Lançado em 1989, o Discovery é um ícone, entra ano e sai ano e o Land Rover permanece como referência em matéria de luxo e capacidade off-road, uma das melhores opções para quem busca um carro com a capacidade de enfrentar qualquer tipo de terreno porém que ofereça o conforto de um sedan de luxo. Agora em junho, desembarca por aqui, a terceira geração desse clássico 4×4 britânico, maior, mais bonito e luxuoso, ele chega ao país, custando a partir de R$ 363,000.
Apresentado ao mundo em outubro no Salão de Paris, o Novo Discovery impressiona pelo visual. O carro manteve o jeitão quadradão e parrudo, porém ficou muito mais chamativo, moderno e ousado. O novo design foi inspirado em outros carros da Land Rover, como o Evoque e o Discovery Sport.
O novo estilo consegue ser moderno e ao mesmo tempo, minimalista, já que a dianteira não tem uma grade gigante ou exagerada, e há poucos vincos na carroceria. Destaque para os faróis full led e as enormes rodas aro 20. A única parte que divide opiniões e o desenho da traseira, que realmente é pouco harmoniosa, porém parte disso tem uma explicação, a traseira com o teto elevado é de propósito, é uma herança dos primeiros Discovery, esta solução permite ao modelo ter 7 lugares e uma boa capacidade de carga.
Porém o que mais chama atenção é o tamanho do novo Discovery 2018, nessa nova geração o utilitário ficou 15 cm maior, chegando a quase cinco metros de comprimento (4.97 m). Já de largura são 2.07 m, enquanto a altura mede 1.89 m, o entre-eixos também é amplo com 2.92 m. É praticamente um caminhão com o logo da Land Rover. Graças ao uso do alumínio (que compõem 85% da carroceria) apesar de estar bem maior, o peso total foi reduzido em impressionantes 480 kg, passando para pouco mais de 2.078 kg.
Interior:
O interior também subiu de nível, a qualidade de construção e do acabamento impressionam, está no mesmo patamar dos carros da linha Range Rover, a mais luxuosa da marca inglesa. Para dar um ar mais limpo à cabine, a quantidade de botões diminuíram no painel. Graças as suas dimensões, o espaço interno do Novo Discovery impressiona, esse é um autêntico SUV de 7 passageiros.
Segundo a Land Rover a segunda e terceira fileira podem ser configuradas, em nada menos do que 21 maneiras diferentes, cada, banco pode ser dobrado individualmente de forma elétrica. A operação pode ser feita por meio de um aplicativo no smartphone ou através de um botão no porta-malas, alias porta-malas esse, que também impressiona, são 1.137 litros de capacidade de carga com a terceira fileira de bancos rebatida. Com a segunda fileira também rebatida a marca chega a 2.406 litros.
O espaço é generoso e leva até sete passageiros adulto
Os bancos são rebatidos de modo elétrico por meio de um aplicativo para smartphones, o porta malas conta com alguns compartimentos escondidos
Motores:
Porém nem é perfeito no novo SUV. A Land Rover poderia ter colocado um motor a diesel mais potente, o carro vendido por aqui conta com o conhecido 3.0L TdV6 o bloco foi aprimorado na linha 2018 e agora rende 258 CV (um aumento de apenas 2 cv em relação ao motor anterior). Já o torque é de 61.2 kgfm, com este bloco o Discovery dispara de 0 a 100km/h em 8.1 segundos. Para os que querem algo mais apimentado a marca inglesa oferece por apenas por encomenda, o V6 3.0L Supercharged a gasolina com 340 CV, com esse bloco o Discovery fica mais ágil e esportivo. O bloco faz com ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7.1 segundos. Emprestado do Jaguar F Type, ele está disponível para todas as versões e custa R$ 5,000 a menos do que o propulsor a diesel.
O câmbio é automático de oito velocidades em todas as versões, e tração obviamente é 4X4. O Discovery conta com a última geração do sistema Terrain Response, com diferentes modos de condução, ela ajusta a direção, câmbio, a tração e até o chassi de modo automático a diferentes tipos de solo (o motorista também pode escolher de forma manual os ajustes) o Terrain Response possui as seguintes funções: “Direção geral”, “grama/cascalho/neve”, “lama/buracos”, “areia e pedras”, ainda falando de capacidade off-road há o sistema All-Terrei Progress Control (ATPC) um piloto automático para condições extremas, que mantém o carro em movimento em velocidade programada entre 2 km/h a 30 km/h, permitindo ao motorista manter toda a atenção nos obstáculos no caminho.
Nessa nova geração o SUV manteve sua incrível capacidade fora de estrada, ele é considerado o jipe mais off-road da Land Rover, capaz de enfrentar qualquer tipo de terreno das dunas do deserto a neve, tanto é que segundo a Land Rover o modelo pode até encarar trechos alagados como pequenos rios com profundidade de até 90 centímetros, o carro conta inclusive com um sistema eletrônico que indica em tempo real a profundidade do trecho em que o carro atravessa. O novo modelo também foi altamente testado em diferentes tipos de condições.
Preço:
Equipamentos
Outro ponto negativo é o preço que ficou estratosférico no novo modelo Discovery. Ao todo serão de início quatro versões, a SE, HSE e HSE Luxury e First Edition, todas já comercializadas em pré-venda.
A primeira sai por R$ 363,000 e entre os destaques vem com ar condicionado dual zone, central multimídia com tela touch screen de oito polegadas, suspensão ar ar eletrônica, rodas aro 19, faróis Full LED com acendimento automático, sensores de chuva, controles eletrônicos para subidas, descidas, de tração, e estabilidade, bancos em couro, banco do motorista com ajustes elétricos e 10 posições, airbags laterais e do tipo cortina, sistema de som com 250w e 10 alto falantes.
Enquanto a intermediária HSE, adiciona ar condicionado com três zonas de temperaturas individuais, acabamento interno em madeira, central multimídia com painel de 10.2 polegadas (InControl Touch Pro), som com 380w 10 alto falantes e sub-woofer, rodas aro aro 20, e porta-malas elétrico e sai pela bagatela de R$ 389,000.
Em seguida há a top de linha HSE Luxury (R$ 429,000) que adiciona ainda teto solar panorâmico, rodas aro 20, além de bancos forrados com couro do tipo Windsor, bancos dianteiros climatizados e com 14 ajustes elétricos e memória, iluminação interna configurável, câmeras de visão 360 graus, porta-mala com abertura por gestos, sistema de som premium Meridian Surround Digital com 825W e nada menos do que 14 alto-falantes e até mesmo uma pequena geladeira no console central.
Por fim há a edição especial limitada First Edition, que custa R$ 469,000 e traz acessórios exclusivos, como partes da carroceria pintadas em preto Narvik Black, rodas de liga leve exclusivas aro 21, além de três opções de pintura que contrastam com o teto pintado de preto, Terrain Response 2, All Terrain progress Control, Active Key, 7 lugares, volante com aquecimento, monitor de fadiga do motorista, assistente de manutenção na faixa de rolagem, park-assist, monitor de pontos cegos com detecção de trafego de ré, além do Active Key uma especie de pulseira eletrônica que destrava as portas do carro, entre outros mimos.
Apenas 55 exemplares do Discovery First serão importados para o Brasil.
Entre os opcionais para todas as versões (com exceção da First Edition) estão itens como a terceira fileira de bancos – 7 lugares, teto solar panorâmico – disponível para as versões de entrada, piloto automático adaptativo inteligente – que mantém uma distância segura do veículo à frente e rodas aro 22.
No Brasil seus rivais diretos serão, Jaguar F-Pace, BMW X5, Audi Q7 e Porsche Macan.
Abaixo os preços e versões do novo Discovery 2018
SE – R$ 363 mil
HSE – R$ 389 mil
HSE Luxury – R$ 429 mil
First Edition- R$ 469 mil