A Nova Ranger 2023, um dos lançamentos mais aguardados da Ford nos últimos anos, acaba de ser revelado oficialmente, a marca apresentou ao mundo nessa última quinta-feira (24 de novembro de 2021) a picape que foi inteiramente renovada, ela traz como destaque o seu visual, uma cabine melhor acabada e mais tecnológica, além de opções de motores diesel mais potentes, que devem ir até 250 cv. Porém apesar de estar sendo apresentada agora, a nova Ranger começará a ser produzida apenas em 2022 e chegará ao Brasil somente em 2023.
Índice desta matéria
A Ford Ranger 2023 representa um salto robusto em relação a atual geração que havia sido lançada em 2016, a picape subiu de nível em todos os aspectos, foi praticamente refeita de para-choque a para-choque, este projeto foi liderado pela equipe da Ford lá da Austrália, porém curiosamente o modelo não será produzido por lá, de acordo com a Ford a nova Ranger será montada apenas na Tailândia, África do Sul e na Argentina, apesar disso o modelo será global tendo previsão de ser vendido em mais de 180 países.
De acordo com a Ford, foram feitos vários workshops e entrevistas ao redor do mundo, a fabricante ouviu mais de 5.000 donos de Ford Ranger para saber o que era necessário melhorar na nova geração da picape.
Visualmente a Ranger está mais robusta e imponente em sua linha 2023, a picape recebeu linhas inspiradas na atual geração da Ford F-150 (a picape mais vendida da marca no mercado norte-americano). Na dianteira chama atenção o estilo dos faróis em formato de “C”, que contam com iluminação Full-LED com tecnologia Matriz (capaz de se ajustar de acordo com a luminosidade do ambiente).
A grade frontal agora invade os faróis e está maior em relação a geração passada. Ainda na dianteira o para-choque ficou com um perfil mais robusto e imponente tendo maior projeção para fora, enquanto o capô ficou mais alto e ganhou novos vincos, também inspirados na F-150, soluções de estilo que deixaram a Ford Ranger 2023 com um porte maior e mais imponente em relação a geração passada.
De perfil a picape ganhou um um estilo mais limpo e também mais volumoso, as caixas de rodas ficaram maiores, nas versões mais caras as rodas serão de 20 polegadas.
Já na traseira da Ford Ranger 2023 se destaca o conjunto de lanternas, que nas versões mais caras serão compostas por luzes 100% em LED, elas invadem as laterais da carroceria, estas lanternas lembram bastante as lanternas da Ford F-150. A tampa da caçamba agora traz o nome RANGER escrito em baixo relevo em sua parte inferior.
Há soluções interessantes com relação a caçamba, como um degrau externo próximo ao para-choque traseiro para facilitar o acesso ao compartimento de carga, há novos pontos de ganhos e espaços inteligentes na caçamba e na própria tampa, permitindo por exemplo fixar suportes, ferramentas, ou colocar divisões e pontos de apoio de carga na caçamba, há ainda a possibilidade do dono equipar a picape opcionalmente com uma espécie de gerador elétrico de corrente alternada com 400 volts, que disponibiliza eletricidade em uma tomada na caçamba, podendo por exemplo ligar ferramentas ou equipamentos elétricos ao ar-livre, um recurso bastante útil também para quem gosta de acampar.
O chassi da Ranger foi modificado nesta nova geração 2023, a distância entre-eixos foi ampliada em 0,5 cm, assim como a largura dos eixos que ficaram 0,5 cm mais largos. Além disso, graças ao novo tipo de aço estrutural “Hydro Formed” com braços mais estreitos, há maior espaço na dianteira e na traseira do chassi da Ranger, por exemplo há mais espaço no compartimento do motor, o que pode permitir a Ranger no futuro receber novas opções de motorização, como híbrida ou até mesmo elétrica, além disso, esta nova soluções no chassi na dianteira, proporcionam aberturas de ar maiores para ajudar a refrigerar o motor e ainda promete diminuir o peso e melhorar a estabilidade da Ranger.
Inicialmente a nova Ford Ranger 2023 chegará ao mercado em três configurações: XLT, Sport e WildTrack (foto acima), cada uma delas possui uma proposta distinta e conta com elementos visuais exclusivos, a XLT é mais voltada para empresas e transporte de cargas, tem visual mais simples sem detalhes cromados e LEDs nos faróis, além de contar com opção de cabine simples.
Já a Sport (foto abaixo) é voltada para o consumidor em geral, tem um acabamento um pouco mais detalhado com grade e detalhes cromados, além de já vir com faróis Full LED, interior com várias tecnologias.
Enquanto a versão mais cara WildTrack (foto abaixo) aposta em design off-road e mais elaborado, trazendo por exemplo protetor de cárter de alumínio, detalhes como grade e retrovisores em preto brilhante, santo Antônio na caçamba, rodas aro 20 e um interior mais requintado com acabamento em couro e tecnologias como painel digital.
O interior da Ranger também foi todo reestilizado e mudou radicalmente, o acabamento pobre com excesso de plástico que era um dos principais pontos negativos da geração passada, foi consideravelmente melhorado neste novo modelo. A cabine traz um painel muito mais bonito aos olhos, com saídas de ar maiores e na posição vertical, além de um acabamento mais sofisticado, trazendo materiais de melhor textura e aparência, como por exemplo, há plástico macio ao toque e apliques em couro na parte superior do painel, além de apliques em alumínio na parte inferior das portas, console e volante.
Porém o que chama mais atenção é a nova tecnologia embarcada na Ranger 2023, o cluster agora é 100% digital tendo tela de 12 polegadas, enquanto que ao centro no painel há uma tela de 10.1 polegadas ou 12.1 polegadas, localizada em pé, esta multimídia é equipada com quarta geração do sistema SYNC da Ford, traz diversas funcionalidades como internet 4G, o sistema FordPass Connect que conta com funções remotas comandadas através do celular do dono, além da possibilidade de dividir a tela da multimídia em três funções simultâneas como GPS, sistema de som e ar-condicionado, Ainda através da tela gigante da multimídia é possível alterar algumas configurações de rodagem do carro.
Um dos destaques no interior da nova Ranger é a multimídia com tela de 12.3 polegadas posicionada em pé no painelAinda falando em tecnologia embarcada, dependendo da versão a Ranger conta agora com até 6 modos de condução, inclusive um modo próprio para off-road, cada um destes modos altera parâmetros como o peso da direção, resposta do acelerador, potência do motor, auxílios de condução e gerenciamento da tração, cada um destes modos podem ser selecionados por um botão giratório no console central.
A gama de equipamentos disponíveis para a Ford Ranger foi recheada com uma série de novos itens, como modem de internet 4G com Wi-Fi à bordo, sistema de câmeras de 360 graus com detecção de pontos cegos, sistema de iluminação ambiente por LEDs com cores configuráveis, freio de estacionamento eletrônico por botão, carregador wireless para smartphones, ar-condicionado digital dual zone, além de novos bancos em couro com maior conforto, o volante ficou mais sofisticado e traz novos botões, enquanto a alavanca de câmbio ficou menor e mais estilosa, além de ter engates mais leve, já que agora a transmissão é do tipo eletrônica.
A gama de motores da Nova Ford Ranger 2023 terá por enquanto apenas blocos à diesel, começando pelo 2.0 diesel 4 cilindros, turbo ou bi-turbo, além de um V6 turbo 3.0L, a potência oficial dos motores ainda não foram divulgadas pela Ford, porém…
Tendo em vista os blocos dieselque a Ford possui atualmente no mercado mundial, o 2.0 aspirado deve ter algo em torno dos 170 cv de potência e 40 kgfm de torque, já o 2.0 bi-turbo que deve equipar a grande maioria das versões deve gerar em torno dos 215 cv de potência e 50 kgfm de torque, ambos os motores com tecnologia ECOBLUE para reduzir o nível de emissão.
Enquanto que o motor 3.0 V6 deve ser emprestado da F-150 americana, ou seja, o 3.0 diesel, V6, Power Stroke com 254 cv de potência e 59.6 kgfm de torque, este motor diesel V6 deve ser restrito apenas para alguns mercados e deve estar presente também na nova Volkswagen Amarok 2023. Ainda não sabemos se ele estará disponível aqui no Brasil.
Com relação ao câmbio, a nova Ranger 2023 virá equipada na maioria de suas versões com um novo câmbio automático de 10 velocidades, enquanto apenas as versões mais baratas terão a opção do câmbio manual de seis marchas. Há duas opções de tração, 4×2 traseira ou 4X4 com tecnologia “shift on the fly”, que permite escolher entre tração 4×2, 4×4 automática com distribuição de acordo com a necessidade ou 4×4 reduzida, mesmo com o carro em movimento.
Infelizmente a Ford Ranger 2023 deve ter preços muitos mais salgados em relação ao modelo atual, com a chegada da picape compacta Ford Maverick no próximo ano em vários mercados, inclusive aqui no Brasil, a Ranger então será reposicionada em um segmento superior ao modelo atual, sua versão de entrada deve custar na faixa dos R$ 250.000, enquanto a top de linha vai passar fácil dos R$ 300.000.
A previsão da Ford é começar as vendas da nova Ranger em alguns mercados como Ásia, Oceania e África do Sul a partir do primeiro semestre de 2022, após isso a nova Ranger deve chegar a Europa no final de 2022, com previsão de entrega das primeiras unidades somente para 2023, enquanto que no Brasil a picape deve começar a ser montada lá na Argentina apenas em 2023 e de lá será trazida ao Brasil, ou seja, vai demorar um tempinho até termos a nova Ranger em solo brasileiro.
Lembrado que a Ranger brasileira é produzida na Argentina, a Ford já está investindo uma grana pesada na modernização da fábrica de General Pacheco para passar a montar esta nova geração. Um detalhe interessante é que a nova Volkswagen Amarok não será montada na Argentina, a Volkswagen e a Ford aqui da América Latina a principio não entraram em um acordo para a produção da nova geração da Amarok por aqui.
Por enquanto a nova Volkswagen Amarok 2023, modelo que está sendo desenvolvido sobre a plataforma da nova Ford Ranger, deve ser produzida apenas lá na África do Sul.
A Ford está vivendo uma fase complicada na Europa, com a aposentadoria do Fiesta e…
A Toyota está lançando a linha 2025 da Hilux no Brasil com preços que vão…
Se você quiser saber como foi a década passada em relação aos carros eu recomendaria…
A Porsche está lançando essa semana no Brasil o Novo Macan 2025 100% elétrico. Disponível…
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários