A Honda começou nessa semana no Brasil a pré-venda da nova CB 1000R 2019, a naked de alto desempenho chega ao país custando a bagatela de R$ 58.690, trazendo uma série de evoluções, do visual totalmente renovado, a um novo chassi mono-trave e novas suspensão da fabricante Showa.
Índice desta matéria
CB 1000 R 2019 é totalmente nova
A CB 1000R 2019 é um modelo totalmente novo, esqueça qualquer comparação com a antiga CB 1000 vendida no Brasil entre 2011 e 2016, que tinha o mesmo visual da sua irmã menor a CB 600F Hornet. A esportiva de 1000 cilindradas mudou da água para o vinho, enquanto o modelo anterior exibia o estilo tradicional de uma superbike, a nova CB 1000R 2019 adota uma proposta mais clássica com estilo retro. Baseado no conceito Neo Sport Cafe, apresentada no Salão de Tóquio em 2017, a naked chama atenção pela suas linhas inspiradas nas antigas motos “cafe-racer” dos anos 1960. Os faróis com LED e DRL dá um toque de modernidade ao conjunto (foto abaixo), as lanternas traseira também são em LED.
Motor de 144 cv
A Nova CB 1000R é para quem busca um moto com estilo retrô e impactante, porém sem abrir mão de um desempenho de tirar o fôlego, em sua nova geração o modelo traz um motor tetra-cilíndrico (4 cilindros em linha) com cilindrada de 998 cm³, emprestado da famosa CBR 1000RR Fireblade, o bloco desenvolve incríveis 144 CV de potência a 10.500 rpm e 10.4 kgfm de torque a 8.250 rpm, um ganho de 20 CV em relação ao motor da sua antecessora.
Clique na imagem para ampliar
130 km/h na terceira marcha…
O câmbio segue manual de seis marchas, com transmissão por corrente e embreagem deslizante com acionamento hidráulico, há recursos como “shift-light”, uma luz que acende indicando a hora exata de se fazer as trocas de marchas, de acordo com a Honda este câmbio de seis marchas foi modificado em relação a Fireblade 1000RR, ele tem relações mais curtas na três primeiras marchas, ela chega aos 130 km/h mais rápida e em terceira marcha.
Mais potência e menos peso é igual a mais velocidade
Além de ter ficado mais potente, graças a um inédito chassi monotrave, com suspensão esportiva feita pela fabricante Showa, o peso da CB 1000R foi reduzido em cerca de 12 kg, passando para 199 kg (peso seco sem contar combustível), com isso ele terá uma relação peso-potência semelhante a das superesportivas mais velozes do planeta, são 1,4 kg/cv (cada cavalo do motor tem a missão de empurrar apenas 1,4 kg), o que na pratica deixa a motocicleta muito mais veloz em acelerações, além de mais ágil de ser pilotada.
Auxílios eletrônicos para domar a CB 1000 R 2019
Outro diferencial da nova Honda CB 1000 R 2019 está na possibilidade de escolher entre quatro modos de mapeamento eletrônico do motor para controlar a potência que chegará as rodas, além de ajustar também a atuação do controle de tração (HSTC) e do freio-motor (EB). Chamados de “Riding Modes” modos de pilotagem são: SPORT (potência plena 144 cv, pouca ação do HSTC e do EB), STANDARD (todos os ajustes e regulagens estão em um nível intermediário), RAIN – chuva (a potência é limitada, e ação do HSTC e do EB é elevada) e finalmente o modo USER, permite que o piloto configure ao seu gosto o nível de potência entregue pelo motor, a atuação do controle de tração e do freio motor. Lembrando que a escolha do motor de condução é feita através de um botão no punho esquerdo do guidão, e o modo escolhido aparece no display do painel.
Completam o panorama técnico da nova CB 1000 R 2019 as suspensões totalmente reguláveis, além de enormes freios a disco com 310 mm de diâmetro cada, mordido por pinças de alta performance com 4 pistões. Já na traseira há um disco único mordido por uma pinça de 2 pistões, claro o freio contam com ABS.
Preço de R$ 58.690…
No Brasil a Honda CB 1000R 2019 custará R$ 58.690, irá rivalizar com outras motos dos sonhos, como a BMW S 1000 R (R$ 63,600), Ducati Monster 1200 S (R$ 59,900), Suzuki GSX-S 1000 (R$ 47,300), além Yamaha MT-09 (R$ 40,800). A CB 1000 R 2019 é uma moto para quem busca algo diferenciado (tanto em termo de estilo quanto em potência) e está disposto a pagar caro por isso.
Em comparação com a CBR 1000RR Fireblade (R$ 69.990), a nova CB 1000 R será cerca de R$ 11 mil mais barata.
Ela começa a ser entregue em abril
Com dissemos no primeiro paragrafo a naked CB 1000R 2019 já está pré-venda no Brasil, as primeiras unidades só serão entregues aos compradores em abril, data também na qual a novidade chegará as lojas da Honda e começa a venda ao público em geral. Os interessados em comprar a nova CB 1000 R 2019 neste período de pré-venda, terão que formalizar o interesse em uma concessionária Honda e deixar um adiantamento.
Cores e garantia…
A nova CB 1000R 2019 chega ao Brasil com duas opções de cores: vermelho metálico e preto perolizado, a Honda oferecerá garantia total de fábrica de 3 anos sem limite de quilometragem, além do Honda Assistence, com auxilio 24 horas em todo o Brasil e na América do Sul.
Clique na imagem para ampliar
Confira abaixo a ficha técnica da Honda CB 1000R 2019:
Motor:
Tipo: DOHC, Quatro cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida.
Cilindrada: 998,4 cc
Potência Máxima: 141,4 CV a 10500 rpm
Torque Máximo: 100 N.m a 8000 rpm
Câmbio: 6 velocidades.
Sistema de Partida: Elétrico
Diâmetro x Curso: 75,0 x 56,5 mm
Relação de Compressão: 11.6 : 1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica, PGM FI
Combustível: Gasolina
Sistema elétrico:
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V – 8.6 Ah (10H)
Farol: LED
Lanterna: LED
Dimensões:
Comprimento x Largura x Altura: 2117 x 789 x 1094 mm
Distância entre eixos: 1452 mm
Distância mínima do solo: 138 mm
Altura do assento: 830 mm
Peso Seco: 199 kg
Óleo do Motor: 3,6 l. (2,7 litro p/ troca)
Tanque de Combustível: 16,1 litros
Chassi:
Tipo: Diamond Frame
Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico / 120 mm
Suspensão Traseira/Curso: Mono-Shock / 131 mm
Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco/ 310 mm
Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 256 mm
Pneu Dianteiro: 120/70ZR 17M/C (58W)
Pneu Traseiro: 190/55ZR 17M/C (75W)