Dez anos após seu lançamento, a Porsche Macan ganha sua segunda geração, o SUV de entrada da marca alemã agora será 100% elétrico, representando um importante passo para a Porsche em busca ter ter 100% de sua gama de modelos movida por eletricidade, o que acaba dividindo opiniões, já que carros elétricos ainda não são uma unanimidade principalmente quando falamos em esportivos. Além da motorização eletrica de até 639 cv a Macan 2025 traz tudo novo, mudou de chassi, tem carroceria totalmente redesenhada, interior muito mais tecnológica e terá preços muito mais caros.
Índice desta matéria
Potência e aceleração emocionantes: A Macan 2025 oferece diversos níveis de potência, com o modelo topo de linha (Macan Turbo) ostentando 639 cv de potência. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em impressionantes 3.3 segundos, proporcionando uma experiência de condução eletrizante, o desempenho do Macan Turbo é comparável ao famoso 911 GT3 (3.2 segundos no 0 a 100 km/h). Enquanto a versão mais mansa (Macan 4) tem 408 cv de potência e vai de 0 a 100 km/h em 5.5 segundos.
Um dos pontos negativos do esportivos elétricos é a velocidade máxima limitada, a Macan 4 alcança apenas 219 km/h, é mais do que o limite aceitável em 99% das rodovias no mundo, porém é algo frustrante quando falamos em um Porsche. Na versão Macan Turbo, a coisa melhora um pouco, alcança os 259 km/h, mas não custa lembrar que hoje a Macan Turbo a gasolina com seu V6 de 440 cv vai aos 272 km/h.
Tração nas quatro rodas inteligente: Ambas as versões da nova Porsche Macan 2025 vem com tração 4×4 com sistema Porsche Traction Management (PTM) garante uma tração impecável e uma distribuição ideal da potência entre as rodas, otimizando o desempenho em qualquer terreno de forma automática de acordo com a necessidade.
A bateria de íons de lítio com capacidade de até 100 kWh garante a autonomia de mais de 590 km na versão “Turbo” ou 613 km na versão “4”, permitindo que o dono da Macan 2025 possa fazer viagens mais longas com o carro, lembrando que no caso dos elétricos o consumo de energia varia muito de acordo com a velocidade, sendo que o consumo na estrada é sempre maior que na cidade.
A Nova Macan estreia uma nova plataforma elétrica desenvolvida pela Porsche, chamada PPE com 800 volts, possibilitando cargas super rápidas, é possivel passar de 10 para 80% em apenas 21 minutos, um recorde, isso claro quando usado uma estação de carga de alta potência (DC de 270 KW).
Um detalhe curioso é que a Porsche Macan terá dois motores, um motor auxiliar no eixo dianteiro feito pela Bosch e outro motor principal no eixo traseiro, feito pela própria Porsche, há um sistema sem câmbio, apenas com uma única marcha em cada eixo, sendo que através da eletrônica ambos motores conseguem trabalhar de forma sincronizada permanente.
O modelo também conta com eixo traseiro estercante, que permite maior controle em curvas e garante um pouco mais de agilidade em curvas fechadas ou em manobra de estacionamento, além de suspensão adaptativa ajustavel a ar, de acordo com a Porsche os amortecedores podem se auto ajustarem de forma individual em cada curva da estrada, estes dois sistemas virão de série em todas as versões.
A Macan 2025 apresenta linhas fluidas e uma postura musculosa, transmitindo dinamismo e sofisticação, em comparação com a geração passada o carro mudou 100%. Os faróis são de última geração, garantem ótima visibilidade e um visual moderno e marcante, contam agora com tecnologia Matrix LED laser, são capazes de se ajustarem de acordo com a luminosidade do ambiente em tempo real, direcionando o foco de luz para as areas mais escuras da estrada e não ofuscam quem vem no sentido contrário, são os mesmos faróis utilizados no esportivo elétrico Taycan. Destaque também para as enormes rodas aro 22 da versão Turbo, enquanto a versão de entrada 4 tem rodas aro 20.
No mais não há grandes evoluções no estilo da Macan, ela segue parecendo uma mini Cayenne, inclusive o design das lanternas traseiras são bem parecidos.
A Macan adota agora grade frontal dinâmica, ou seja, as aletas da grade se abrem ou se fecham de acordo com a necessidade para diminuir o arrasto aerodinâmico, o assoalho também é todo revestido com chapas em alumínio para diminuir a turbulência, melhorando a aerodinâmica embaixo do carro canalizando o ar, é a mesma solução adotada nos carros de F1.
A nova arquitetura elétrica PPE Premium Platform Electric, também será usada em outros SUVs elétricos do Grupo Volkswagen, como na inédita Audi Q6 E-Tron e na nova geração da Caynne que chega em 2026 também com motor elétrico.
Em comparação com a geração anterior, a Porsche Macan 2025 ficou 10 cm maior, agora mede 4,78 metros, tendo 1.93 m de largura e 1.62 m de altura, a distância entre-eixos foi ampliada em 8,6 cm, passando para 2.89 metros.
Com isso o espaço interno foi aumentado, assim como o porta-malas que ganhou 43 litros, totalizando 540 litros, há ainda um sub-compartimento embaixo do assoalho com 84 litros, totalizando 644 litros para cargas. Além disso, os bancos ficaram mais baixos, a posição de pilotagem da Macan baixou quase 3 cm, enquanto os bancos dos passageiros ficaram 1,5 cm mais baixo comparado ao modelo antigo.
O interior da Macan 2025 é revestido com materiais de alta qualidade e oferece uma experiência tecnológica completa, com tela de 10,6 polegadas sensível ao toque de alta resolução e sistema de infotainment intuitivo feito em parceria com a Google com diversas funções do carro sendo feitas através de comandos de voz, além de painel digital curvo de 12.6 polegadas.
Destaque para a inédita tela para o passageiro, posicionada acima do porta-luvas, ela permite ao carona acompanhar as funções do carro, além de ter conexão com a internet, porém esta terceira tela será opcional.
A Macan 2025 está equipada de série com diversos sistemas de segurança de última geração, como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, monitoramento de pontos cegos, e auxílio para manter o carro dentro da estrada, garantindo uma condução segura e tranquila.
Atualizações de software over-the-air: Os softwares da Macan 2025 podem ser atualizado facilmente via internet, garantindo que você esteja sempre com as últimas funcionalidades e recursos.
Na Europa a nova Porsche Macan chega na segunda metade de 2024, os preços partirão de 84.100 euros (R$ 454.900) para a versão de entrada Macan 4 e 114.600 euros (R$ 619.700) para a Macan Turbo.
No Brasi a previsão é que a segunda geração da Macan chegue apenas no final de 2024, seu preço no Brasil deve começar da casa dos R$ 600 mil, lembrando que hoje a Macan de entrada a gasolina já custa R$ 425 mil.
Para os interessados em conhecer o mais detalhes sobre a nova Macan 2025, o modelo já está disponível no configurador do site da Porsche aqui no Brasil:
https://www.porsche.com/brazil/pt/models/macan/macan-electric-models/
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários