A Chevrolet revelou por completo a nova Spin 2025, a veterana minivan que está no mercado brasileiro desde 2012 finalmente recebeu mudanças robustas, porém calma, não se anime muito, a nova Spin tem dianteira e traseira completamente nova, enquanto a cabine foi repaginada por completo e ficou mais equipada, porém a raiz da Spin não mudou, ou seja, a Chevrolet não fez alterações no chassi ou nas dimensões da minivan, assim como na parte mecânica, segue em atividade o já ultrapassado 1.8 aspirado de 111 cv, que apesar de ser um exemplo de confiabilidade e ter sido melhorado, fica devendo em consumo e desempenho.
Índice desta matéria
Versões e preços da nova Chevrolet Spin 2025:
- LT MT6 – R$ 119.990
- LT AT6 – R$ 126.990
- LTZ AT6 – R$ 137.990
- Premier AT6 – R$ 144.990
Mudanças visuais…
O novo visual da GM Spin 2025 chama atenção, a dianteira tem um estilo bastante agressivo, os faróis agora são full LED, têm desenho similar ao adotado nos lançamentos recentes da Chevrolet no mundo, com no SUV Seeker.
Os faróis de neblina agora ficam em um nicho maior, destacados em uma posição mais elevada na dianteira do carro. As tomadas de ar ficaram maiores deixando a Spin 2025 com uma aparência mais brava.
A intenção da Chevrolet foi justamente fazer a nova Spin perder aquela imagem comportada de minivan famíliar, para adotar uma aparência mais jovem e versátil típica dos SUVs, tanto é que a GM subiu a suspensão do modelo em quase 2 cm e aumentou a altura dos para-choques, com isso os angulos de entrada e saída estão maiores (o ângulo de ataque foi de 15,5 graus para 16,6 graus, e o de saída, de 22,9 graus para 24,4 graus), diminuindo as chances da Spin raspar em rampas, lombadas, ou até mesmo quem sabe, se aventurar em pequenas incursões além do asfalto.
Nas laterais as mudanças foram sutís, há apenas novos apliques em plástico nas portas e nas caixas de rodas. Enquanto na traseira a Chevrolet redesenhou as lanternas, que assumiram um formato mais quadrado, a iluminação na traseira também passou a ser do tipo full LED. A tampa do porta-malas tem agora um desenho mais reto e volumoso, assim como o para-choque traseiro, que também foi reformulado, tem forma mais quadrada e possui novas luzes refletoras.
Interior da Spin mudou por completo
A cabine da Chevrolet Spin 2025 é uma agradável surpresa, tudo é novo, o painel foi completamente reprojetado e tem um novo padrão superior em acabamento.
Este é o primeiro modelo da marca no Brasil a contar com a nova multimídia com tela de 11 polegadas com o sistema Google embutido, além de poder rodar o Chevy Link, uma espécie de stick, que será vendido separadamente e torna a multimídia do carro uma mini smartv, espelhando diversos aplicativos como serviços de streaming, Netflix e Youtube.
Destaque também para o novo painel digital de 8 polegadas que é customizavel, tendo seis tipos de layouts a escolha do motorista sendo que em cada um deles varia a quantidade de informações.
Há novos comandos no painel, como o ar-condicionado que agora é digital e tem saída independente para a segunda fileira de bancos, o volante da Spin passou a ser similar ao da Tracker e Montana, a Spin também ganhou sistema de partida do motor por botão, carregador sem fio para smartphones e novas tomadas USB do tipo A e tipo C.
Os bancos da Spin 2025 também são novos, prometem maior conforto, contam com novas espumas de multiplas densidades que melhoram a distribuição do peso reduzindo a fadiga em viagem longas, além do melhor conforto também têm novos revestimentos como o couro sintético azul mostrado na versão Premier das fotos.
Agora há pontos de LED com sete cores configuráveis na porção central do painel e nas portas dianteiras, e por falar nos paineis das portas, além do novo desenho eles têm agora acabamento em couro com costuras aparentes, porém, parece que a Chevrolet esqueceu das portas traseiras, que possuem revestimentos muito mais simples, em plástico duro e sem LEDs.
Spin está mais segura
A Chevrolet teve uma grande preocupação com a melhoria da segurança na nova Spin 2025, 42% das chapas da carroceria foram retrabalhadas e receberam reforços estruturais.
Ainda na segurança os airbags laterais da Spin foram estendidos e agora cobrem até a terceira fileira de bancos, a Spin 2025 também passa a vir com alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e ciclistas, frenagem automática em baixa velocidades, indicador de distância do veículo à frente, alerta de pontos cegos, além de alerta de não uso do cinto de segurança em todos os bancos, sem contar os itens já padrões na categoria como assistente de partidas em aclives, controle de tração e controle de estabilidade.
Equipamentos
A lista de itens a versão top de linha, Premier, virá com ar-condicionado digital com saída para o banco traseiro, faróis com acendimento automático, sensor de chuva para o para-brisa com ajuste automático da velocidade dos limpadores, piloto automático, alerta de limite de velocidade, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, banco traseiro bi-partido com ajuste de inclinação do encosto.
Motor 1.8 segue vivo
O ponto polêmico da nova Chevrolet Spin 2025 está na parte mecânica, apesar da fabricante ter feito diversas melhorias visando a dirigibilidade, como aumento da supensão em 1.6 cm, graças a novas molas e amortecedores, a Chevrolet também aplicou mudanças no sistema eletrônico do acelerador e na caixa de direção, melhorando, segundo a fabricante, a resposta do motor em acelerações e retomadas.
Porém, embaixo do capô da nova Spin 2025 você encontrará o mesmo motor presente no modelo desde 2012, o 1.8, 4 cilindros SPE/4 ECO, 8 válvulas, aspirado, que segundo a Chevrolet foi recalibrado, ficou 11% mais econômico e também menos poluente, porém a potência não mudou, a Spin segue tendo modestos 106 cv com gasolina ou 111 cv com etanol, para 16,8 kgfm de toque com gasolina ou 17,7 kgfm com etanol.
Com relação a transmissão também não há novidades, a Spin segue com câmbio manual de seis marchas ou automático também de seis velocidades.
Consumo da nova Chevrolet Spin 2025 surpreende
Apesar do motor 1.8 ser um exemplo de durabilidade e confiança, é um bloco já bastante antigo, foi lançado em modelos como Astra lá de 1998, é um dos motores mais antigos em produção no país, porém os novos dados de consumo anunciados até surpreende.
A nova Spin 2025 realmente ficu mais econômica, faz com etanol 7,3 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada. Enquanto com gasolina roda 10,5 km/l na cidade ou 13,4 km/l na estrada, isso na versão com câmbio automático. Apesar de não serem dados exemplares, são até bons para um carro grande com 7 lugares e que pesa mais de 1,2 toneladas, mas calma, não se anime…
Só para compararmos, o Chevrolet Tracker, com seu moderno motor 1.0 turbo de 3 cilindros e 117 cv, roda na cidade entre 500 a 700 metros a mais por litro em relação a Spin. Parece pouco, mas isso em um tanque de 50 litros representaria cerca de 25 km até 35 km a mais rodados com o mesmo valor gasto, ou seja, o motor turbo na Spin seria muito bem vindo.
Mas o desempenho decepciona…
Os dados de desempenho da nova Spin com seu veterano 1.8 também não empolgam, a minivan fica devendo, um desempenho mais ágil, a versão com câmbio manual, que é a mais veloz, faz de 0 a 100 km/h em 11 segundos com etanol ou 11,8 segundos com gasolina e retoma de 80 para 120 km/h em 9,3 segundos com etanol ou 9,8 segundos com gasolina.
A Chevrolet não divulgou os dados de desempenho da versões automáticas, porém devem ser bem piores devido ao câmbio.
Versões, preços e equipamentos…
A nova Chevrolet Spin 2025 terá quatro versões: LT Manual, LT, LTZ e Premier. Os preços subiram em relação a geração passada, que tinha valores entre R$ 113.040 até R$ 136.700. Para a nova Spin 2025 parte de R$ 120.000 até R$ 145.000.
Chevrolet Spin LT MT6 – R$ 119.990
Por R$ 120.000 a versão mais barata da gama Chevrolet Spin LT MT6 vem equipada com seis airbags, cintos dianteiros com pré-tensionador, alerta de não afivelamento dos cintos, faróis e lanternas de LED, câmera de ré digital, painel digital de 8 polegadas, multimídia MyLink de 11 polegadas, sistema OnStar com Wi-Fi a bordo, OTA e loja de aplicativos, segunda fileira de bancos corrediços e rodas de 15 polegadas com calotas, lembrando que esta versão tem apenas 5 lugares.
Chevrolet Spin LT AT6 – R$ 126.990
A Chevrolet Spin LT AT6 traz todos os equipamentos da versão de entrada mais transmissão automática, piloto automático e dutos de ventilação para os bancos traseiros.
Chevrolet Spin LTZ AT6 – R$ 137.990
Além dos equipamentos das configurações mais baratas, a Spin LTZ AT6 se diferencia por ser a primeira a vir com sete lugares, além de trazer volante com revestimento premium, bancos com revestimento híbrido, ar-condicionado digital, partida por botão, sensor de chuva, sensor crepuscular, sensor de estacionamento, computador de bordo e rodas de 16 polegadas de alumínio.
Chevrolet Spin Premier AT6 – R$ 144.990
Por fim, a versão topo de linha Spin Premier traz alerta de colisão, alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência, indicador de distância do carro à frente, carregador por indução para smartphones, bancos com revestimento premium que imita couro, grade frontal com detalhes cromados, rodas com acabamento usinado e rack de teto preto.