A Honda XRE 190 2025 está chegando ao mercado agora em setembro completamente atualizada, a trail de baixa cilindrada ganhou novo visual inspirado em sua irmã maior a Sahara 300, o modelo ainda recebeu novo painel digital, tomada USB e uma atualização na suspensão dianteira. A Honda XRE 190 2025 tem preço partindo de R$ 22.060 na versão Standard ou R$ 22.496 na Adventure, ela se posiciona acima da Honda Bros 160 que na linha 2025 parte de R$ 20.490.
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Para quem não se lembra dela, a Honda XRE 190 foi lançada no Brasil em 2016, sendo que o modelo 2025 traz a primeira grande atualização no modelo. Seu desenho foi totalmente reformulado, o farol além de ter um novo desenho passa a vir também com iluminação total por LEDs, farol alto e baixo, inclusive os piscas são em LED..
As carenagens dianteiras, que no caso da linha XRE são fixas não acompanham a direção do guidão, elas ficaram maiores e mais envolventes adotando o mesmo padrão de desenho da Nova XRE Sahara 300. Realmente, a XRE 190 aparenta ser uma moto de maior cilindrada, agora o tanque de combustível é todo envolto por carenagens, que além de deixarem a motocicleta mais robusta, também ajudam a proteger o reservatório contra amassados em quedas.
A Honda também redesenhou a rabeta, assim como a lanterna, outra evolução é o banco em dois níveis, que promete melhor conforto para o piloto e garupa, além do escapamento que tem um novo desenho e um nível maior de proteção contra queimaduras.
A XRE 190 2025 passa a vir com um novo painel 100% digital, que é bastante completo, além de apresentar informações essenciais como velocímetro, marcador do nível de combustível e hodômetro total e parcial, tem também computador de bordo que informa o consumo instantâneo de combustível e autonomia restante no tanque, além de relógio e indicador de marcha engatada.
Assim como as outras motos da linha 2025 da Honda, como a Biz 2025 e a Bros 2025, a XRE 190 2025 também passa a vir de fábrica com uma tomada USB do tipo C, localizada entre o tanque de combustível e o guidão, ela permitirá ao piloto carregar o telefone durante a pilotagem.
A Honda reforçou a suspensão da XRE 190 2025, a trail recebeu tubos maiores na bengala dianteira, o diâmetro passou de 31 mm para 33 mm, tendo um curso total de 180 mm, porém a suspensão traseira não mudou, permanece um conjunto com mola e amortecedor central do tipo Mono Shock, com curso de 150 mm.
As rodas também mantiveram suas medidas, são aro 19 na dianteira com pneu 90/90 19M/C 52P, enquanto na traseira a roda tem 17 polegadas e é calçada por pneus 110/90 17M/C 60, ambas são em aço raiadas.
O sistema de freios também segue sem mudanças, a XRE 190 tem freios com ABS apenas na dianteira, sendo que na dianteira há um disco ventilado de 240 mm mordido por pinça de pistão duplo, enquanto na traseira há um disco ventilado de 220 mm com pistão comum de pinça única.
Com relação a motorização, a Honda XRE 190 manteve o já conhecido motor monocilíndrico, com refrigeração a ar e precisamente 184 cilindradas (não são 190 cv como o nome diz), este motor entrega 16 cv de potência e 1,6 kgfm de torque, lembrando que ela possui injeção eletrônica PGM-Fi FlexOne, ou seja, pode rodar tanto com etanol quanto com gasolina. O câmbio é manual de cinco marchas.
Em comparação com a Honda Bros 160, a XRE 190 tem cerca de 2 cv a mais de potência e 0,2 kgfm a mais de torque.
A Honda XRE 190 pesa 128 kg (sem contar combustível e óleo), o seu tanque de combustível tem capacidade para 12 litros, sendo destes 2,9 litros na reserva, o motor leva 1,2 litros de óleo (1 litro para troca), ela mede 2,07 m de comprimento, 82,1 cm de largura e 1,17 m de altura. a distância entre eixos é de 1,35 m, o vão livre em relação ao piso é de 24,3 cm, enquanto o assento fica a uma altura de 83,6 cm do chão.
A Honda XRE 190 2025 tem duas versões: Standard e a Adventure, basicamente, a diferença entre ambas é o visual, sendo que a Adventure tem um acabamento mais trabalhado, tendo opção de pintura única, cinza perolizado Pear Stark Gray, com detalhes no tanque e na dianteira em preto com grafismos na cor laranja, enquanto a versão Standard tem duas opções de cores, o vermelho perolizado Pearl Siena Red ou o azul metálico Mat Noturno Blue Metallic, sendo que em ambas as carenagens laterais são pintadas em prata e não tem grafismos coloridos.
A Honda XRE 190 praticamente não tem rivais diretos, poderíamos citar a Yamaha Crosser que parte de R$ 20.990, porém ela tem motor de 150 cilindradas e rivaliza com o Bros, ou ainda a Yamaha XTZ Lander 250, porém aqui já temos uma motocicleta de categoria superior com 250 cilindradas e preço mais salgado de R$ 26.290. Outra rival “teórica” da XRE 190 é a própria Honda Bros 160, que na versão com ABS custa R$ 21.390, menos de R$ 1.000 em relação a XRE.
A Honda XRE 190 ainda não agradou no mercado brasileiro, atualmente ela vende menos do que todas as principais trails nesta faixa de preço. De acordo com a FENABRAVE, a Honda Bros de janeiro até agosto de 2024 vendeu quase 105 mil unidades, a Yamaha XTZ Lander 250 vendeu 31.101 exemplares, a XRE 300 emplacou 30.641, por fim a Yamaha Crosser 150 vendeu 24.310 unidades e só ai aparece a XRE 190 com 19,830 unidades emplacadas até agosto, vamos ver se com estas melhorias as vendas da XRE 190 subam.
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