A nova Renault Master 2024 foi apresentada nesta terça-feira (21 de novembro) na França trazendo tudo novo, o utilitário da Renault trocou de geração após 13 anos, mudou de plataforma, adotou um visual mais aerodinâmico e futurista, o interior ficou mais bonito e equipado, há também novos itens de segurança como piloto automático ACC, porém a maior evolução estará embaixo do capô, a Renault Master 2024 passará a contar com duas opções de motores elétricos e uma a hidrogênio, além das tradicionais versões diesel. Vamos conhecer em detalhes…
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Demorou, mas finalmente a Renault Master mudou seu visual, nesta nova geração a Renault rompeu com o desenho das gerações anteriores, a Master agora tem uma dianteira mais alta e imponente, tem grade maior e ostenta um novo emblema da marca e uma barra metálica que liga os faróis, o grande destaque são os modernos e chamativos faróis Full LED, dotados de luzes de condução diurna em formato de “C” que são acesas assim que o motor é ligado. O para-choque também é novidade, ficou mais envolvente e tem novas tomadas de ar, além de mais bonito, este novo desenho dianteiro também melhorou a aerodinâmica do veículo, diminuindo o consumo de combustível.
Nas laterais da Renault Master 2024 também traz tudo novo, a carroceria tem novos vincos que passam um pouco mais de robustez ao visual do modelo. O desenho das janelas também foi modificado, agora as janelas são um pouco menos quadradas.
Passando para a traseira há novas lanternas, agora com iluminação em LED e um estilo mais moderno. As portas traseiras também são novas e tem novo vincos. O para-choque traseiro ficou mais baixo e afinado e há ainda um degrau mais longo para apoio dos pés, o que melhorou o acesso ao compartimento de carga (foto abaixo).
A cabine da nova Renault Master 2024 tem visual mais próximo ao de um carro de passeio, inclusive o volante é exatamente o mesmo presente nos automóveis de passeio mais recentes da Renault. As versões mais caras do utilitário terão novidades como painel digital configurável e sistema multimídia com tela de 10 polegadas, também herdados dos carros top de linha da Renault.
O painel apresenta um estilo mais bonito e envolvente, tem formato de “S”, sendo que a parte central e os comandos do ar-condicionado agora são voltados ao motorista e ficam em uma posição inclinada para melhorar a ergonomia, facilitando o acesso aos botões, a alavanca de câmbio também está mais alta e fica em uma posição mais próxima do volante.
O banco central dianteiro quando não for utilizado, pode ser dobrado e vira uma especie de console central, com direito a mesinha, porta copos e porta-objetos no encosto (foto abaixo), aliás, há novos porta objetos escondidos pela cabine, como no painel, no teto, nas portas e até mesmo embaixo do banco do carona, a quantidade de espaço para objetos na cabine aumentou 25%, passando para 135 litros. A Renault também instalou novos revestimentos nos bancos, no painel e no teto, utilizando uma tonalidade mais escura e tecidos de melhor qualidade.
Com relação aos equipamentos, além do painel digital de 7 polegadas e da multimídia de 10 polegadas, a nova Renault Master 2024 traz itens como carregador wireless para smartphones, conexão com a internet, sistema Google, comandos por voz e funções remotas como ligar ou localizar o veículo através do celular, tomada USB do tipo “C” de alta potência, ar-condicionado digital automático, câmera interna no retrovisor central, além do pacote ADAS, que agrega ao utilitário recursos de segurança como piloto automático adaptativo ACC, frenagem frontal automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, alerta de saída de faixa de trafego cruzado traseiro, além de auxílio para manter o carro dentro da estrada e faról alto inteligente, que não ofusca os outros motoristas, itens raros de se encontrar em um utilitário comercial. Claro que, boa parte destes recursos serão ofertados apenas nas versões mais caras ou como opcionais, mas não deixam de ser novidades interessantes para a categoria.
Apesar de ser um utilitário comercial, a Renault Master também está entrando na moda dos combustíveis “teoricamente” mais limpos, a Master 2024 terá duas versões 100% elétricas, uma com 130 cv e outra de 143 cv e 30 kgfm de torque. Sendo que a versão mais fraca e barata, tem bateria de 40 kWh e pode rodar apenas 180 km no padrão WLTP, enquanto a versão mais cara, com 143 cv, tem mais que o dobro de bateria, trazendo um pack de 87 kWh, o suficiente para rodar 410 km, o que representa o dobro da capacidade comparado com a antiga geração, com isso, a Master deve ser colocar como o utilitário elétrico de maior autonomia do mercado.
Além da maior capacidade e a nova autonomia, a versão mais potente elétrica também é compativel com sistemas de carga mais velozes, suportando corrente direta DC de até 130 kw, adicionando 229 km de autonomia a cada 30 minutos plugada na tomada. Além disso, ambas as versões da Master EV tem tecnologia V2G e V2L, que permitem transformar o carro em um gerador, alimentando com tensão 220v a rede elétrica da casa ou algum equipamento elétrico, já o V2L permite usar energia do carro para carregar outro veículo elétrico.
Outra evolução é com a versão movida a células de hidrogênio (FCEV) que deve chegar em breve na Europa, porém, a Renault ainda não confirmou detalhes sobre esta nova configuração. Ela será a versão de produção do protótipo Master H2 TECH apresentado em 2021 na Europa, conta com cilindros de hidrogênio posicionados acima do teto, alimentando um motor elétrico com bateria de 33 kWh. Pelo menos no protótipo, feito em parceria com a empresa HYVIA Venture que fez parte do grupo Renault, a Master movida a hidrogênio pode rodar mais de 500 km com um tanque, tendo zero de emissão de poluentes, já que o hidrogênio produz apenas água em sua queima, porém, como se trata de uma tecnologia nova e ainda muito pouco explorada, o preço desta versão a hidrogênio não será nada barato.
Apesar de toda a campanha na Europa contra o uso do diesel, ele ainda é o combustível mais eficiente e barato disponível, nesta nova geração a Renault Master mantém a linha de motores turbo diesel dCi, já usados no modelo atualmente, porém os blocos foram atualizados nesta nova geração, receberam novos componentes e uma nova calibração para diminuir os níveis de emissão e reduzir o consumo, além de terem melhor potência e desempenho, confira:
São quatro versões diesel: 105 cv, 130 cv, 150 cv e 170 cv. O câmbio de série será manual de 6 marchas, opcionalmente haverá uma moderna caixa automática de 9 velocidades, em todas as configurações a tração da Master é traseira.
A Renault não divulgou muitos detalhes técnicos sobre a nova Master 2024, mas o utilitário terá uma ampla gama de versões e tamanhos, a Renault fala em um total de mais de 40 versões, com diferentes comprimentos, alturas e capacidades de cargas. Sendo que no caso dos furgões e vans, haverão versões com volume de 11 até 22 m³ de espaço para carga, lembrando que a Master atualmente nas lojas do Brasil parte de 8m³, ou seja, mesmo na versão mais barata, a nova Master terá espaço maior. A Renault promete que o utilitário terá a maior capacidade de carga da categoria em termos de largura e comprimento.
Destaque ainda para uma nova versão de uso mista (furgão e van de passageiros), ela oferece sete lugares, na disposição 3+4 com apenas uma fileira de bancos na traseira, enquanto o restante da carroceria é fechado, destinado para o transporte de cargas (foto acima).
A produção da nova geração da Renault Master começa em março de 2024, na fábrica de Batily, França. Enquanto que aqui no Brasil, como a Renault Master foi reestilizada no inicio de 2022, ainda vai demorar um bom tempo até a Renault passe a produzir esta nova geração por aqui, devido também ao fato de ter mudado de plataforma, os custos para adaptar a fabrica lá do Paraná e os fornecedores, será complexo, possivelmente esta nova Master não deve vir ao Brasil antes de 2025.
Fonte: Carscoops
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