A Kia prepara uma nova picape, trata-se de um modelo menor em relação a polêmica Tasman e com mesmo porte da Ford Maverick, esta nova picape terá motorização 100% elétrica e será feita sobre chassi monobloco o mesmo tipo usado em carros de passeio. A intenção da montadora coreana é começar a vender esta nova picape em 2026 tendo como alvo o mercado norte americano.
Foco e produção nos Estados Unidos
A base desta nova picape será inédita, porém ela usará componentes dos outros elétricos da Kia como o EV6 e EV9, sua produção será localizada inclusive na fábrica onde a Kia produz o EV9 lá nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de West Point, na Georgia.
Como dissemos ela usará chassi do tipo monobloco, ou seja, terá base de carro de passeio, assim como a Fiat Toro e Ford Maverick. Ao contrário da Tasman (foto abaixo) que já é uma picape raiz feita com carroceria sobre chassi de longarinas.
De acordo com informações que alguns executivos da Kia revelaram nos EUA, esta picape terá vocação para uso urbano e off-road, ela terá também uma robusta capacidade para reboque.
A missão deste novo modelo é conquistar o publico norte americano, que são os maiores compradores de picapes do mundo. Vale lembrar que, pelo menos por enquanto, a Kia não tem planos de vender a Tasman (foto acima) nos EUA, que é produzida apenas na Coreia do Sul.
Motor 100% elétrico
Um dos diferenciais desta inédita picape Kia será sua motorização 100% elétrica, muito provavelmente ela emprestará o mesmo conjunto dos modelos EV6 e EV9, os SUVs elétricos top de linha da marca. Caso isso realmente aconteça, ela será bastante potente, o EV9 tem nada menos do que 385 cv de potência e 61 kgfm de torque, sendo que o EV6 tem 225 cv.
Kia aposta alto nos elétricos
Apesar de várias montadoras hoje em dia estarem com dificuldades para emplacar seus elétricos, principalmente devido a agressividade dos modelos chineses. A Kia segue apostando alto em ter uma linha completa de carros 100% elétricos, inclusive picapes, a montadora planeja até 2027 ter nada menos do que 15 carros elétricos em seu portfolio.
De acordo com a marca coreana, a expectativa é vender algo em torno de 90.000 exemplares por ano desta nova picape elétrica, uma meta pra lá de ambiciosa, ainda mais porque que os utilitários elétricos vendem realmente muito pouco, a famosa Tesla Cybertruck emplacou até agora em 2025 apenas 12.000 unidades, enquanto a Ford vendeu somente 7.187 exemplares da F-150 Lightning.
Fonte: Carscoops.com