Esta é a Nova Blazer EV 2024, o primeiro SUV 100% elétrico feito pela Chevrolet, um modelo totalmente inédito, aliás talvez este seja um dos lançamentos mais importantes da última década para a GM, trata se um modelo elétrico global, que será vendido inclusive no Brasil, feito sobre a nova plataforma “Ultium Platform”, que foi concebida especialmente para veículos utilitários elétricos, a Blazer EV usa um sistema de baterias de alta potência e com carga super rápida, poderá rodar mais de 500 km com uma carga completa das baterias, porém o que mais chama atenção é desempenho anunciado, são 560 cv de potência, este SUV elétrico fará de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos.
Índice desta matéria
Design da Nova Blazer EV impressiona
Primeiramente merece comentários o design bastante esportivo e futurista da nova Chevy Blazer EV, o conjunto dianteiro chama muita atenção, conta com luzes total por LED, as luzes vão de um lado ao outro da carroceria, sendo que há uma barra de luz que atravessa a grade e o logo da Chevrolet, conferindo uma assinatura visual exclusiva para a Blazer elétrica, esta barra de luz na dianteira ainda serve como indicador do nível da bateria durante as recargas, porém ela só virá nas versões RS e SS.
Ainda na dianteira, a Blazer EV ostenta tomadas de ar amplas (que na verdade são falsas, grande parte das tomadas de ar na dianteira são apenas figurativas, já que o motor elétrico não exige tanta refrigeração comparado com o bloco a combustão), o padrão das aberturas irá variar de acordo com a versão, que alias serão três: LT, RS e SS.
A Blazer EV 2024 é calçada por rodas grandes, aro 19 na versão mais acessível LT, ou aro 22 na versão top de linha SS, os vincos da carroceria passam a sensação do carro estar em movimento e são bem interessantes, nesta mesma proposta esportiva, a Blazer EV tem teto baixo e com caimento acentuado na traseira, este é um SUV diferente, lembra um coupé crescido, devido ao fato de ter o teto muito mais baixo comparado com outros SUVs, a Chevrolet ainda não divulgou as dimensões do modelo.
Já na traseira, o SUV elétrico da Chevrolet tem lanternas com desenho bastante diferente, elas invadem as laterais e a tampa do porta-malas, destaque ainda para o para-choque que tem um visual bastante esportivo, tendo difusor de ar inspirado nos carros de corrida.
Interior da nova Blazer também é futurista
Passando para a interna, a Chevrolet Blazer EV 2024 também merece elogios, a cabine tem desenho moderno e acabamento rico em detalhes, as forrações do painel, portas e dos bancos variam de acordo com a versão, trazendo couro nobre, sendo que as versões mais esportivas RS e SS tem acabamento em dois tons, com couro vermelho combinando com preto (foto acima), enquanto as versões LT têm acabamento em preto, com bancos que mesclam tecido e couro (foto abaixo).
Equipamentos
Chama atenção a tela gigante de 17.7 polegadas do sistema multimídia, é uma das maiores telas já colocadas à bordo de um carro produzido em série (a tela do Tesla Model S tem também 17 polegadas), ela ocupa boa parte do painel da Blazer EV e funciona em conjunto com outra tela, a do painel de instrumentos, porém esta é muito menor, tem “apenas” 11 polegadas.
Entre as inovações da Chevrolet Blazer EV, há um GPS especial que mostra na rota os pontos de recarga disponíveis, além de teto solar panorâmico elétrico, sistema HUD display que exibe informações no para-brisa, volante com indicadores de modo de condução, bancos dianteiros com aquecimento e refrigeração, aquecimento também para os bancos laterais traseiros, iluminação ambiente em LED configurável, tampa do porta-malas com sistema presencial de abertura e fechamento.
Porém a grande atração em termos de tecnologia, é o sistema de condução totalmente automático que estreará na Blazer EV, chamado de Super Cruise, ele está no mesmo nível de automação do sistema Auto Pilot da Tesla, a Blazer pode em certas estradas, dirigir de forma totalmente automática, não sendo nem mesmo necessário o motorista ficar com as mãos no volante, este é o primeiro Chevrolet com este tecnologia, falaremos dela mais ao final desta matéria.
Motorização elétrica de respeito
A proposta esportiva da Blazer EV não fica apenas no visual e interior, a motorização elétrica também é digna de um superesportivo, graças a nova disposição de baterias da plataforma Ultium, haverá uma ampla gama de possibilidade de disposição de motores, baterias e tração, podendo ser 4×2 dianteira, 4×2 traseira ou 4×4 integral, além de mais potentes e compactas as baterias da Blazer EV ficarão posicionadas no assoalho no centro do carro, melhorando ainda a distribuição do peso.
O motor elétrico de 565 cv
Por enquanto a Chevrolet divulgou apenas dados técnicos da versão mais cara: “SS”, o conjunto elétrico desta versão contará com 557 hp (565 cv) de potência, combinado com um torque de quase 90 kgfm, além de ter tração 4×4 integral, a Blazer EV SS custará o equivalente a $65.995 (R$ 350.000 com a cotação atual do câmbio).
A Blazer SS no modo mais radical de condução, poderá acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos.
Autonomia para estrada
Um dos maiores problemas dos carros elétricos atualmente ainda é a baixa autonomia (os elétricos atuais rodam na média de 300 a 400 km), a Chevrolet promete que a Blazer EV em sua versão mais potente poderá rodar até 515 km com uma carga completa, além disso, o modelo pode usar carregadores de nova geração com alta potência, até 190 kw (em DC – corrente direta), nesta tensão, em apenas 10 minutos plugado na tomada, a Blazer terá eletricidade para rodar 125 quilômetros, o que permitirá a Blazer EV ser usada para viagens mais longas, já que ao fazer paradas rápidas, para um lanche por exemplo, já será possível recarregar o carro e ter autonomia para rodar mais 200 ou 300 km.
Lembrando que estamos falando da versão mais cara SS, que possuirá um pack de baterias mais potente e evoluído, sendo que as versões mais baratas: 1LT (US$ 44.995) e 2LT (US$ 47.595), terão autonomias menores, são 397 km de autonomia para a 1LT e 471 km para a 2LT, enquanto a versão SS poderá rodar 467 km.
Ainda falando em recarga, a Chevrolet planeja ampliar a rede de recarga Ultium Charge 360, para mais de 100.000 pontos nos EUA e Canadá, esta rede foi lançada pela GM em 2021 na América do Norte e conta com pontos de recarga de alta potência, fornecendo ainda facilidades como localização de pontos de recarga, acompanhamento o andamento da recarga e até fazer pagamento através do celular, lembrando que todas as versões da Blazer EV também poderão ser recarregadas em casa, porém ai o tempo de recarga é muito mais elevado.
A Blazer EV andará sozinha
Vale apena comentar mais sobre o sistema de condução autônoma, o Super Cruiser da GM, em algumas estradas melhores sinalizadas, a Chevrolet Blazer EV poderá literalmente andar sozinha, o carro mantêm a velocidade programada, acelerando e freando acompanhando o transito, se mantêm de forma automática dentro da faixa de rolagem na estrada, sendo capaz até mesmo de fazer ultrapassagens de forma totalmente automática, permitindo ao motorista viajar sem precisar ficar com as mãos no volante, porém o Super Cruiser será opcional para todas as versões da Blazer.
De série o modelo virá com um pacote mais comum de segurança, já presente em vários carros comuns, como frenagem frontal automática, piloto automático ACC, alerta de colisão dianteira com detecção de pedestres e ciclistas, auxílio para manter o carro dentro da faixa na estrada e farol alto adaptativo inteligente que não ofusca os outros motoristas, itens que hoje já estão presentes em modelos como o Toyota Corolla ou até mesmo o novo Hyundai HB20 2023.
Quando chega a Blazer EV ?
De acordo com a Chevrolet, a previsão é que as vendas da Blazer EV tenham início na metade de 2023, porém inicialmente ela chegará apenas nas versões intermediárias a 2LT e a RS, tendo preço de US$ 47.595 e US$ 51.995 respectivamente, enquanto a versão top de linha SS com seus 560 cv só chega no final de 2023 ao preço de US$ 65.995, já a versão mais barata 1LT, que terá tração 4×2 dianteira e custará em torno de US$ 44.995, chegará ao mercado apenas em 2024.
SUV elétrico global
A GM está investindo pesado no desenvolvimento de utilitários elétricos, construíram uma nova e bastante tecnológica fábrica em Detroit nos EUA, ao custo de US$ 2.2 bilhões apenas para montar apenas carros elétricos, além da Blazer EV, esta fabrica produzirá em 2023 a Silverado EV, a primeira picape 100% elétrica da Chevrolet, ela terá autonomia de 640 km e chega na metade de 2023, nesta mesma fábrica e também sobre a esta mesma plataforma a Ultium, também chegará as lojas em 2023 o Hummer EV, uma geração completamente nova do lendário 4×4 Hummer, com motorização elétrica.
Blazer virá ao Brasil…
Agora a boa notícia para nós brasileiros, a Chevrolet já confirmou que venderá a Blazer EV no Brasil, a marca está ampliando sua gama de elétricos e o Brasil está nesta lista, a Blazer elétrica deve chegar por aqui importada dos EUA em 2024, provavelmente apenas na versão mais cara SS.
Preço da Chevrolet Blazer EV 2024 no Brasil
Claro que é difícil falarmos em preço de um carro que chegará dentro de dois anos, porém tendo como base outros SUVs elétricos no mercado brasileiro como BYD Tan e o Audi e-Tron, podemos supor que a Chevrolet Blazer EV SS custará no Brasil o equivalente hoje a R$ 550.000 a R$ 650.000, se você achou caro, saiba que atualmente (julho de 2022) a Chevrolet já vende a Trailblazer por R$ 360 mil.
Uma resposta