A Chevrolet pode lançar em 2022 no Brasil a Nova Chevrolet Spin 2022, totalmente reformulada a minivan terá estilo baseado no Chevrolet Orlando, que foi lançado na China em 2019. Construído sobre a nova plataforma GEM (a mesma já usada no Novo Tracker e Novo Onix), a nova geração da Spin terá um visual muito mais atraente e moderno em relação ao carro atual, da Spin atual podemos dizer que só vai restar o nome.
Segundo informações do site AutoBlog Argentina e da Revista Auto Esporte, a Nova Chevrolet Spin 2022 poderá ser praticamente idêntica ao Chevrolet Orlando (modelo mostrado neste vídeo), no mundo todo este crossover é chamado de Orlando, já na América Latina a Chevrolet deva optar por manter o nome Spin, devido ao fato deste nome já ser reconhecido no mercado, ele será uma versão maior e de sete lugares do Tracker.
Índice desta matéria
Um dos pontos fortes da Nova Chevrolet Spin 2022 sem dúvidas é o seu design, a segunda geração da minivan terá linhas muito mais arrojadas e atraentes, o design polêmico da carroceria da Spin atual foi trocado por um estilo muito mais agressivo e bonito. O modelo 2022 adotará a nova linguagem de design dos carros da Chevrolet para países emergentes, já presente em lançamentos recentes como os novos Onix, Tracker e o Monza (este último lançado por enquanto apenas na China), estilo este que vem sendo muito elogiado pelo público e se traduzindo em boas vendas.
O design do Chevrolet Orlando é marcado pela vistosa grade frontal em formato de boca, e pelas falsas entradas de ar no para-choque que tem detalhes em vermelho na versão top de linha, os faróis tem um desenho muito mais chamativo e bem solucionado em relação aos da Spin atual, contam com uma faixa de LEDs diurno, enquanto as versões mais caras terão conjunto óptico 100% em LED, inclusive as lanternas traseiras, que contam com efeito 3D de iluminação.
Ainda falando no design, o capo da Nova Spin é alto e alongado, e o teto está mais baixo, enquanto que nas laterais da carroceria as caixas de rodas alargadas reforçam a aparência musculosa e esportiva da minivan, que até então tinha um visual familiar porém agora deve estar mais para um SUV do que minivan. Esteticamente o Orlando está mais para um crossover de 7 lugares do que uma minivan.
A Nova Spin 2022 deve ser produzida no Brasil, já que ele é feito sobre a mesma base do Onix e Tracker. Um dos diferenciais do carro em relação ao modelo atual será o seu tamanho, que será ampliado, sendo agora capaz de acomodar com muito mais conforto sete passageiros. O comprimento será de 4.684 metros (cerca 27 cm a mais longo em relação a Spin atual), enquanto a distância entre-eixos fica em generosos 2.79 m de comprimento (quase 17 cm maior), a largura é cerca de 7 cm mais larga, sendo de 1,80 metros, porém o Orlando é muito mais baixo que a Spin brasileira, mede apenas 1,62 m de altura, enquanto a Spin tem 1.68 m, portanto 5 cm mais alta.
Lembrando que a disposição dos bancos seguirá no esquema 2+3+2, porém agora haverá um espaço maior na segunda e terceira fileira de bancos, além disso a segunda fileira de bancos do Orlando contam com ajuste que permite mover o banco pra frente ou para trás, além de ajustar a inclinação do encosto em até 26 graus.
Porém apesar de ser maior, o porta-malas do Orlando é menor em relação a Spin atual, com 5 lugares ocupados o novo modelo levará 467 litros (enquanto a Spin atual tem 553 litros), enquanto que com 7 pessoas a bordo, o porta-malas leva apenas 109 litros (contra 162 l do carro atual), já com as duas fileiras de bancos rebatidas o espaço para as cargas chega a amplos 1520 litros no Orlando, enquanto a Spin brasileira leva impressionantes 1841 litros, isso se deve principalmente ao fato da Spin ser mais alta e ter porta-malas mais profundo.
O interior da Nova Spin 2022 promete ser outro destaque deste novo modelo, a sensação de qualidade e o aspecto visual é muito superior a Spin atual, a terceira geração da Spin será muito mais sofisticada em termos de acabamento e equipamentos. O desenho do painel lembra muito seus irmãos de plataforma, ou seja, a cabine do Tracker e do Onix.
Entres os equipamentos de série nas versões mais caras incluirão a última geração do sistema multimídia MyLink com Wi-Fi e tela de 8 polegadas, volante multifuncional, bancos forrados em couro, seis airbags, controle de partida em rampas, controles de tração e de estabilidade, freio de estacionamento eletrônico por botão, câmera de ré com sensor de aproximação, partida do motor por botão, opcionalmente o carro poderá vir com chave inteligente com comandos em uma pulseira.
Há até mesmo itens até então impensáveis para a Spin, como por exemplo teto solar panorâmico que cobre até o banco traseiro, além de ar-condicionado automático digital com saída para o banco traseiro, piloto automático, monitoramento de pontos cegos. Ou seja, caso este modelo venha mesmo para substituir a Spin, o salto em relação a Spin atual será grande.
Lembrando claro que no Brasil muito provavelmente as versões mais baratas terão visual e interior mais simples em relação ao carro mostrada aqui, que se trata da versão Redline a mais cara da linha, no Brasil teríamos uma versão simplificada nas versões mais baratas.
Sob o capô, a Nova Chevrolet Spin 2022 deve ser equipada com duas opções de motores, a versão de entrada deve trazer o motor 1.0L turbo três cilindros capaz de desenvolver 116 CV de potência e 16 kgfm de torque, para aqueles que buscam algo mais potente a Chevrolet pode oferecer ainda o potente 1.2 turbo que desenvolve 140 CV de potência e 23 kgfm, este sãos os mesmos motores usados no Tracker, o câmbio também serão os mesmos do Tracker, ou seja, manual de seis marchas ou automático também de seis velocidades, a tração será sempre 4×2 dianteira.
Na China o Orlando é desde o começo deste ano 2020, vendido apenas com o potente motor 1.4 turbo de 163 cv, sendo que por lá o carro vem equipado com um sistema híbrido leve de 48 V, que ajuda a reduzir o consumo de combustível, ainda não se sabe se esta versão híbrida 1.4 viria para o Brasil.
Lembrando que o conjunto de suspensão tem a mesma arquitetura do Tracker, com quem a Orlando compartilha a plataforma, ele traz suspensão independente na dianteira e na traseira.
A expectativa é de que a Nova Chevrolet Spin 2022 chegue ao mercado apenas no segundo semestre de 2022, os primeiros protótipos do carro podem começar a rodar em testes no Brasil no segundo semestre de 2021. Lembrando que a geração atual da Spin no Brasil já tem uma certa idade, foi lançada em 2012 e reestilizada em julho de 2018, portanto o modelo atual apesar de ter fôlego suficiente para ficar no mercado até 2022, deve sim ganhar uma geração completamente nova.
Como você já deve ter percebido o Chevrolet Orlando é muito superior a Spin, que vale lembrar foi projetada no Brasil como uma minivan de baixo custo para ocupar o lugar da Zafira, ela também é destinada apenas aos países da América do Sul.
Já este novo modelo foi feito para ocupar uma posição superior no mercado, por se tratar de um carro maior, mais robusto e mais equipado, podemos esperar que a Nova Chevrolet Spin 2022 tenha preços muito mais salgados em relação ao atual, possivelmente acima do Chevrolet Tracker em algumas versões, já que estamos falando de um modelo de 7 lugares.
Na China o Orlando parte de 114.900 Yuan (algo em torno dos R$ 93.500), enquanto o Tracker por lá custa a partir de 99.900 Yuan, algo em torno dos R$ 81 mil. Porém vale a apena a gente lembrar que a versão mais básica do Tracker, conta com motor 1.0 e câmbio manual, enquanto a Orlando de entrada já vem com motor 1.4 turbo híbrido de 163 cv e câmbio automático, justamente para não canibalizar as vendas, caso contrário os dois modelos teriam praticamente os mesmos preços.
Atualmente no Brasil os preços da Spin 2020/2021 partem de R$ 79.390 na versão LS e chegam até R$ 103.790 na configuração de sete lugares Active 7, enquanto o Tracker no Brasil parte de R$ 89 mil chegando até os R$ 115 mil. Portanto podemos supor que a nova Spin 2022 no Brasil fique no mercado como uma opção mais espaçosa em relação ao Tracker, com preços começando na casa dos R$ 100 mil para a versão 1.0 turbo manual, podendo chegar aos R$ 130 mil na versão mais cara, 1.2 turbo de sete lugares.
Além da Nova Chevrolet Spin 2022, a Chevrolet prepara ainda para o Brasil uma série de outros lançamentos, até 2023 a marca vai renovar praticamente toda a sua linha de carros no Brasil.
A lista de novidades inclui ainda uma futura picape compacta que vai se posicionar abaixo da S10 e deve substituir a veterana Montana e rivalizará diretamente com a Fiat Toro, ela será montada sobre esta mesma base GEM, usada no Onix, Tracker e no Orlando.
A Chevrolet estuda ainda trazer para o país o Novo Monza em 2021, que vai ocupar o lugar do Cruze. O nova Monza vai começar nos próximos meses a ser produzido no México, ele chegaria ao Brasil importado daquele mercado, se beneficiando de acordo comerciais entre os dois países. A renovação deve terminar em 2023 com o lançamento das nova gerações da S10 e do SUV TrailBlazer.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
e vai custar mais de 200 mil, vai vendo
Gostaria de saber qual vai ser consumo da nova spin
Já sabe a data do lançamento?
Boa noite, gostaria de saber para qual mês e ano esta previsto a chegada da nova espin nas lojas ?
Olá Marcos Antônio. A Chevrolet confirmou recentemente que lançará esta nova Spin no Brasil e também da nova Montana. Porém ainda não revelou quando exatamente será o lançamento.
A previsão que acreditamos é que ela chegue apenas na metade de 2022. Já que a Chevrolet ainda não iniciou o desenvolvimento do carro no Brasil, e ainda não há protótipos da Nova Spin rodando em testes no Brasil.
Abraço
Boa noite...tenho uma SPIN 2019...gostaria de receber maiores informações da SPIN ORLANDO para 2022...quando pretendem lançar.... preços...equipamentos e mudanças que virão no carro....etc...
Olá Miriam Raquel. A Chevrolet confirmou agora em janeiro o lançamento da Nova Spin no Brasil, o modelo será este mesmo mostrado neste post, porém pode contar com modificações em sua plataforma e entre-eixos, para se adequar ao padrão do mercado brasileiro, assim como também no interior, que pode ser simplificado e perder alguns itens em relação ao modelo chinês, justamente para não custar muito caro e ter uma distância muito grande da Spin atual, que custa até R$ 105 mil.
Mesmo assim, podemos esperar que esta nova Spin ocupe uma faixa de mercado superior a da Spin atual, afinal ela será maior e mais equipada.
Lembrando que atualmente os preços da Spin no Brasil partem de R$ 81.890 e vai até R$ 105 mil. Acreditamos que esta nova Spin seja como uma versão de 7 lugares do Tracker, seus preços devem partir dos R$ 105 mil chegando aos R$ 135 mil na versão mais equipada, lembrando que o Tracker parte de R$ 90 mil e vai até os R$ 120 mil.
O lançamento deve ocorrer apenas na metade de 2022.
Abraço
ola gostaria de estar recebendo mais imformaçao sobre a nova spin 2022
Tenho uma spin e quero conhecer a nova spin 2022