A Kawasaki está lançando no Brasil a linha 2020 da esportiva ZX-6R, ela sofreu várias melhorias, traz visual repaginado, mais moderno e agressivo, melhorias na posição de pilotagem e conforto, melhorias mecânicas e novos recursos tecnológicos. Além disso, outra boa notícia é que apesar de trazer várias evoluções o preço foi mantido em R$ 49.990, o mesmo desde 2013, época em que a ZX6R fez sua estreia no mercado brasileiro.
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Novo visual…
A linha 2019/2020 da ZX-6R traz visual atualizado, tudo praticamente foi redesenhado se alinhando aos lançamentos mais recentes da Kawasaki, como a Ninja 400. Os faróis duplos da ZX-6R ficaram maiores e mais agressivos, além de passarem a contar com iluminação mais moderna totalmente por LED. As carenagens laterais mantiveram praticamente o mesmo desenho, mantendo também os piscas no mesmo lugar e desenho.
Visando melhorar o conforto durante a pilotagem mais esportiva – deitada, o banco da Kawasaki ZX-6R 2020 é novo, ficou mais estreio na parte frontal, este novo banco também deve melhorar a vida dos pilotos com estatura mais baixa, já que facilita o alcance dos pés ao chão. A rabeta da ZX-6R 2020 também tem novo design, ganhando um estilo mais limpo, a lanterna traseira agora possui desenho inspirado na ZX-10R e luzes LED. Por sim o silenciador também é novo tem novo acabamento, assim como a pedaleira que recebeu estilo mais esportivo.
Novo painel de instrumentos…
A Kawasaki aproveitou para dar uma repaginada também no painel da ZX6R, ele manteve o já conhecido layout com um mostrador tradicional analógico para o conta-giros e um display digital a esquerda, porém na linha 2020 o painel traz visual mais moderno e ficou mais completo, tendo agora indicador do nível de combustível, com consumo em tempo real e autonomia restante, além de indicador de marcha, e pilotagem econômica.
Motor de 636 cilindradas, continua lá, porém há nova relação de marchas e nova eletrônica…
Na linha 2020 o conhecido e elogiado motor de 636 cilindradas, quatro cilindros em linha, já usado pela ZX-6R segue firme e forte, porém o bloco recebeu alguns aprimoramentos, a potência baixou 1 cv, sendo agora de 130 cv a 13500 rpm (136 cv com RAM air), porém o torque permaneceu em 7,2 kgfm obtidos a 11 mil giros, este conjunto permite a Kawasaki ZX-6R alcançar os 275 km/h de velocidade máxima.
A grande novidade em termos mecânicos está no câmbio, que ganhou uma nova relação final de marchas mais curta (43/16 >> 43/15), o que na pratica proporciona melhores retomadas de velocidade e acelerações, deixando a motocicleta mais prazerosa para se andar tanto na cidade quanto em estradas sinuosas, já que o motor trabalhará mais cheio e tem respostas mais rápidas.
Além disso, a ZX-6R 2020 tem de fábrica embreagem assistida e deslizante “quick shifter” KQS (KAWASAKI QUICK SHIFTER), na pratica este sistema permite subir as marchas sem precisar utilizar a embreagem, deixando as trocas de marchas mais velozes, além de evitar que a rotação do motor caia de forma excessiva durante o desengate e engate de uma marcha, na pratica isto representa um sensível ganho de desempenho.
O KQS só entra em funcionamento em rotações acima dos 2500 rpm, o sistema funciona da seguinte forma, um sensor eletrônico detecta a movimentação no pedal de mudança de marchas e envia um sinal para a ECU do motor, que ao receber este sinal corta a ignição, permitindo que a próxima marcha seja engatada sem o uso da embreagem, porém a Kawasaki alerta que para a redução das marchas, o uso da embreagem é recomendado. Lembrando que o câmbio segue tendo seis marchas.
Eletrônica de respeito…
Além do KQS, a superbike da Kawasaki traz ainda uma série de recursos, como controle de tração com três modos (KTRC) e dois modos de controle de potência, além de freios ABS KIBS (Kawasaki Intelligent anti-lock Brake System).
A novidade da Kawasaki começa a ser vendida nas revendas da marca no Brasil na primeira quinzena de abril, pelo valor de R$ 49,990 a moto está disponível com uma única opção de pintura, que combina as cores Lime Green/Ebony/Metallic Graphite Grey.