No ano passado, em agosto, a VW lançou no Brasil a reestilização da Amarok, após um hiato de vários anos a picape vendida no Brasil desde 2010 finalmente passou por mudanças, porém as mudanças foram menores do que era esperado o que decepcionou muita gente, porém calma parece que esse facelift do ano passado foi apenas temporário. Nessa semana durante uma entrevista a uma rádio local o secretario geral do SMATA (um sindicato dos transporte da indústria automotiva da Argentina) Mario Manrique afirmou que a VW vai produzir em 2026 na Argentina uma nova picape equipada com tecnologia híbrida e motores a combustão.
Segundo informações de site como Motor1 e AutoEsporte esse novo modelo tratasse da nova geração da Amarok, que deve ser lançada no próximo ano aqui na América Latina. As informações foram obtidas junto a fornecedores e pessoas ligadas ao estúdio de design da VW no Brasil, comandado por JC Pavone, o mesmo responsável pelo visual do novo VW Tera.
Nova Amarok 2026 deve ter base chinesa
Internamente o projeto da Nova Amarok 2026 para a América é conhecido como Projeto Patagônia. Para desenvolver a nova geração da picape a VW vai recorrer a uma receita já usada por rivais como Fiat e Chevrolet, recorrer a uma aliada chinesa.
A Fiat trouxe ao Brasil para concorrer como Hilux e companhia a Titano, que é baseado na Peugeot LandTrek que por sua vez é baseado em um modelo chines da Changan. Nesta mesma proposta a Chevrolet vai lançar no Brasil nos próximos meses o Spark, um SUV compacto elétrico que é produzido na China pelo Baojun.
Agora a VW também resolveu entrar na onda, segundo informações a Nova Amarok 2026 pode ser baseada na picape T90 produzida pela Maxus, uma sub-marca da SAIC, parceira local da VW na China desde os anos 80 (fotos acima e abaixo).
Ou seja, a Volkswagen vai usar o corpo da T90 (foto acima) para fazer a nova geração da Amarok para a América Latina. Como antecipou Mario Manrique um dos diferenciais desse novo modelo que será produzido na Argentina, é que contará com tecnologia híbrida, porem ainda não sabemos se trata de um sistema híbrido leve ou um sistema mais sofisticado do tipo híbrido plugin que permite que a picape rode apenas sendo impulsionado pelo motor elétrico.
Amarok europeia não virá para o Brasil
Vale lembrar que a Amarok ganhou lá fora uma geração totalmente nova, desenvolvida em parceria com a Ford, o modelo é produzido na África do Sul e de lá importado para uma série de países ao redor do globo como para a Europa.
Porém para a VW não compensava trazer esse modelo como importado da África e nem produzi-la na Argentina, já que demandaria criar uma linha de montagem totalmente nova para fazer apenas um único veículo que hoje o volume de vendas não é tão grande.
Por isso para cortar custos e ter uma picape nova a VW se voltou para a China.
VW Udara 2026 / VW Tarok 2026 ( substituta da Saveiro finalmente vai ser lançada?)
Vale lembrar que a Nova Amarok 2026 não deve ser a única picape que a VW vai lançar no Brasil nos próximos anos, até 2027 a marca deve lançar no país a Udara, também conhecida como projeto VW247 e VW Tarok.
Tratasse de um modelo menor do que a Amarok que usará chassi do tipo monobloco (o mesma base do Polo) que vai competir com carros como Fiat Toro, Chevrolet Montana e Renault Niágara (a sucessora da atual Oroch). Enquanto a Amarok vira da Argentina a Udara, será produzida em São Jose dos Pinhais (PR) e utiliza a plataforma MQB AO. Ela inclusive já está rodando em teste utilizando como mula de testes a carroceria do VW Tiguan Allspace.