Volkswagen

Nova Amarok 2026 – Nova geração para a América Latina usará base chinesa e será produzida na Argentina em 2026

No ano passado, em agosto, a VW lançou no Brasil a reestilização da Amarok, após um hiato de vários anos a picape vendida por aqui desde 2010 finalmente passou por mudanças, porém as melhorias foram menores do que era esperado o que decepcionou muita gente, porém calma, parece que esse facelift do ano passado foi apenas temporário. Nessa semana durante uma entrevista a uma rádio local o secretario geral do SMATA (um sindicato ligado a indústria automotiva da Argentina) Mario Manrique afirmou que a VW vai produzir em 2026 na Argentina uma nova picape equipada com tecnologia híbrida e motores a combustão.

Segundo informações de sites como: Motor1 e AutoEsporte esse novo modelo tratasse de uma nova geração da Amarok, que deve ser lançada no próximo ano aqui na América Latina. As informações foram obtidas também junto a fornecedores e pessoas ligadas ao estúdio de design da VW no Brasil, comandado por JC Pavone, o mesmo responsável pelo visual do novo VW Tera.

Projeção nova Amarok 2026 para a América Latina

Nova Amarok 2026 deve ter base chinesa

Internamente o projeto da Nova Amarok 2026 para a América Latina é conhecido como “Projeto Patagônia“. Porém para desenvolver esta nova geração da picape a Volkswagen vai recorrer a uma receita já usada por rivais como Fiat e Chevrolet, ou seja, recorrer a uma aliada chinesa.

Maxus T90 2025 picape chinesa deve servir de base para a Nova Amarok

A Fiat trouxe a Titano ao Brasil para concorrer como Hilux e companhia, porém a Titano não é exatamente um Fiat, a picape é baseada na Peugeot LandTrek que por sua vez é uma versão da picape chinesa  Changan Hunter. Nesta mesma proposta a Chevrolet vai lançar no Brasil nos próximos meses o Spark, um SUV compacto elétrico que é produzido na China pelo Baojun.

Agora a VW também resolveu entrar nesta onda chinesa, segundo informações a Nova Amarok 2026 deve ser baseada na picape T90 produzida pela Maxus, uma sub-marca da SAIC, parceira da VW na China desde os anos 80.

Maxus T90 foi lançada em 2021 e é produzida pela SAIC na China, marca parceira da Volkswagen

Ou seja, a Volkswagen vai usar o corpo da T90 para fazer a nova geração da Amarok para a América Latina. Como antecipou Mario Manrique do sindicato argentino, um dos diferenciais desse novo modelo que será produzido na Argentina é que contará com tecnologia híbrida, porém ainda não sabemos se trata de um sistema híbrido leve ou um sistema elétrico mais sofisticado do tipo híbrido plugin que permite que a picape rode apenas sendo impulsionada pelo motor elétrico.

Acima a versão atualizada da Maxus T90 2025 apresentada recentemente na China

A picape Maxus T90

Vamos falar um pouco mais sobre a suposta base da nova Volkswagen Amarok 2026 a Maxus T90, a picape chinesa foi lançada originalmente em 2021 e é vendida globalmente, ela é montada na China pela SAIC na fábrica de Jiangsu. Porém na China em 2024 a Maxus já lançou uma atualização para a T90, que ganhou visual completamente novo (foto acima), mais agressivo e menos polêmico, além de um interior também novo e com muita tecnologia, com direito a duas telas no topo do painel interligadas, além de um acabamento luxuoso (foto abaixo), muito superior alias a Amarok atual.

Maxus T90 2025 interior

A Maxus T90 é maior e mais robusta em relação a Volkswagen Amarok atualmente vendida no Brasil e na Argentina, o comprimento da picape chinesa é de 5,39 m e sua distância entre eixos é de 3,15 metros, ela inclusive é maior que as rivais  Toyota Hilux e Chevrolet S10, perdendo apenas para a Ford Ranger em tamanho. Sua capacidade de carga fica no padrão para a categoria 1.050 kg, sua capacidade de reboque é de 3,2 toneladas.

Maxus T90 2025

O conjunto mecânico da Maxus T90 2025 é bem interessante, na China ela usa motor 2.0 diesel bi-turbo diesel, quatro cilindros, com 217 cv de potência e 50 kgfm de torque. A tração é 4×4. Porém claro, não sabemos se a versão da Volkswagen usará este conjunto mecânico chinês em sua versão. Há também uma versão 2.0 turbo a gasolina com 246 cv de potência e tração 4×4. Na Europa e na China a T90 conta ainda com uma versão EV (totalmente elétrica) com 177 cv de potência bateria de 89 kWh e capacidade para rodar até 471 km no padrão WLTP.

A Maxus T90 2025 – picape chinesa que deve servir de base para a nova Amarok 2026 da América Latina tem 5,39 m de comprimento e distância entre eixos de 3,15 m

 

Nova Volkswagen Amarok 2026 projeção

Como será o visual da nova VW Amarok 2026

Com relação ao visual da nova Amarok, podemos esperar a picape Maxus T90 2025 com uma roupagem seguindo o padrão visual da Volkswagen, ou seja, dianteira e traseira terá visual exclusivo, porém a plataforma e  componentes mecânico serão os mesmos da picape chinesa.

Acima a Amarok 2025 atualmente nas lojas e abaixo uma projeção feita por nós, apenas ilustrativa, de como poderia ser a Nova Amarok 2026

Amarok europeia não virá para o Brasil

Vale lembrar que a Amarok ganhou lá fora uma geração totalmente nova, desenvolvida em parceria com a Ford, o modelo é produzido na África do Sul e de lá importado para uma série de países ao redor do globo como para a Europa.

Volkswagen Amarok 2025 Europa

Porém para a VW não compensava trazer esse modelo a América do Sul importado da África e nem produzi-la na Argentina, já que demandaria criar uma linha de montagem totalmente nova para fazer apenas um único veículo que hoje o volume de vendas não é tão grande. Por isso para cortar custos e ter uma picape nova a VW se voltou para a China. Já que basicamente a nova picape deve vir desmontada da China e será apenas montada lá na Argentina tendo poucos componentes produzidos localmente, é o mesmo processo CKD feito hoje por marcas como a CAOA Chery aqui no Brasil.

VW Udara 2026 / VW Tarok 2026 ( substituta da Saveiro finalmente vai ser lançada?)

Nova picape media da Volkswagen rodando em testes com uma mula do Tiguan – Foto placaverde/instagram

Vale lembrar que a Nova Amarok 2026 não deve ser a única picape que a VW vai lançar no Brasil nos próximos anos, até 2027 a marca deve lançar no país a Udara, também conhecida como projeto VW247 e VW Tarok (leia sobre ela aqui).

Tratasse de um modelo menor do que a Amarok que usará chassi do tipo monobloco (o mesma base do Polo) que vai competir com carros como Fiat Toro, Chevrolet Montana e Renault Niágara (a sucessora da atual Oroch). Enquanto a Amarok vira da Argentina a Udara, será produzida em São Jose dos Pinhais (PR) e utiliza a plataforma MQB AO. Ela inclusive já está rodando em teste utilizando como mula de testes a carroceria do VW Tiguan Allspace.

Equipe Encontracarros

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.