A Porsche esta trazendo para o mercado brasileiro, a nova geração do SUV Cayenne, o modelo que foi totalmente renovado na Europa no ano passado, chega trazendo importantes melhorias, no chassi, carroceria, motor e no interior. No Brasil a Cayenne 2019 chega com três versões, e preços partindo de R$ 423 mil na versão de entrada com motor de 340 cv e indo até R$ 733.000 na configuração Turbo com 550 cv.
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Nova plataforma e carroceria maior…
Esta é a terceira geração da Porsche Cayenne, a primeira foi lançada em 2002 e ficou no mercado até 2010, a segunda foi lançada em 2010, permanecendo no mercado até 2017. E o modelo atual foi apresentado na Europa em setembro de 2017, porém já como modelo 2019.
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Apesar de visualmente não parecer, a terceira geração da Porsche Cayenne traz tudo novo, agora a Cayenne passou a ser montada sobre a nova plataforma mudular MLB do grupo Volkswagen, a mesma usada por modelos como Porsche Macan, Audi Q5, Audi Q8, Bentley Bentayga, Lamborghini Urus e o novo VW Toaureg.
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Graças à nova plataforma, o Porsche Cayenne 2019 é 6.3 cm maior, tendo um comprimento total de 4.92 metros, porém a distância entre-eixos permaneceu em 2.89 metros, já altura do teto foi reduzida em cerca de 1 cm, e a largura permaneceu a mesma, 1.98 metros.
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Carroceria mais leve…
Apesar de ser maior, a nova carroceria da Cayenne é mais leve que a anterior. Somente a carroceria é 135 kg mais leve comparada com a anterior, porém, como o carro ganhou novos equipamentos, a redução do peso total não foi tão radical, na versão S, por exemplo, a Cayenne 2019 é 65 kg mais leve comparado a geração anterior, lançada em 2010, agora se comparada com a primeira geração de 2002, o novo modelo 2019, é nada menos do que 225 kg mais leve.
Graças a carroceria mais comprida, a Cayanne ficou mais espaçosa, principalmente no banco traseiro e no porta-malas, que ganhou 100 litros extras em sua capacidade de carga, que agora é de ótimos 770 litros.
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Novo visual sem abrir mão das origens…
Nesta nova geração a Porsche optou apenas por fazer retoques sutis no visual da Cayenne, o modelo se manteve fiel ao estilo da geração anterior, trazendo apenas retoques como novos faróis que incorporaram tecnologias como iluminação com luzes Matriz, com ajuste a laser e 84 pontos luminosos. As tomadas de ar do para-choque, que ficara maiores e mais agressivas – principalmente na versão turbo – foto acima, estas novas grades são ativas, elas contam com flaps controlados de forma automática, podendo abrir quando é necessário maior refrigeração do motor e fecha para diminuir o arrasto, quando não é necessário tanto ar.
A mudança maior em termos de design da nova Porsche Cayenne 2019, talvez seja o desenho da traseira, que traz novas lanternas, mais finas e estilosas, com luzes LEDs e efeito 3D, elas agora cortam a traseira da Cayenne de um lado ao outro e foram inspiradas no famoso Porsche 911.
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Interior…
Do lado de dentro, tudo praticamente é novo, a Porsche Cayenne 2019 apresenta um painel redesenhado, mais bem acabado e equipado, destaque para a o sistema multimídia PCM com tela larga de 12.3 polegadas, o carro também incorporou um novo painel de instrumentos com duas telas digitais configuráveis de 7 polegadas de alta resolução – porém ao centro ainda permaneceu o conta-giros analógico tradicional, o que deve agradar os fãs mais puristas.
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A cabine da Cayenne tem agora menor quantidade de botões, sendo que o os botões do console agora são do tipo touch screen, e há inéditas opções de acabamento.
Outro detalhe interessante e nostálgico é o relógio analógico e digital, posicionado no topo do painel, que tem visual retro, inspirado nos antigos velocímetros, no relógio do Porsche é dado ênfase aos segundos, que conta com agulha em vermelho em destaque, enquanto a hora e mostrada de forma digital ao centro do relógio.
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Motores e câmbio…
Em termos de motorizações, também tudo novo no Porsche Cayenne 2019, o modelo vendido no Brasil terá três opções de blocos, todos turbos e a movidos a gasolina – porém apenas a versão mais forte V8 levará o Turbo no nome.
A opção mais mansa da nova Cayenne traz um V6, 3.0 litros, turbo, que desenvolve 340 cv de potência e 45.9 kgfm de torque, já na opção intermediária, Cayenne S, o Porsche estréia um peculiar motor 2.9 V6, bi-turbo com 440 cv de potência e 55 kgfm de torque, enquanto a versão mais cara e veloz, Cayenne Turbo, vem com um poderoso V8, com dois turbos, 550 cv de potência e 77 kgfm de torque.
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Novo câmbio Tiptronic S…
Todas as versões vêm equipadas com câmbio automático Tiptronic S, com oito velocidades, este câmbio possui dois modos de atuação: Normal e Sport, além de um ajuste próprio para a nova Cayenne e seus motores, a primeira marcha está mais curta, enquanto a oitava está mais longa, todas as versões da Cayenne atingem sua velocidade máxima na sexta marcha, sendo que a sétima e a oitava marcha, são apenas para ajudar a economizar combustível e tornar o funcionamento do motor mais suave, trabalhando em rotações menores, deixando a condução do carro mais silenciosa a bordo, o que é legal principalmente em viagens longas.
A tração em todas as versões é 4×4, com distribuição eletrônica da tração de forma automática entre as rodas dianteiras e traseiras.
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Desempenho…
A versão de entrada da nova Porsche Cayenne 2019 com seus 340 cv vai de 0 a 100 km/h em 6.2 segundos (5.9 com o pacote opcional Sport Chronos), já a opção intermediária Cayenne S com 440 cv vai de 0 a 100 km/h em 5.2 segundos (4.9 com o pacote Sport Chronos), ambas tem velocidade máxima de 245 km/h.
Por fim a versão Cayenne Turbo com seu V8 de 550 cv, vai de 0 a 100 km/h em apenas 4.1 segundos (3.9 segundos com o pacote Sport Chronos), e tem velocidade máxima de 286 km/h.
Consumo…
Não que o consumo de combustível seja algo importante em um SUV de alto desempenho, mas a Porsche se orgulha de ter deixado a Cayenne menos beberrona nesta nova geração, a versão intermediária Cayenne S, com seu motor seis cilindros de 440 cv, tem consumo médio combinado (estrada/cidade) entre 10.6 km/l, nada mau para carro que pesa quase 2 toneladas.
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Equipamentos, eixo traseiro que também vira, e ela quase anda sozinha…
Na linha 2019 a Porsche Cayenne também está mais tecnológica, o modelo passou a contar com novas tecnologias de desempenho e segurança, como o eixo traseiro que também vira, em baixas velocidades, as rodas traseiras viram em direção oposta as rodas dianteiras, para facilitar as manobras, já em velocidades maiores (acima dos 80 km/h), as rodas traseiras, acompanha a direção das rodas dianteiras, para melhorar o comportamento do carro em curvas.
Outras novidades são o controle de chassi ativo e suspensão a ar, adaptativa ajustável com três câmeras, o aerofólio traseiro ativo que se ergue em altas velocidades, todos os itens presentes de série na versão Turbo.
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Outra atração tecnológica são os novos sistemas de auxilio de condução, com piloto automático inteligente, capaz de manter uma distância segura do veículo à frente, e na cidade seguir o carro da frente no transito, acelerando e freando de forma autônoma, há ainda Park Assist que praticamente estaciona a Cayenne sozinha, monitoramento de pontos cegos, auxilio para manter o carro na faixa de rolagem, reconhecimento de placas de transito e visão noturna com câmera termográfica, lembrando que grande parte destes equipamentos são opcionais nas versões mais baratas.
Pneus maiores na traseira…
As rodas da nova Porsche Cayenne no Brasil são aro 20 ou 21, e pela primeira vez a Cayenne passou a usar pneus com medidas diferentes na dianteira e na traseira, assim como acontece com carros superesportivos como o próprio Porsche 911, as medidas no caso dos aros 20 são 275/45 na dianteira e 305/40 na traseira (mais largo e baixo), enquanto as versões equipadas com rodas aro 21 têm pneus 285/40 na frente, e mais largos 315/35 na traseira, estes pneus traseiros tem nada menos do que 31 cm de largura.
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Com nada menos do que 770.000 unidades vendidas em todo o mundo, desde o lançamento da primeira geração em 2002, a Cayenne é um dos Porsches mais vendidos da história.
Cayenne 3.0 V6 330 cv R$ 423.000
Cayenne S 2.9 V6 bi-turbo 440 cv R$ 523.000
Cayenne Turbo V8 550 cv R$ 733.00
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