Nesta terça-feira (12 de agosto), a Mercedes Benz está lançando de forma oficial no Brasil a nova geração do Classe C, o modelo que foi apresentado na Europa no início do ano, chega ao país em três versões: C 180 (R$ 138.900), C200 (R$ 154.900) e C250 (R$ 189.900).
Esta é a quarta geração e é a maior em termos de tamanho já feita do Classe C, o modelo em comparação com a geração passada sofreu um aumento de 9.5 cm em sua carroceria, somente a distância entre os eixos foi ampliada em 8 cm, ou seja, o Classe C nunca esteve tão espaçoso. O mais interessante é que apesar de ter ficado maior, graças a nova tecnologia e ao uso de materiais leves como o alumínio, este novo Classe C 2015 é 100 kg mais leve do que o da antiga geração.
Outra boa novidade é seu design, a geração passada lançada em 2007, ainda conservava um design tradicional com linhas retas, agora esta nova geração muda completamente este padrão de estilo, com formas curvas e fluídas, bem mais ousadas e modernas, de acordo com o novo padrão de estilo da Mercedes, com inspiração nos modelos como o coupé CLS e o top Classe S.
A versão de entrada do novo Classe C no Brasil, será a C180, este virá com um bloco 1.6 turbo, capaz de desenvolver 156 cv de potência e 25.5 kgfm de torque.
Já a opção intermediária, C200 trará motor 2.0 turbo com 184 cv de potência e 30.6 kgfm de torque. Enquanto a versão top de linha C250 Sport, virá com um potente motor 2.0 de 211 cv e 36 kgfm de torque.
Em todas as versões a transmissão é automática de sete velocidades 7G Tronic com dupla embreagem, este câmbio traz de série quatro modos de condução: “Comfort”, “ECO”, “Sport” e “Sport+”.
Outro ponto forte que merece ser citado é o interior da nova Classe C, assim como o exterior houve uma revolução completa em comparação com a geração anterior, o painel traz linhas com bastante estilo e um padrão de qualidade bastante elevado, rico em detalhes, com muitas partes revestidas em couro, Black Piano (plástico brilhante) e apliques em alumínio.
Em matéria de equipamentos a nova Classe C também faz muito bonito, a versão de entrada que é única disponibilizada nas configurações Avantgarde e Exclusive, traz sistema multi-mídia com tela de 7 polegadas, rodas aro 17, ar-condicionado digital, revestimentos interno em couro sintético, faróis com LEDs, sensor de chuva, pneus com tecnologia RUN FLAT com capacidade de rodar por uma certa distância mesmo furado, sistema start/stop que desliga o motor quando o carro para e volta a ligá-lo assim que o motorista libera o pedal do freio. Já a versão Exclusive, traz estes mesmos itens, somado com um interior mais requintado com acabamento em madeira e relógio analógico no centro do painel.
Por R$ 154.900 o comprador leva a versão intermediária que traz ainda como destaque teto solar elétrico, banco do motorista com ajustes elétricos, sistema de estacionamento automático e retrovisores com rebatimento automático.
A configuração mais interessante e cara, a C250 Sport (modelo mostrado nas fotos), como o próprio nome diz traz um perfil mais esportivos, com detalhes externos vindos da AMG, como as rodas, que são aro 18, spoilers e para-choque, dupla saída de escape cromadas, difusor no para-choque traseiro, e faróis que possuem um sistema especial de iluminação. Já do lado de dentro a versão top vem com um sistema multi-mídia mais evoluído com tela de 8.4 polegadas, revestimento em couro nobre com a opção de cor como o vermelho das fotos, bancos esportivos.
Fabricado no Brasil em breve…
Já não é nenhum segredo a Mercedes começará a produzir em 2015 no Brasil esta nova Classe C, o modelo será montado na nova fábrica da marca que está sendo erguida na cidade de Iracemápolis, interior paulista.
Concorrentes…
Demorou, mas finalmente a Mercedes trouxe para o Brasil a nova Classe C, o modelo vinha nos últimos anos perdendo bastante espaço no mercado para os seus arquis rivais, o BMW Série 3 (a partir de R$ 129.250) e o Audi A4 (R$ 118.900), já que os dois ganharam já 2011 e 2012 gerações totalmente novas, e o modelo da Mercedes já mostrava os sinais da idade, já que era praticamente o mesmo desde 2007, agora renovado o Classe C volta e tem tudo para disputar e assumir a liderança deste rentável segmento de sedans, já que a novidade da Mercedes traz design estiloso, luxo e boa mecânica, o único defeito pode ser o preço de saída mais elevado do que os rivais.