Em 2023 a Volkswagen está comemorando 70 anos do Brasil, para marcar esta importante data a montadora alemã está preparando uma série de novidades para o mercado nacional, como é o caso da Nova Kombi 2023. Após uma hiato de 10 anos a minivan volta ao Brasil totalmente transformada e com uma proposta bastante diferente. Sai a perua guerreira feita para todo tipo de terreno e que era um carro das massas, entra em seu lugar uma van 100% elétrica feita para o lazer. Chamada de ID-Buzz ou Kombi Elétrica a “nova kombi” chegará ao país ainda em 2023 em um lote inicial de 70 exemplares, seu preço ainda não foi confirmado.
Índice desta matéria
Primeiramente apesar da confirmação que virá ao Brasil, ainda resta a dúvida de como a nova Kombi será ofertada, a ID Buzz é um carro caro, seu preço na Europa supera os R$ 300.000, certamente no Brasil custaria entre R$ 350.000 a R$ 400.000. Valor que não combina muito com a Kombi, apesar de todo o apelo nostálgico, este não é um carro de luxo para custar tudo isso.
Sabendo que o preço será um problema, a Volkswagen estuda em oferecer a ID Buzz por meio de um sistema de assinatura, a montadora já confirmou que venderá o elétrico ID.4 neste método chamado de Sign&Drive, o cliente ao invés de comprar o carro, adquire uma espécie de plano longo de aluguel (2 ou 3 anos) e vai pagando uma mensalidade, no caso do ID.4 a parcela é salgada R$ 9.990, porém já inclui valores da documentação, IPVA, seguro e custos das revisões enquanto durar o contrato.
Acreditamos que a Volkswagen, pelo menos inicialmente, adotará este tipo de venda para a Kombi, para testar a receptividade e interesse do publico neste modelo.
Para comemorar seu aniversário no Brasil e começar a promover o lançamento da nova Kombi, a Volkswagen deu inicio a uma campanha publicitária nessa terça feira (04/07) que vem fazendo bastante sucesso no internet. Com o slogan “o novo veio de novo“, eles utilizaram inteligência artificial para reunir a cantora Elis Regina (falecida em 1982), para um passeio com sua filha Maria Regina. No vídeo a cantora dirige a Kombi clássica, enquanto a filha dirige a nova ID-Buzz. Vale apena assistir no vídeo abaixo:
No vídeo aparece ainda uma série de carros clássicos que marcaram a vida de milhões de brasileiros ao longo dos 70 anos de atuação na Volkswagen no país, como Fusca e Brasília.
Lançada lá fora no último ano a ID-Buzz é considerada oficialmente uma versão elétrica da Kombi, foi baseada na primeira geração do utilitário, chamada na Europa de T1 e que no Brasil ganhou o apelido de “corujinha”, tendo sido lançada por aqui em 1961. Note que a pintura em dois tons segue o mesmo padrão da Kombi original da década de 1960.
Enquanto a Kombi original era famosa pela falta de potência, tinha motor refrigerado a ar de apenas 36 cv, a nova Kombi elétrica desenvolve uma potência equivalente a 204 CV. Um detalhe legal é que o modelo novo mantém a tração traseira, algo raro hoje em dia.
Em uma estação publica de recarga rápida é possível obter até 80% das baterias em apenas 30 minutos. Porém em um carregador normal doméstico “wallbox” são necessárias longas 8h e 15 m para obter uma carga completa.
Embora não seja nenhum superesportivo ou tenha a nobreza de marcas premium como Porsche e Ferrari, certamente a Nova Volkswagen Kombi se tornará o centro das atenção nas ruas por onde passar, atraindo olhares mesmo de quem não é fã de carro, isso porque seu design é diferente de tudo o que existe hoje nas ruas.
Quando a Volkswagen apresentou a ID-Buzz como carro conceito em 2017, muita gente duvidou que o carro poderia ganhar um dia uma versão de produção, principalmente após o projeto ter sido engavetado. Apesar da demora (foram cerca de 6 anos) a van não apenas entrou em produção, como a versão que chegou as ruas este ano é praticamente idêntica ao protótipo mostrado em 2017.
O estilo da carroceria com cantos arredondados, o enorme emblema da Volkswagen na dianteira, o estilo dos faróis e a pintura em dois tons deixam clara a referencia com a primeira geração da Kombi.
Enquanto a Kombi original produzida no Brasil media em torno de 4.50 metros de comprimento com distância entre eixos de 2.40 m (pouca gente sabe mas a Kombi usava a mesma base do Fusca, apesar de não parecer, ambos tinham a mesma distância entre eixos 2.40 m). A nova Kombi 2023 é muito maior que a original, mede 4.70 m de comprimento por 2,21 m de largura e 1.92 m de altura, seu entre eixos é de 2,98 m. Porém isso não quer dizer que seja mais espaçosa. Vamos explicar:
Seu interior acomoda cinco passageiros adultos com muito conforto, porém são apenas duas fileira de bancos, enquanto a Kombi original tinha três fileiras e levava até 9 ocupantes.
O segredo do espaço interno amplo da Kombi original era bastante polêmico, o fato do motorista e carona irem praticamente sentados sobre as rodas dianteiras com os rostos colados no para-brisa, isso era possível devido ao motor ser traseiro (vale comentar que essa solução garantia um aproveitamento de quase 100% do espaço interno funcional sobre o chassi, por outro lado, criava um veículo extremamente perigoso, nos dias atuais dificilmente um projeto como o da Kombi seria aprovado, já que em caso de colisão dianteira, praticamente não há espaço ou barreiras físicas para amortecer o impacto).
Portanto apesar de ser muito maior que a Kombi, o ID Buzz tem espaço interno reduzido devido ao fato dos bancos dianteiros serem recuados e o motor ser dianteiro – as baterias do motor elétrico ficam escondidas abaixo do assoalho.
É bom falar que apesar do tamanho interno ser menor, a versatilidade típica da Kombi T1 foi mantida, o interior pode ser convertido para varias situações diferentes, inclusive pode virar uma ampla cama de casal.
O espaço interno é amplo, tanto quem viaja na dianteira quanto no banco traseiro desfruta de enorme vão para as pernas. Também há muito espaço para as bagagem, por padrão a ID Buzz acomoda no porta malas 1.121 litros, podendo ser ampliado até 2.205 litros com o banco traseiro rebatido.
Um detalhe legal é que o banco traseiro é tri-partido e corre sobre trilhos, ou seja, é possível ajustar a posição ou rebater os bancos individualmente.
Para quem faz questão de levar mais pessoas, nos EUA a Volkswagen já apresentou uma variante com chassi alongado (LWB), três fileiras de bancos e sete lugares. Esta nova versão começará a ser vendida apenas em 2024, porém por enquanto ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.
As portas traseiras são do tipo corrediça e facilitam o acesso ao interior que é muito bem acabado. Apesar de simples, pelo menos para um carro que no Brasil deve custar mais de R$ 350.000 o interior da Nova Kombi agrada, os materiais utilizados possuem textura semelhante os itens produzidos por impressoras 3D, é um tipo plástico de aparência mais agradável com diferentes texturas, há várias opções de cores para os detalhes internos e apliques que imitam madeira no painel.
O painel tem estilo minimalista tendo poucos botões, praticamente tudo é controlado pela tela da central multimídia que tem 12 polegadas, o painel de instrumentos também segue este estilo, tem tamanho compacto e só exibe informações essenciais.
Há vários porta objetos espalhados pela cabine alguns deles tão grandes capazes de acomodar até um notebook. Assim como na Kombi original não há console central na dianteira deixando o piso livre. Note que não existe alavanca de câmbio, as marchas são escolhidas por um seletor atrás do volante. Entre os bancos dianteiros há uma pequena caixa com tampa para colocar objetos e que pode facilmente ser removida, podendo facilmente ser retirada do carro.
Enquanto a antiga Kombi era um carro muito valente porém extremamente espartano, nem encosto de cabeça possuía, a Nova Kombi é totalmente diferente, a Volkswagen ID-Buzz vem equipado com o que existe de mais moderno no mundo em relação a segurança.
A lista inclui itens como o pacote de segurança Assistance Plus, composto por piloto automático adaptável ACC com Travel Assist – que em algumas situações controla a aceleração e os freios de forma automática e pode seguir o carro à frente, Lane Keep com Change Assist – sistema que monitora as faixas da estrada e faz pequenas correções para manter o carro na trajetória e também auxília ao motorista na hora de trocar de faixa, Emergency Assist – frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, sistema de estacionamento automático Park Assist. A lista inclui ainda câmera de 360 graus, que sempre fornecem uma boa visão para o motorista não hora de estacionar ou dar marcha ré.
Com os seus 204 CV de potência a Nova Kombi 2023 vai de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos, é um desempenho satisfatório levando em conta o tamanho e proporções do carro. A velocidade máxima é limitada em 145 km/h para preservar as baterias.
No seu release a VW Brasil não divulgou a autonomia da Kombi elétrica, porém na Europa ela pode rodar próximo dos 500 km com uma carga completa das baterias. Na verdade a autonomia de um carro elétrico varia bastante e depende diretamente de uma série de fatores, como se o motorista utiliza o carro apenas na cidade ou estrada ou até mesmo do clima, devido ao uso do ar-condicionado que puxa bastante energia.
É bom falarmos que os 500 km de autonomia é obtido apenas rodando na cidade e com o ar-condicionado desligado. Como o carro possui sistema de recuperação da energia nas frenagens, o anda e para da cidade, permite ao sistema ir recarregando as baterias os poucos em movimento, porém o mesmo não ocorre nas rodovias devido aos freios serem menos usados, a autonomia pode baixar para 245 km de acordo com o site EV-Database.
De acordo com a VW novos detalhes sobre o retorno da Kombi serão divulgados em breve, a marca promete que o lançamento ocorrerá ainda em 2023, inclusive já existem alguns unidades aqui no Brasil.
A principal informação que falta é o preço, ou custo do aluguel – caso ela seja ofertada na modalidade de assinatura. Na Alemanha a ID Buzz custa a partir de 64.581 euros (cerca de R$ 340.210), porém há uma serie de incentivos fiscais, que acabam barateando o preço do final para abaixo dos 60.000 euros (R$ 315.000). Mesmo assim este é um dos carros mais caros da Volkswagen na Europa.
A missão da ID-Buzz é ousada, unir o passado com o futuro, combinando o design e soluções da Kombi clássica, com uma motorização elétrica que deve se tornar padrão nos carros daqui uns anos, o carro realmente tem um projeto muito interessante.
Porém na prática a Nova Kombi 2023 conta com uma série de altos e baixos, é um modelo estiloso, espaçoso, funcional e super equipado, porém nas estradas a autonomia fica abaixo dos 300 km, o que faz com que a van não seja adequada para encarar viagens longas, pelo menos para a realidade brasileira, onde os pontos de recarga ainda são limitados aos grandes centros.
Seu preço extremamente proibitivo, inclusive na Europa, acaba afastando compradores e impedirá que o modelo se popularize (na Europa a ID Buzz com seu preço de 60 mil euros é o segundo carro mais caro vendido pela Volks, perdendo apenas para o SUV Toureg que sai por 69 mil euros). Enquanto a Kombi era o carro do povão e dos hippies, a ID-Buzz será um modelo de elite, caro de mais para a maior parte dos fãs da Kombi.
Fonte: VWnesw.com.br
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.