*Atualizado em 10 de abril de 2024
A Chevrolet revelou oficialmente a nova S10 2025. A picape recebeu mudanças profundas na dianteira e traseira, ganhou um interior completamente novo, mais sofisticado e equipado, a mecânica também evoluiu com um motor diesel atualizado e suspensão mais macia, porém a plataforma, dimensões e a porção central da carroceria não mudaram em relação a S10 no mercado desde 2012. A nova picape já está sendo vendida, a boa notícia é que pelo menos por enquanto, os preços não subiram, a S10 2025 parte de R$ 281.190 e vai até R$ 302.900.
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Estas mudanças superficiais foram para cortar custos de produção de um modelo totalmente novo no Brasil. Já que nos EUA, a Chevrolet Colorado 2025, que até então compartilhava a mesma base da S10, foi completamente reformulada, ficou maior e mais robusta (foto abaixo).
O que a GM do Brasil fez, basicamente, foi trazer parte das evoluções do modelo americano ao Brasil utilizando a plataforma antiga da S10, o resultado visualmente ficou até muito bom, porém tirando a roupa nova, a S10 seguiu a mesma de 2012, o que deve cobrar seu preço quando comparamos a com as rivais mais modernas como Ford Ranger, Toyota Hilux e Mitsubishi L200.
A nova geração da S10 americana ficaria cara demais para a Chevrolet do Brasil, então foi dado o famoso “jeitinho” brasileiro? Sim, talvez seja por ai. A Ford conseguiu trazer a nova geração da Ranger ao Brasil, que é totalmente nova, mais tecnológica e potente em relação a S10, porém para isso pagou um alto preço, foram R$ 3.2 bilhões investidos em sua fabrica na Argentina apenas para produzir a nova Ranger. Ou seja, é algo que a Chevrolet não pode ou não estaria disposta a fazer no Brasil.
Não custa lembrar que a GM no mês passado lançou a nova Spin e para cortar custos insistiu no motor 1.8 antigo, usado no modelo desde 2012.
Lembrando que não é a primeira vez, nem a última, que uma montadora no Brasil ao invés de lançar um produto totalmente novo, opta por fazer adaptações locais para economizar.
A Peugeot lá em 2009 ao invés de trazer o novo 207 da Europa preferiu colocar a frente do novo 207 no nosso 206 brasileiro lançado em 1999. O mesmo aconteceu com o VW Golf, que ganhou uma nova geração na Europa em 2004 (MK4), enquanto no Brasil em 2007 a Volkswagen optou por fazer uma plástica no modelo MK3 produzido no Paraná desde 1998 criando um Golf exclusivo para a América Latina com visual “inspirado” no europeu de nova geração. A VW Amarok 2025 brasileira também deve ir por este mesmo caminho, continuará com a mesma base de 2010 terá apenas visual e interior atualizado.
A GM brasileira redesenhou todo o conjunto dianteiro da S10, mudou para-choque, faróis que agora serão Full LED, capô e para-lamas, todo o novo desenho foi “inspirado” na nova Chevy Colorado americana, a dianteira da picape nacional ficou mais alta e imponente. O resultado é muito interessante.
Como o chassi não mudou, as dimensões da S10 também não. Para-brisa, colunas, janelas, portas, teto e a porção inferior da cabine, tudo é o mesmo da S10 de 2012. Enquanto a caçamba mudou parcialmente, manteve as mesmas medidas e chapas laterais, porém traz uma nova tampa e novas lentes nas lanternas, o para-choque traseiro também é novidade.
A nova S10 2025 tem um interior quase que completamente novo, mudou painel, além das forrações dos bancos, o estilo do painel passou a ser “similar” ao da Chevrolet Colorado americana, o nível do acabamento subiu, assim como a tecnologia embarcada, destaque para o novo sistema multimídia com tela de 11 polegadas combinado com o também novo painel de instrumentos digital configurável.
Visando aumentar o conforto em viagens mais longas os bancos dianteiros são novos, são ligeiramente mais largos e também têm espumas mais densas e macias. Há novas placas acústicas nas portas e nas colunas para diminuir os ruídos externos e do motor, deixando o interior muito mais silencioso. De acordo com a Chevrolet a nova suspensão também deixou a cabine mais confortável e macia.
A Chevrolet S10 2025 ganhou novos itens como sistema multimídia com 11 polegadas, painel digital de 8 polegadas, carregador de celular por indução, entradas USB do tipo A e C na dianteira e na traseira, além de faróis Full LED com acendimento automático e faról alto automático inteligente que não ofusca os demais motoristas.
Há ainda uma nova chave presencial com partida do motor remota por botão na chave, tampa da caçamba com trava elétrica por controle remoto e sistema de alívio do peso da tampa, além de alerta de trafego cruzado traseiro e alerta de pontos cegos.
Mais abaixo você confere a lista completa dos itens de cada versão da nova S10 2025.
Não custa lembra que a cabine em si não mudou, apenas o acabamento, infelizmente a picape mantêm alguns pontos negativos, por exemplo: o painel em é novo mas o desenho das forrações das portas é o mesmo do modelo de 2012, apesar dos bancos dianteiros serem novos os traseiros não mudaram.
A Chevrolet S10 segue tendo entre-eixos de apenas 3.09 metros, enquanto a nova geração da Ford Ranger tem entre-eixos muito maior com 3.22 metros, ou seja tem uma cabine 13 cm maior, o que representa um espaço muito mais amplo na rival Ford lançada em 2023.
Além disso, a S10 apesar de ter novidades como o painel digital, fica devendo recursos tecnológicos existentes nas rivais, como o freio de estacionamento elétrico por botão, ar-condicionado dual zone, além de equipamentos de segurança como piloto automático adaptativo e câmeras 360 graus.
Outro ponto que faz falta na S10 é uma tração 4×4 mais atual com diferentes modos de atuação, como a da nova Ford Ranger, que se ajusta de forma automática de acordo com a necessidade e tem modos especificos para cada tipo de piso.
Enfim são detalhes que acabam indo contra a picape da Chevrolet quando comparamos com o que as rivais que custam a mesma coisa.
Voltando a falar das novidades. Outra importante evolução da nova Chevrolet S10 2025 está no seu motor 2.8 turbo diesel, 4 cilindros, Duramax, este bloco foi bastante modificado, ganhou novos componentes e um novo mapa eletrônico de funcionamento, com isso a potência saltou de 200 cv para 207 cv, enquanto o torque subiu para 52 kgfm, frente 51 kfgm do modelo anterior.
Há também um novo câmbio automático agora com oito velocidades AT8, emprestado da nova Chevy Colorado, porém com um ajuste próprio para o perfil de condução do brasileiro, tendo como vantagens trocas mais suaves, melhor desempenho em acelerações e retomadas, além da diminuição no consumo de combustível. Lembrando que até então a S10 tinha desde 2012 câmbio automático de seis marchas.
Apesar do aumento na potência ter sido de apenas 7 cv, graças ao novo mapa e ao novo câmbio houve um excelente ganho no desempenho da S10, que agora é capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 9.4 segundos, quase 1 segundo mais veloz.
O mais legal é que apesar de mais potente e veloz, houve uma redução no consumo de combustível em cerca de 13%, a S10 2025 faz na cidade 9.5 km/l, enquanto na estrada faz 11.4 km/l. Isso de acordo com dados do programa de consumo do Inmetro PBEV.
Outra evolução mecânica da picape é seu conjunto de suspensão, as bitolas dos eixos estão mais largas, há novos amortecedores e novas molas, os novos pneus, agora aro 18 e mais largos. também ajudam no conforto e dirigibilidade.
A nova S10 manteve suas versões e preços. São três configurações: ZL1, LTZ e High Country, mais tarde também devem chegar ao mercado as versões com cabine simples e chassi cabine.
Central multimídia MyLink com tela de 11 polegadas, painel digital de 8 polegadas, faróis Full LED, faróis de neblina em LED, lanternas traseiras em LED, entradas USB tipo A e C na dianteira e na traseira, acendimento automático dos faróis, câmera de ré de alta definição, controle eletrônico de oscilação de reboque, sensor de chuva, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão no painel, tampa traseira com trava elétrica e sistema de alívio de peso, seis airbags, controles de tração e de estabilidade, além de assistente de partida em ladeiras.
Há ainda rodas em alumínio aro 18, rack no teto, santo antonio na caçamba, estribos laterais, detalhes na dianteira em preto brilhante. Há ainda bancos em couro, apliques em couro sintético no painel, detalhes em Black Piano com laranja nas saídas de ar do painel.
Itens da Z71 + alerta de colisão frontal e de saída de faixa, frenagem automática de emergência, ar-condicionado digital, carregador de celular sem fio, comandos remotos para ligar o motor e o ar-condicionado a distância, banco do motorista com regulagem elétrica.
Enquanto o exterior da nova S10 LTZ tem acabameto frontal com pintura na mesma cor do resto da carroceria, rodas aro 18 com acabamento diamantado, rack no teto, além de estribos laterais e para-choque traseiro cromado.
Por fim a versão top de linha da S10, a High Country se diferencia por ter visual com acabamento frontal cromado, frisos cromados nas janelas, retrovisores cromados, rodas aro 18 com desenho exclusivo, santo antonio na caçamba e rack no teto com visual exclusivo, estribos laterais, para-choque traseiro cromado.
Na parte da segurança a S10 High Country, além dos itens já citados nas demais versões, agrega ainda alerta de trafego cruzado traseiro, alerta de ponto cego.
O interior tem acabamento exclusivo em dois tons, com apliques em couro marrom no painel, bancos e nas portas, o banco traseiro tem descansa braço central, além disso o painel e as forrações das portas, assim como o volante tem detalhes cromados.
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