Uma das motos mais famosas do mercado voltou a vida, a Honda apresentou no inicio desse mês, a Nova Hornet 2023, a naked que fez bastante sucesso em todo planeta e foi descontinuada em 2013, está de volta em uma geração completamente nova, que deve vir ao Brasil no final de 2023, e ai será que o modelo manteve as qualidades que fizeram da Hornet um sucesso? Vamos descobrir.
Índice desta matéria
Batizada de CB750 Hornet 2023, o novo modelo tem preço de 7,990 euros (cerca de R$ 40.000) e chega equipado com um novo motor de dois cilindros em linha e 755 cilindradas.
Sim a Hornet trocou o famoso e parrudo motor 4 cilindros de 600 cilindradas, por um bloco menor, um pouco menos potente, porém mais econômico e com maior torque. A CB750 Hornet tem 92 cv, porém falaremos mais detalhadamente do motor ao final desta matéria.
O design é um dos ponto altos do projeto da Nova Hornet 2023, desenvolvido pelo estúdio de design da Honda em Roma, Itália, a naked traz elementos inspirados na antiga Hornet 600, o objetivo foi criar uma continuidade visual entre a nova geração e o modelo do passado.
Seu visual é simples, limpo e sem exageros, porém bastante robusto e imponente, possui traços angulosos e agressivos, que certamente vai fazer muitos pescoços virar ao ver ela passar nas ruas.
Uma das característica que chama atenção é o desenho do tanque de combustível, inspirado na asa de uma vespa (hornet em inglês).
Além disso, o quadro que é do tipo Diamond, fica exposto e é pintado em vermelho para chamar mais atenção, combinando com as bengalas da suspensão dianteira, que também são em vermelho, alias a suspensão da nova CB750 Hornet é feita pela renomada marca Showa, bastante famosa nas pistas de corrida.
Outra evolução da nova Honda Hornet 2023 é com relação a tecnologia embarcada, a iluminação dos faróis e lanterna é do tipo Full-LED, o painel de instrumentos é praticamente um sistema multimídia, conta com display digital em TFT colorido de última geração com 5 polegadas, é de fácil visualização e configurável.
O painel permite ao piloto controlar e monitorar a maior parte dos sistemas da moto, como controles de tração, mapa do motor, marcha engatada, e até mesmo saber o consumo de combustível em tempo real.
A nova Hornet 2023 traz ainda o “Honda Smartphone Voice Control”, recurso que permite conectar a moto com o smartphone do piloto, seja o smartphone com sistema operacional Android ou IOS, assim como a multimídia de um carro, os comandos do painel ficam no manete esquerdo do guidão.
É possível controlar por voz, através de um microfone Bluetooth instalado no capacete diversas funções do smartphone durante a pilotagem, sendo que para fazer chamadas basta falar o nome da pessoa, exemplo “ligar para: João”, é possível ainda ler mensagens de textos de aplicativos como WhatsApp, as mensagens de textos são convertidas em áudio, através do app Honda RoadSync.
Ainda por este aplicativo, é possível usar o GPS, e receber os comandos de navegação através de um sistema de áudio dentro do capacete, é possível fazer pesquisas de endereços por voz quando está pilotando, salvar até 5 lugares favoritos, sendo que as informações de navegação do GPS são informadas também por setas no painel de instrumentos.
Agora sim vamos detalhar a parte mais importante da Honda Hornet 2023, seu motor e desempenho. Para decepção de alguns, a Nova Honda Hornet 2023 é menos potente do que sua antecessora, porém calma saiba que ela evoluiu em vários aspectos.
Como dissemos no início, a Nova Hornet 2023 trocou o bloco quatro cilindros das gerações anteriores, em favor de um motor dois cilindros em linha, de acordo com dados de fábrica, este novo propulsor desenvolve 92 CV a 9.500 rpm e 7.65 kgfm de torque a 7.250 rpm.
Lembrando que no Brasil, a Hornet quando saiu de linha em 2013, contava com 102 CV e 6,5 kgfm de torque, ou seja, apesar de ter ficado cerca de 10 cv menos potente, o torque subiu cerca de 20% nesta nova geração, o que garante um maior poder de aceleração, mesmo em baixas rotações deixando a moto mais esperta e divertida.
Este novo motor tem 2 cilindros paralelos, além de um total de 8 válvulas, traz distribuição de combustível do tipo Unicam, já usada em modelos off-road, este sistema garante que a queima do combustível seja feita da melhor forma possível, independente da condição de pilotagem.
O fato de ter trocado 4 cilindros por 2, é positivo também por diminuir o peso final da Hornet, além de melhorar seu equilíbrio ao fazer curvas, lembrando que comparado com a geração de 2013, a Nova Hornet 2023 é cerca de 10 kg mais leve, tem peso de 190 kg, com tanque cheio.
Ainda visando deixar a nova Honda Hornet melhor e mais confortável de ser “pilotada”, a inclinação do motor é de 270 graus, assim como na bigtrail estradeira Honda Africa Twin, há ainda um eixo balanceador, para anular as vibrações do motor, proporcionando um funcionamento mais suave.
O câmbio é de seis marchas, pelo menos por hora a CB750 Hornet 2023 não contará com uma versão com transmissão automatizada DCT de dupla embreagem, porém essa configuração é especulada pela imprensa especializada lá na Europa.
A Nova Hornet 2023 vem equipada com acelerador eletrônico “Throttle By Wire” e possui quatros “Riding Modes” – modos de pilotagem: Standard, Rain e Sport, além de um modo personalizável, eles operam três níveis de controle de tração (Honda Selectable Torque Control), além de três níveis de potência e de atuação dos freios.
Apesar de complexo e de ter várias opções, basicamente será possível na CB750 Hornet, ajustar a atuação dos controles de tração, dos freios e do mapa do motor de acordo com a proposta de condução, visando mais desempenho, ou mais segurança.
Ah um detalhe interessante, que vai irritar quem gosta de fazer manobras em motos, é que, visando a segurança, a nova Hornet virá com um sistema eletrônico “anti grau”, ou seja, um sistema que impede que a moto empine.
Segundo dados da Honda, a Nova Hornet 2023 terá velocidade máxima de 205 km/h, lembrando que estamos falando de uma motocicleta do tipo naked, sem qualquer carenagem para cortar o vento, ou seja, ela não foi feita para altas velocidades.
Enquanto que com relação ao consumo de combustível, também houve uma boa evolução, o novo motor é muito econômico.
De acordo com a Honda a CB750 Hornet pode rodar até 23 km/l, o que na pratica garante uma autonomia de até 340 km com um tanque cheio, sendo que o tanque de 15.2 litros, é bem menor comparado com a geração anterior que tinha 19 litros.
Em termos de freios, a nova naked da Honda traz de fábrica um conjunto de dois discos na dianteira com 296 mm de diâmetro cada, além de disco único na traseira com 240 mm. Destaque ainda para o freios ABS de dois canais.
Seu chassi é uma estrutura do tipo diamantada com tubos e chapas de aço de alta resistência a torção, o mesmo material é utilizado no braço oscilante.
Já a suspensão da Nova Hornet, utiliza garfo invertido da marca Showa na dianteira com tubos de 41 mm de diâmetro e curso de 130 mm, enquanto na traseira a suspensão é do tipo mono-amortecida, ajustável e com curso de 150 mm.
Ambas as rodas são em liga leve aro 17, sendo que os pneus são medidas: 120/70 ZR17 na dianteira e 160/60 ZR17 na traseira.
De início serão quatro opções de cores: Amarelo com detalhes em preto, cinza com detalhes em preto, branco com detalhes em vermelho e preto com detalhes em vermelho, e ai qual opção de pintura você mais curtiu?
Pelo menos por enquanto a nova Hornet não tem data oficial para chegar ao Brasil, inicialmente a Honda lançará o modelo na Europa, porém nem mesmo por lá há uma data oficial, especula-se que irá ocorre entre o final de 2022 e os primeiros meses de 2023.
Como a Honda Hornet fez muito sucesso e ainda tem milhares de fãs aqui no Brasil, certamente a Honda não deixará o público brasileiro só na vontade, acreditamos que o modelo chegue por aqui até o final de 2023.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.