, porém infelizmente esta nova geração não tem data para vir ao Brasil.
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A novela da nova geração da Volkswagen Amarok foi longa, sendo que a primeira geração foi lançada no início de 2010 e desde então, nestes 12 anos a picape da Volks recebeu apenas leves atualizações, o que custou uma forte baixa em suas vendas a nível mundial, a VW Amarok perdeu muito espaço no mercado por justamente não ter mudanças nos mesmos níveis das rivais.
Enquanto a líder da categoria Toyota Hilux, vendeu mais de 21 mil unidades no Brasil de janeiro até junho de 2022, e a Chevrolet S10 emplacou próximo das 14 mil unidades, a Volkswagen Amarok não vai nada bem, vendeu menos de 2 mil unidades, de acordo com dados da Fenabrave.
Além da falta de novidades, problemas de durabilidade principalmente com relação ao motor e câmbio da Amarok, acabaram por manchando a imagem da Amarok, e a confiabilidade é um quesito fundamental em termos de picape.
Portanto não vendendo tão bem quanto o esperado, a Volkswagen não queria investir um caminhão de dinheiro no desenvolvimento de uma geração totalmente nova, correndo o risco de mais uma vez não alcançar o sucesso esperado.
Vale lembrar que, ao contrário de fazer um automóvel de passeio, construir uma picape é algo muito mais complexo e caro, ao contrário dos carros comuns que usam base modular (chassi monobloco) compartilhado entre vários modelos na mesma linha de montagem, as picapes usam base do tipo chassi com longarinas, que têm de ser desenvolvido exclusivamente, necessitando também de uma linha de montagem própria.
Por exemplo, grande parte dos modelos da Volkswagen hoje no Brasil usam a plataforma modular MQB, ou seja, Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e Taos tem a mesma base, o que barateia e muito o custo de produção.
Frente a este impasse financeiro, a solução que a Volkswagen encontrou foi fazer uma parceria com a Ford, que estava desenvolvendo uma nova geração para a Ranger.
Resumindo a história, a nova geração da Volkswagen Amarok tem DNA Ford, plataforma, engenharia, conjunto mecânico e eletrônico, são exatamente os mesmos da nova Ford Ranger 2023, inclusive foi a Ford que ficou a cargo da maior parte dos testes e desenvolvimento da nova pick up VW, a Amarok nem sequer será montada pela Volkswagen e sim pela Ford, isso mesmo, a Amarok 2023 será produzida apenas na África do Sul, na nova fábrica Ford que foi erguida no distrito de Silverton, Pretória, custando quase R$ 5 bilhões para a Ford.
Lembrando que a parceria entre a Volkswagen e Ford não é algo novo, os mais velhos irão lembrar da AutoLatina, uma “joinventure” entre a Volkswagen brasileira e a Ford argentina e que rendeu de 1987 até 1996 alguns modelos saudosos como VW Santana / Ford Versailles, VW Apolo / Ford Verona, além do VW Logus / Ford Escort, todos eles tinham plataforma em comum.
Porém calma, você não saberá facilmente que este é um Ford com logo Volkswagen, afinal toda a carroceria é exclusiva da Amarok, tanto o design quanto o interior desta picape, foram projetados pela Volkswagen da Alemanha em parceria com a Volkswagen da Austrália. De para-choque a para-choque, inclusive as chapas laterais, tudo foi desenvolvido exclusivamente para a Amarok 2023, há apenas detalhes que só os mais atentos perceberão em comum com a Ford Ranger, como as portas e a central multimídia.
O visual da nova Amarok impressiona e agrada, a picape ficou muito mais bonita e moderna, traz um padrão de estilo inédito na Volkswagen, tendo faróis com desenho retangulares, luzes do tipo Full LED com a moderna tecnologia Matrix LED, dispostos entre as duas lâminas cromadas que compõem a grade frontal.
O para-choque tem estilo robusto e imponente, combinando muito bem com o a proposta de estilo mais agressivo da nova Amarok, tendo acabamento variando de acordo com a versão, podendo vir com a parte central em prata ou preto, formando uma espécie de “X” na dianteira da picape.
Ainda na dianteira, o capô está mais volumoso e também chama atenção, deixando a dianteira muito mais elevada e robusta. Nas laterais a Amarok 2023 tem caixas de rodas maiores e com vincos que se projetam para fora, conferindo um aspecto mais largo e musculoso, inclusive as rodas também ficaram maiores, agora a Amarok na versão mais cara virá com rodas aro 21 de fábrica, enquanto as opções mais baratas terão rodas aro 17 ou 19.
Vista de traseira, chama atenção o estilo moderno das lanternas em “C”, elas têm iluminação total por LED, o nome Amarok agora virá em estampado em baixo relevo na tampa da caçamba, facilitando a identificação do modelo para os mais leigos.
Importante falarmos também que a Volkswagen Amarok cresceu nesta nova geração, o comprimento agora é de 5,35 metros, um aumento de quase 10 cm em relação ao modelo original de 2010, o espaço interno também foi ampliado, graças a distância entre-eixos que aumentou muito, são 17.3 cm a mais entre os eixos, totalizando agora 3,27 metros, contra 3,10 metros da antiga Amarok.
Na contra mão das outras medidas, a largura da Volkswagen Amarok 2023 foi diminuída em 3,4 cm, sendo agora de 1,91 metros, porém a Amarok ficou muito mais alta, a altura da picape foi aumentada em 10 cm, passando para 1,88 metros.
Na pratica, a maior altura deixou a Amarok com capacidade off-road mais evoluída, além de vencer facilmente buracos, subidas e descidas, a capacidade de imersão da Amarok passou de 50 cm da geração anterior, para impressionantes 80 cm nesta nova geração, ou seja, a Amarok 2023 poderá vencer trechos alagados ou pequenos riachos com até 80 cm de profundidade.
Haverá três tipos de tração variando de acordo com a versão escolhida: 4×2 traseira, 4×4 permanece ou 4×4 inteligente 4Motion, na qual falaremos com mais detalhes ao final da matéria.
Por justamente priorizar o maior espaço interno para os passageiros, a caçamba da nova Amarok 2023 é 1 cm mais curta em relação a geração passada, tendo 1,54 metros de comprimento, porém é uma diminuição que praticamente não será sentida, já que a largura da caçamba não mudou, permaneceu em 1,22 m (no piso), a mesma da geração passada, e a capacidade de carga foi aumentada em quase 150 kg, passando de 1,017 kg para 1.160 kg, ainda falando na caçamba, há luxos como a tampa com sistema elétrico de abertura e fechamento, sendo que ela pode ser aberta ou fechada através da própria caçamba ou por um botão no interior, ou ainda através de controle remoto na chave.
E para os que realmente precisam levar peso na Amarok, a nova geração conta com um interessante reforço estrutural no teto, que permite levar até 350 kg de carga no teto do veículo através do rack.
Um dos pontos negativos da Volkswagen Amarok até então era seu interior, com acabamento muito simples e pouco equipado em relação adversárias, porém isso mudou nesta nova geração.
O painel da Amarok 2023 tem linhas modernas, bonitas e equilibradas, o nível do acabamento agrada, o painel e as forrações das portas contam com revestimento em couro com costuras aparentes, há vários detalhes na cor prata ou em alumínio como no console central e saídas de ar, os bancos estão mais largos e prometem maior conforto.
No centro do painel da nova Amarok 2023 há uma enorme multimídia com tela de 12 polegadas ao estilo tablet, posicionada em pé, esta multimídia na verdade é a SYNC 4 da Ford, porém modificada pela Volks.
O desenho dos botões também agradam, passam uma sensação muito maior de qualidade de construção, foram inspirados nos botões de avião, destaque ainda para os vários porta objetos espalhados pela cabine, no total são 20 porta objetos.
Outra critica dos donos de Amarok que foi sanada nesta nova geração foi a falta de tecnologias à bordo, a nova Volkswagen Amarok está muito mais tecnológica. Haverá duas opções de centrais multimídia, além da tela grande de 12 polegadas já citada, as versões mais baratas virão de fábrica com tela grande de 10 polegadas, com Wi-Fi e conexão sem fio com smartphones, além de funções remotas, como ligar o carro e consultar sua localização a distância através do smartphone do dono.
Ainda falando em tecnologia, destaque para o novo painel digital 100% configurável com 12 polegadas (8 polegadas nas versões mais baratas), e o potente sistema de som assinado pela marca Harman Kardon com 8 alto falantes, a lista de equipamentos ainda pode incluir bancos dianteiros com regulagens elétricas, sendo que o banco do motorista pode vir com até 10 modos de ajustes, carregador sem fio para smartphones, partida do motor por botão e abertura das portas por aproximação, várias tomadas USB, inclusive do tipo “C” para os ocupantes do banco traseiro, tomada de 220 volts na caçamba, além de iluminação ambiente em LED e iluminação na caçamba também em LED.
Destaque ainda para os novos recursos de segurança, todos até então inexistentes na Volkswagen Amarok, como frenagem frontal automática, piloto automático adaptativo ACC com câmera frontal e radar, leitura de placas e sinais de transito, sistema de câmeras 360 graus com sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de permanecia na faixa de rolagem, sistema de monitoramento de pontos cegos e sistema de estacionamento automático Park Assist, a picape será uma das mais avançadas em condução semi-autônoma.
Na parte mecânica a Volkswagen Amarok emprestará alguns motores da Ford e usará outros exclusivos, haverá opções para todos os gostos e bolsos, no total serão 4 opções diesel TDi e uma a gasolina TSI.
As versões mais acessíveis virão com um inédito e modesto 2.0 TDi diesel 4 cilindros, com 150 cv e 35 kgfm de torque, vindo com câmbio manual de cinco marchas e tração 4×2 traseira. A seguir há o 2.0 TDI, quatro cilindros, com 170 cv de potência e 40.5 kgfm de torque, vindo com câmbio automático de seis marchas e tração 4×4 permanente.
Enquanto que na Europa e em outros mercados, este bloco 2.0 TDi diesel será mais potente, sendo bi-turbo com 204 cv de potência e 50 kgfm de torque, vindo com câmbio automático de 10 marchas como um opcional ou manual de seis marchas de série, enquanto que nos mercados fora da Europa este mesmo 2.0 TDi bi-turbo diesel terá 210 cv e virá apenas com câmbio automático de 10 marchas (esta diferença na potência é devido as leis de emissões mais severas na Europa, o que limita a potência).
As versões mais caras da nova Volkswagen Amarok, terão um potente 3.0 TDi V6, com 250 cv (242 cv na Europa), para um torque de impressionantes 60 kgfm, vindo sempre com câmbio automático de 10 marchas e tração 4×4 inteligente 4Motion, este é o mesmo motor usado pela Ford Ranger.
Em comparação com a Ford Ranger 2023, a Volkswagen Amarok 2023 terá algumas opções exclusivas de motores, além da tração 4×4 inteligente 4Motion, o modelo da Volkswagen contará com um potente 2.3 TSi, turbo a gasolina, 4 cilindros com 302 cv e 42 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de 10 marchas e tração 4×4 4 Motion.
Todas as versões da nova Amarok 2023 virão com tanque de combustível com capacidade para 80 litros, é a mesma capacidade da Amarok vendida até então, a diferença está nas versões movidas à diesel, que terão um reservatório do aditivo Arla 32 (ADBlue) muito maior, agora com capacidade para 19.3 litros, um aumento de 6,3 litros em relação ao encontrado na geração atual da Amarok.
Aqui vai a má notícia para nós brasileiros, a produção da nova Volkswagen Amarok começa já no final de 2022 lá na África do Sul, a Volkswagen promete que até o final de 2022 além da África, a picape já será exportada para países da Europa e Oriente Médio, além da Austrália e Nova Zelândia, porém a montadora confirmou que a nova Amarok não será vendida nas Américas, ou seja, a Volkswagen não tem planos de vender esta nova geração aqui no Brasil.
Por aqui, assim como em outros países da América Latina e Central, a Volkswagen apostará em uma versão reestilizada da Amarok atualmente produzida na Argentina, porém ainda não sabemos o nível das mudanças que serão efetuadas no modelo atualmente nas lojas do Brasil, que só lembrando data de 2010.
O principal motivo para a não vinda da nova geração ao Brasil seria os custos, a Volkswagen acredita que fazer atualizações na geração atual será mais barato e viável do que modernizar a fábrica em Pacheco, lá na Argentina para passar a produzir esta nova Amarok mostrada aqui.
Uma pena, já que a Ford confirmou que lançará em 2023 a nova geração da Ranger aqui na América Latina, porém isso teve um preço elevado, custou um investimento de quase US$ 600 milhões (cerca de R$ 3 bilhões de reais) para modernizar a atual linha de montagem da Ranger em Pacheco, lá na Argentina e passar a produzir a nova geração da Rager por lá.
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No Brasil só temos a Bombarok, que sempre quebra e custa caro para consertar , mesmo que saibamos , que vai quebrar de novo. Verdadeiro casamento infeliz.
Não sei porque vw tem essas noções infundadas de não fabricar essa novas Amarok aqui no Brasil 😭 e só ficam chorando por vender a baixos do limites é por falta de sabedoria que vw não tem sucessos de vendas das suas picape?