A Fiat divulgou nesta semana, todas as versões e preços da nova Strada 2021, a geração totalmente nova da picape compacta mais vendida do Brasil, chegará as revendas agora no mês de julho, em cinco versões, duas opções de carroceria cabine simples ou dupla, além de duas opções de motores, o antigo 1.4 fire e o moderno 1.3 Firefly. Os preços da nova Fiat Strada 2021 partem de R$ 63.590 na versão de entrada Endurance cabine simples e vai até R$ 79.990 na opção top de linha Volcano, cabine dupla.
Índice desta matéria
Um resumo sobre a nova geração da Strada…
Esta é a primeira mudança completa que a Fiat Strada sofre em seus 22 anos de história, ou seja, pela primeira vez a picape abandonou a base antigo do Palio lá de 1996, para agora ser montado sobre uma nova e mais moderna plataforma, chamada de MPP ela é um “mix” do Mobi, Argo e Uno e Fiorino, esta nova plataforma foi desenvolvida especialmente para a nova Strada.
A nova plataforma, permitiu a Fiat ampliar consideravelmente o tamanho da carroceria da nova Strada 2021, o comprimento aumentou em 5 cm, passando agora para 4,48 metros na versão cabine dupla e 4,47 m na cabine simples, a largura também aumentou 5 cm, passando para 1,73 metros, a distância entre-eixos foi aumentada em 2 cm, sendo agora de 2,73 metros, enquanto que a altura da Fiat Strada permaneceu a mesma, 1,60 metros.
Além do porte mais robusto, que deixou o visual da nova Strada, quase que uma mini Toro, as capacidades da Fiat Strada 2021 estão melhores do que na geração anterior, principalmente na versão cabine dupla, enquanto que a geração anterior levava na caçamba 584 litros, o novo modelo acomodará 844 litros, enquanto que na versão cabine simples a caçamba passou de 1220 para 1354 litros.
Porém como a base do conjunto de suspensão foi mantido praticamente o mesmo da geração anterior, a capacidade de carga permaneceu em 650 kg na versão cabine dupla e foi aumentada em apenas 15 kg na configuração cabine simples, passando para 720 kg, contra 705 kg do modelo anterior.
Para quem for andar além do asfalto, a capacidades off-road melhoraram, agora o Strada ficou mais alta em relação ao solo, tendo 21,4 cm (é cerca de 1,5 mais elevada que a VW Saveiro), além de ângulo de entrada de 24 graus e 28 graus de saída, os maiores da categoria, ou seja, dificilmente a Strada raspará em alguma rampa.
Agora a Strada Cabine dupla leva 5
Graças a nova e maior carroceria, a Fiat conseguiu sanar um dos maiores problemas da geração anterior cabine dupla, o espaço no banco traseiro, agora a Strada cabine dupla levará oficialmente 5 ocupantes, sendo que o espaço para as pernas e ombros no banco traseiro foi ampliado consideravelmente.
Há soluções curiosas no interior da versão cabine dupla, como a elevação do banco traseiro em 10 cm em relação ao dianteiro, além do teto 4,2 cm mais elevado na porção traseira sobre as cabeças, outro detalhe importante que pode passar despercebido é o fato da Nova Strada Cabine Dupla 2021 ter 4 portas, enquanto que a geração anterior tinha apenas 3, na verdade a porta-traseira tinha abertura ao contrário das portas dianteiras e existia apenas no lado do passageiro, as 4 portas devem tornar a vida no dia a dia na Strada muito mais pratica e confortável.
Motores da nova Strada serão 1.4 e 1.3
Para quem gostava do potente motor 1.8 na Strada, poderá se decepcionar um pouco com os motores usados nesta nova geração, a Fiat Strada chegará as lojas tendo apenas a opção do já antigo e ultrapassado motor 1.4 Fire flex que rende modestos 85 cv com gasolina ou 88 cv de potência e 12,5 kgfm de torque, já usado pelas versões de entrada da geração anterior da Strada, este bloco será usado apenas pelas versões de entrada Endurance, cabine simples e cabine dupla.
As versões intermediária Freedom e a top Volcano virão com o moderno 1.3 Firefly aspirado, 4 cilindros, que desenvolve 101 cv com gasolina ou 109 cv com etanol, com um torque de 13,7 kgfm na gasolina e 14,2 kgfm com etanol. Lembrando que o antigo bloco 1.8 foi retirado de linha, ele tinha até 137 cv de potência. A Fiat já descartou a presença de motores turbos na Strada.
Para quem busca conforto, por enquanto a Fiat não tem previsão de lançar uma versão automática da nova Strada, todas as versões da nova picape virão com o tradicional câmbio manual de cinco marchas, esta pode ser uma das grandes mancadas da picape, principalmente nas versões mais caras, já que as transmissões automáticas estão cada vez mais populares no país nos dias atuais.
Há rumores que a Fiat poderá instalar futuramente um câmbio automático CVT na Strada, porém ainda não há confirmação nem data para que isso ocorra.
Design da nova Strada agrada….
O estilo da nova Fiat Strada agrada bastante, a picape ficou com um visual bastante agressivo e bonito, apesar dela ser uma espécie de quebra cabeças, montado com outras partes de carros Fiat, como por exemplo os faróis lembram os dos Argo, as portas também apesar e não parecer também exatamente as mesmas do Mobi, o para-brisa é o mesmo do Uno, enquanto que as lanternas traseiras lembram bastante as da picape Toro.
Apesar disso a Strada conta com uma certa personalidade própria, o desenho do para-choque frontal, grade e do capô, são bem legais e conferem um perfil musculoso ao carro, principalmente nas versões mais caras, que têm um acabamento mais caprichado.
Interior decepciona pelo acabamento e visual…
O interior da Strada també mudou radicalmente, e podemos dizer que há acertos e erros, a cabine da nova Strada pega emprestados vários elementos do Mobi e do Uno, como as saídas de ar, o desenho do console central e os mostradores do painel de instrumentos, até ai tudo bem já que o desenho não ficou feio, o problema está no acabamento.
Esta economia por parte da Fiat em não fazer um painel 100% novo, também afeitou o acabamento, e deixou a nova Strada com uma cabine de aparência de carro popular ou de trabalho, já que o acabamento é pobre, cheio de plástico duro no painel e nas portas, não há tecido nas portas, nem mesmo na versão top de linha Volcano, que custa R$ 80 mil, em outras palavras a sensação é de você estar dentro da versão de entrada do Uno ou Mobi, um detalhe que minimiza esta aparência de carro simples é o teto que é forrado em tecido preto em todas as versões.
Versões preços e equipamentos…
A nova Fiat Strada 2021 chega com três versões de acabamento, Endurance, Freedom e Volcano, sendo que as duas primeiras (Endurance e Freedom) terão opção de cabine simples ou dupla, enquanto que a configuração Volcano, terá apenas cabine dupla. Confira abaixo o conteúdo e preços de cada uma das versões da nova Strada.
Strada Endurance 1.4 R$ 63.590 (cabine dupla R$ 74.990)
A versão mais barata da Strada é bastante básica, vem de série apenas com ar-condicionado, direção hidráulica, rodas em aço aro 15 com pneus 195/65 R15, além de um pacote de segurança com itens interessantes como controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em ladeiras e airbags laterais na versão cabine dupla. Visualmente ela conta com para-choques, retrovisores e maçanetas sem pintura, o que a deixa com uma aparência de carro de frota ou comercial.
Como opcionais a versão de entrada Endurance da nova Strada, poderá vir com o Pack Worker por R$ 2.500, ele agrega a picape vidros e travas elétricas, alarme, banco do motorista com ajuste de altura e break light. Ainda como opcionais há o pacote Pack Áudio por R$ 1500, que coloca na picape rádio com MP3 e Bluetooth, além de comandos no volante, e o Pack Multi-mídia, este ofertado por R$ 3.500 e agrega ao carro sistema multi-mídia com tela touch de 7 polegadas Uconnect, painel de instrumentos com display digital de 3,5 polegadas, sensor de ré e câmera traseira, este último é um recurso basante útil em uma picape.
Strada Freedom 1.3 R$ 69.490 (R$ 77.990 com cabine dupla)
A versão Freedom já vem com o motor mais potente e moderno 1.3 de 109 cv, troca a direção hidráulica pela elétrica, já traz itens de conforto como vidros dianteiros e retrovisores elétricos, banco do motorista com ajuste de altura, volante multi-funcional, sistema de som, alarme, painel de instrumentos com display digital de 3,5 polegadas e sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
O exterior da versão Freedom vem com faróis de neblina, para-choques, maçanetas e retrovisores pintados na cor do veículo, rodas de liga leve aro 15 e break light.
Como opcional a versão Freedom da nova Fiat Strada virá com o pacote TECH, ao custo de R$ 2.990, ele coloca no carro sistema multi-mídia com tela touch de 7 polegadas, sensor e câmera de ré.
Strada Volcano 1.3 R$ 79.990
Além de todos os itens já citados, a versão top de linha da nova Strada, a Volcano, que tem preço promocional de lançamento de R$ 80 mil, conta com um pacote de itens muito interessante, já vem com sistema multi-mídia, duas entradas USB, faróis Full LED com LED diurnos, vidros elétricos também nas portas traseiras, bancos com revestimentos híbrido com partes em couro e em tecido, volante revestido em couro, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, capota marítma, rack no teto, além de pneus maiores de uso misto 205/60 R15. Como opcional há apenas rodas aro 16. Lembrando que a versão Volcano substituíra a famosa versão Adventure.
Uma resposta
gostei muito