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Nova Amarok 2024 já roda em testes na Argentina e chegará em breve ao Brasil

Em 2008 a Peugeot para cortar gastos ao invés de trazer da Europa a nova geração do 207, optou por fazer uma plástica no 206 vendido no Brasil e vende-lo como como 207. Na época a montadora francesa foi bastante criticada, porque apesar do nome “o Novo 207” era na verdade o 206 de 2002 com frente nova, o carro recebeu o apelido de 206.5. Passado mais de 10 anos e com o mercado local com vendas estagnadas, as montadoras voltaram a recorrer a esta estratégia polêmica, como é o caso da Chevrolet com a S10 e a Volkswagen com a Amarok. Ambas ganharam novas gerações no exterior, porém não mudarão de geração no Brasil. No caso da Amarok, já começaram a roda em testes protótipos que confirmam que a picape por aqui terá apenas um facelift com mudanças leves na dianteira, sendo que a base se manterá a mesma do modelo original lançado há 13 anos.

Foto flagra nova Amarok 2024 brasileira: Motor1 Argentina

Amarok 2024 já roda na Argentina

Protótipos da nova Amarok 2024 já estão rodando em testes, como mostram os flagras feitos pelo site Motor1 Argentina. Lembrando que a picape vendida no Brasil vem importada da Argentina, onde é produzida desde 2010 na planta de Pacheco.

Porque a nova geração não virá ao Brasil

De acordo com a Volkswagen, os números em vendas da Amarok atualmente não justificaria a produção desta nova geração na Argentina, já que como trocou de plataforma (passou a usar a base da Ford Ranger) necessitaria de um alto investimento para atualizar sua linha de produção lá em Pacheco.

Acima e abaixo a segunda geração da Amarok, lançada lá fora no último ano e que não será vendida no Brasil, acreditamos que este novo visual servirá de base para o facelift da Amarok atual vendida no país

Portanto para a Volkswagen é mais lucrativo investir em um facelift da Amarok atual, ao invés de trazer para a região a nova geração da picape. Tanto é que no desenvolvimento deste facelift e atualização da planta de Pacheco, serão investidos cerca 250 milhões de dólares, enquanto para trazer a novíssima geração seria necessário um montante muito maior, para termos uma ideia de valores, a Ford injetou na Argentina algo em torno de 600 milhões de dólares (3 bilhões de reais) para produzir a nova geração da Ranger.

Importação não seria uma saída?

Lembrando que a nova geração (que você vê nas fotos acima) está sendo produzida na África do Sul, portanto o custo para importa-la para o Brasil deixaria a picape muito cara para o nosso mercado, atualmente só a taxa de importação é gira em torno de 30% do valor do veículo, fora os custos de transporte.

Visual Nova Amarok 2024 brasileira

A Nova Amarok 2024 da América do Sul será um misto do novo modelo com o antigo, a frente será “inspirada” na nova geração, enquanto o resto do corpo será exatamente o mesmo da antiga da Amarok. Os faróis ficarão mais finos e terão um novo sistema de iluminação em LED mais moderno, o para-choque contará com um estilo mais esportivo e imponente, com amplos nichos para os faróis de neblina e uma generosa entrada de ar central.

Já de perfil e traseira a Amarok 2024 praticamente não vai mudar. São esperadas apenas novas rodas de liga leve e um novo conjunto de lanternas, possivelmente do tipo 3D e com iluminação por LED. A tampa da caçamba também será retocada no modelo 2024 – como é possível ver na foto acima, porém nada radical.

Interior Nova Amarok 2024

Por dentro a Volks buscará criar uma cabine mais premium com a adição de novos estofamentos para os bancos e portas, o painel será reestilizado e ganhará uma nova central multimídia com conectividade maior com smartphones sem o uso de cabo, além de novas funções remotas.

Em resumo o visual do interior da Amarok 2024 vendida no Brasil promete ficar próximo ao do Taos (foto acima), que também é produzido na Argetina, haverá duas telas, uma do painel de instrumentos que passará a ser digital com 12 polegadas e outra da multimídia, que possivelmente será a VW Play com tela de 10.1 polegadas, já usada nos carros mais atuais da marca no nosso país.

Porém apesar do esforço da Volks, o fato de se tratar de um facelift e não de um modelo totalmente novo inviabiliza mudanças mais profundas na cabine, ou seja, as dimensões permanecerão as mesmas do modelo atualmente nas lojas.

Equipamentos de série

Um ponto que a Amarok é bastante criticada, é o fato de contar com uma eletrônica menos sofisticada do que as rivais. Esse problema promete ser suavizado no novo modelo 2024, que receberá uma série de novos equipamentos de série, principalmente com relação a tecnologia e segurança. A lista vai inclui itens como piloto automático adaptativo ACC, frenagem de emergência frontal automática com detector de pedestres e ciclistas, além de novos sensores de auxilio na pilotagem como um sistema para manter o carro dentro faixa de rolagem e alerta de trafego cruzado.

Motor Nova Amarok 2024 Brasil

Quanto ao conjunto mecânico, também não são esperado algumas sutis novidades, a Amarok 2024 seguirá equipada com o atual motor 3.0L V6 bi-turbo diesel de 258 CV de potência e 59,1 kgfm de torque, que trabalha em conjunto com uma caixa automática de oito velocidades da alemã ZF e tração é integral nas quatro rodas 4Motion, possivelmente este bloco receberá uma nova calibração e melhorias visando reduzir o consumo e as emissões.

Enquanto o motor 2.0L Turbodiesel possivelmente será descontinuado na Nova Amarok 2024, devido aos novos padrões de emissões de poluentes.

Enfim para a VW não é um bom negocio trazer a nova geração da Amarok ao Brasil, o mesmo acontece com Chevrolet, que possivelmente fez a mesma conta e chegou ao mesmo resultado com a sua Nova S10.

Acima uma projeção de como deve ser a S10 vendida no Brasil após passar por um facelift

Nova geração da S10 não virá ao Brasil

A GM lançou no ano passado nos Estados Unidos a Nova Colorado, picape que sempre foi uma espécie de irmã gêmea da nossa S10. Porém, ao invés de trazer para cá esse novo modelo, que trocou de plataforma ficou maior e mais robusto, a GM brasileira optará por promover apenas um facelift, mais profundo, na S10 vendida atualmente no Brasil, que não custa lembrar data de 2012. A nova S10 2024 brasileira terá apenas a dianteira “inspirada” na nova geração da Colorado (foto abaixo), porém todo o resto se manterá o mesmo do modelo atual, inclusive as dimensões.

Na foto acima você confere uma projeção de como será esta nova S10 brasileira, com a frente do modelo novo norte-americano e o corpo antigo, lembrando que este lançamento acontece já no início de 2024. Já há vários exemplares rodando em testes no Brasil.

Acima a nova geração da Colorado, modelo que “deveria” ser a nossa Nova S10 foto Muscler Cars and Trucks a diferença de porte para o modelo atual é grande

Saveiro também não terá uma nova geração

Calma que as noticias tristes para quem gosta de novidades ainda não acabaram. Há ainda o caso da nova Saveiro. A Volkswagen estudou por um bom tempo lançar uma nova picape compacta no Brasil e assim substituir a veterana Saveiro, houve até um  interessante protótipo chamado Tarok, feito sobre a base do MQB do Polo, com porte similar ao da Fiat Toro. Este conceito que você vê na foto abaixo, foi apresentado no Salão de São Paulo de 2018 e foi muito elogiado. Leia mais sobre ele aqui (VW TAROK).

Os planos da Volks eram nobres, subir o nível, tamanho e categoria da Saveiro para transforma-la em uma rival para a Fiat Toro, porém os altos custos de desenvolvimento deste projeto fizeram a montadora desistir da ideia, assim como de ter uma nova geração da Saveiro.

Resultado. A picape seguirá praticamente do jeito que está (foto abaixo), ganhará ainda em 2023 apenas um facelift, com mudanças na dianteira, retoques leves na traseira e possivelmente no interior. Porém de resto seguirá tudo igual a Saveiro lançada em 2010, ou seja, já com 13 anos de mercado.

Enfim, amigos, são tempos difíceis do mercado automotivo brasileiro.

Assim como Saveiro também será reestilizada em breve, nada de nova geração

Quando chega a nova Amarok 2024?

Resta saber como os consumidores irão reagir a essa decisão da Volks de atualizar superficialmente a Amarok e S10 atuais, a previsão é de que a Nova Amarok 2024 chegue às ruas do Brasil nos primeiros meses do próximo ano, enquanto a S10 atualizada deve estrear já no final de 2023. Ambas terão rivais de peso, entre velhos conhecidos como as tradicionais Toyota Hilux e L200 Triton, até novos concorrentes como a Fiat Titano que será lançada nos próximos meses, a Great Wall Poer (picape chinesa que será montada no Brasil em 2024), além de claro a Nova Ford Ranger lançada no Brasil no último mês.

Um detalhe interessante é que a nova Ford Ranger compartilha plataforma e uma série de componentes como a segunda geração da Amarok, porém ao contrário da Volks, a Ford optou por lançar a nova geração da Ranger.

Fonte: Motor1

Equipe Encontracarros

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