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Nova BMW M5 2025 muda tudo e vira híbrido V8 com 727 cv

Esta é o novo BMW M5 2025, a sétima geração do famoso sedan esportivo alemão que está completando 40 anos de mercado. Este M5 traz tudo novo em relação ao modelo anterior a “M5 F90” lançada em 2017. A carroceria foi completamente redesenhada, assumindo formas mais futuristas, assim como o interior que está mais luxuoso e tecnológico, porém claro, o que chama a atenção é o conjunto mecânico do novo M5 2025, este é simplesmente um dos sedans mais potentes do mundo produzido em série, agora com um inédito V8 híbrido o M5 entrega impressionantes 727 cv de potência e 100 kgfm de torque. Vamos conhecer em detalhes…

Design e carroceria…

A BMW sempre foi criticada por fazer mudanças contidas em seus modelos, que em suma eram muito parecidos entre si, o Série 5 (foto abaixo) até então era um Série 3 mais comprido. Porém nesta nova geração, o BMW M5 foi na contra mão e assumiu uma interessante personalidade própria bastante invocada.

Acima o BMW Série 5 normal, note a diferença gritante para o novo M5 na foto abaixo

O BMW M5 2025 tem um conjunto dianteiro exclusivo, grade e para-choques têm desenho muito mais legal em relação a polêmica nova Série 5 2024, além disso, a versão esportiva também tem para-lamas alargados, porém o capô e os faróis são exatamente os mesmos da Série 5 civil.

Nas laterais o sedan esportivo tem novas saías e caixas de rodas maiores, alias, nesta nova geração o M5 ganhou rodas e pneus mais largos, aro 20 com pneus 285/40 ZR20 na dianteira e aro 21 com pneus 295/35 ZR21 na traseira. Por falar na traseira, lá o estilo do sedan está mais limpo, as lanternas tem desenho minimalista com duas barras de LED, chama atenção também o estilo do para-choque, inspirado nos carros de competição, com difusor de ar integrado saltando para fora e exibindo com orgulho as quatro saídas de escapamento que são padrão no M5.

Interior…

A cabine do novo BMW M5 2025 pode dividir opiniões, ela segue a nova e um tanto polêmica arquitetura minimalista da BMW, já vista por exemplo na recém apresentada nova X3 2025. O painel perdeu praticamente todos os botões físicos, praticamente tudo agora é controlado pela tela da central multimídia, por comandos por voz ou através de comandos do volante.

Para minimizar a dependência da tela, abaixo da multimídia há alguns botões invisíveis (do tipo touch) que servem para controlar as principais funções do ar-condicionado, como se fosse atalhos, a mesma coisa acontece com os botões de acionamento dos faróis – a esquerda do volante, eles também são do tipo “touch screen”, se isso é funcional ou não no dia a dia ainda não sabemos, acredito que vai depender muito da sensibilidade e precisão que estes botões em vidro terão.

O botão de ligar o motor saiu do painel e foi para no mini console central localizado entre os bancos (foto acima), note que não há mais alavanca de câmbio, seguindo a tendência minimalista, agora há um pequeno botão seletor com apenas três posições: R, N, D, ainda no console há um botão giratório e touch em vidro que auxilia ao motorista a navegar pelas funções da central multimídia.

 

No centro do painel e invadindo as portas dianteiras, há uma faixa que parece vidro e que pode ter a cor da sua iluminação configurável, destaque ainda para o BMW Curved Display, uma grande tela curva acima do volante, que integra o painel de instrumentos com a multimídia e roda um novo sistema operacional próprio da marca “BMW 8.5” que permite instalar aplicativos como YOUTUBE na própria central, além de contar com funções e atualizações remotas via internet 5G. Ainda com relação aos equipamentos, o BMW M5 2025 tem de série um teto em vidro curvo que não abre, mas que cobre praticamente toda a extensão do teto, tendo 841 mm de comprimento por 818 mm de largura, sendo 90% maior em relação ao antigo teto solar do M5. Caso o desempenho seja o principal pra você, opcionalmente é possível comprar a nova M5 com teto fechado todo em fibra de carbono, que reduz em 30 kg o peso final do sedan esportivo.

O sistema de som do BMW M5 também é um show a parte, feito pela renomada marca Bowers & Wilkins Surround, com 18 alto falantes e 655 watt de potência, trazendo inclusive alto falantes posicionados nos encostos dos bancos. Opcionalmente o comprador poderá equipar sua M5 com um avançado sistema de estacionamento remoto, que permite ao motorista a sair do carro e fazer a operação de estacionamento de forma 100% automática pelo smartphone em distâncias de até 200 metros. Não custa lembrar que o M5 traz com o que há de mais avançado na BMW em condução autônoma, ele literalmente é capaz de andar sozinho em certas situações e estradas bem sinalizadas.

Motor híbrido…

Indo finalmente para a parte mais legal, pela primeira vez o BMW M5 virou um híbrido plugin, o sedan agora combina o tradicional motor V8, 4.4, bi-turbo, a gasolina, que desenvolve 585 cv de potência e 75 kgfm de torque, com um motor elétrico que desenvolve 197 cv de potência e 28 kgfm de torque, podendo ter um pico de torque de até 45 kgfm. Os dois motores funcionando juntos desenvolvem 727 cv de potência e 100 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito velocidades Steptronic e a tração é integral 4×4 com distribuição por demanda de acordo com a necessidade.

Um dos diferenciais de ser híbrido, é que agora o BMW M5 pode ser carregado na tomada e rodar sem gasolina

Esportivo econômico…

O mais legal deste novo sistema batizado de M Hybrid é a possibilidade muito distintas de uso do novo BMW M5, por exemplo, no dia a dia será possível fazer um calmo passeio para ir ao trabalho ou levar as crianças na escola com se estivesse em um carro elétrico, sem precisar de gasolina no tanque ou emitir poluentes, já que o sedan poderá rodar entre 67 a 69 km no modo puramente elétrico, tendo velocidade máxima limitada em 140 km/h. Sendo que é possível recarregar o M5 em casa na tomada em correntes de até 7,4 kW, com isso, bastam apenas 3h 15 minutos plugado na tomada para obter de 0 a 100 por cento de carga das baterias, usando um wallbox caseiro. Lembrando que o motor elétrico do M5 é alimentado por uma bateria de 18.6 kWh de capacidade e que fica localizada embaixo do banco traseiro.

Novo M5 faz 0 a 100 km/h em 3.5 segundos

Por outro lado, este sedan tem um temperamento digno de um super carro, com todos os seus 727 cv, o M5 2025 é capaz de disparar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, até ai tudo bem, já que existem carros mais velozes e o próprio M5 antigo já acelerava de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, porém, chama atenção o fôlego do novo M5 em velocidades maiores, principalmente devido ao alto torque, ele vai de 0 a 200 km/h em 10,9 segundos, retoma de 80 para 120 km/h em 2,9 segundos em quinta marcha apenas pisando no acelerador, caso o piloto reduza uma marcha na retomada, engatando a quarta, este tempo baixa para 2.2 segundos.

Qual a velocidade máxima do BMW M5?

Por questões de segurança o BMW M5 vem de fábrica com velocidade máxima limitada em 250 km/h, porém no caso pacote opcional M Driver’s Package, a velocidade máxima pode ser aumentada para 305 km/h.

Outras melhorias mecânicas…

Além do motor mais potente, o novo BMW M5 tem uma série de outros recursos mecânicos, como direção com assistência variável de acordo com a velocidade M Servotronic, que altera inclusive o raio do volante de acordo com a velocidade, outra novidade é o Integral Active Steering, que também faz girar as rodas traseiras em até 1,5 graus, sendo que em velocidades baixas, como nas cidades ou em manobras de estacionamento, o sistema faz com que as rodas traseiras girem no sentido contrário as dianteiras, enquanto em velocidades maiores, as rodas traseiras acompanham o sentido das dianteiras, melhorando o comportamento do carro em curvas velozes e sua estabilidade.

Os freios são de alta performance e também podem ser ajustados eletronicamente, existem dois pesos para os pedais modos: Comfort ou Sport, os discos dianteiros são os maiores já instalados no M5 possuem 410 mm de diâmetro, enquanto na traseira têm 398 mm. Opcionalmente o M5 pode vir equipado com discos feitos com composto de cerâmica e carbono, são caros, porém sozinhos conseguem baixar o peso do carro em 25 kg, além de serem mais resistentes a condições de pilotagem mais extremas com em um track day.

 

 

 

Quando chega ao Brasil e qual será o preço do novo M5 ?

Na Alemanha o Novo BMW Série 5 2025 já pode ser comprado, porém o seu preço inicial assusta, são 144.000 euros, na configuração mostrada nas fotos acima e abaixo, o que em uma conversão direta da algo em torno de R$ 852.900, sem contar os impostos e os custo de importação. Na Europa, as primeiras unidades da nova geração do M5 devem ser entregues no último trimestre de 2024, enquanto aqui no Brasil a previsão é que o lançamento ocorra apenas em 2025.

Versão elétrica do novo M5 já está sendo vendida no Brasil

Lembrando que atualmente a BMW não vende mais o M5 no Brasil, em seu lugar a montadora alemã está comercializando o elétrico i5 M60 (foto abaixo), feito sobre esta mesma nova base do M5 2025, porém dotada de uma motorização 100% elétrica com 601 cv de potência e autonomia para rodar 455 km com uma carga completa, seu preço é de R$ 760 mil. Certamente a nova geração do M5, quando chegar ao Brasil custará na faixa de R$ 1 milhão.

Acima o elétrico i50 M60, uma versão 100% elétrica, mais mansa e barata do M5 com 600 cv
Equipe Encontracarros

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