renault trafic 2026
A Renault revelou de forma oficial ontem (10 de fevereiro) a nova Renault Trafic 2026, totalmente renovada o modelo representa um salto robusto em relação a sua antecessora lançada em 2014. Além do visual futurista, o utilitário que chega às ruas no próximo ano se destaca por sua motorização totalmente elétrica.
Construída sobre uma nova plataforma chamada de SDV (Software Defined Vehicle) a Nova Renault Trafic 2026 está sendo desenvolvida e será produzida pela Ampere, uma sub-marca da Renault que ficará responsável por produzir vans da marca com motorização elétrica.
A Trafic é uma das vans mais importantes do mercado europeu, lançada nos anos 80 ela conta com mais de 2 milhões exemplares vendidos e atualmente está em sua terceira geração. Na gama de utilitários da Renault a Trafic se posiciona entre a Kangoo e a Master. Entre as suas concorrentes estão modelos como Peugeot Expert, Fiat Scudo e Citroen Jumpy.
Visualmente a Trafic traz um padrão de design inédito, suas linhas são totalmente diferentes do visto nas atuais vans da Renault como a Master é a própria Trafic nas ruas. O novo modelo traz um estilo futurista porém ao mesmo tempo equilibrado. O conjunto ótico é todo em LED.
Além da Trafic a Renault (ou melhor a Ampere) revelou na noite de ontem ainda outras duas novas vans, a Estafette, que faz referencia a vans produzidos pela Renault nos anos 1960 e a Goelette (foto abaixo). Modelos que serão feitos nesta mesma base da Trafic.
A Estafette é uma van maior do que a Trafic destinada a clientes que precisam de maior capacidade de carga, ela mede 5.27 m de comprimento por 2.60 m de altura, porém o grande diferencial são as portas dianteiras corrediças. Segundo a Renault uma pessoa de 1.9 metros de altura pode ser mover facilmente no interior do carro em pé.
Já a Goelette é uma espécie de versão chassi da Trafic, destinado a uma série de aplicações, como baú e caçamba.
Ao contrário dos outros dois modelos, a Renault ainda não confirmou se a Trafic estará disponível apenas com motorização elétrica ou se eles manterão na ativa o atual motor diesel. A sua atual geração já conta com uma variante elétrica, porém é capaz de rodar apenas 300 km, já a nova geração deve ter uma autonomia muito maior, mas mesmo assim ainda não se compara a versatilidade e autonomia dos motores a diesel.
A Renault mantém segredo com relação aos detalhes do motor elétrico da nova Trafic 2026, porém é esperado que o utilitário tenha baterias entre 40 kWh até 80 kWh e potência na casa dos 110 cv até 130 cv.
A Nova Renault Trafic 2026 deve chegar as ruas da Europa em meados do próximo ano, ela será produzido na planta de Sandouville na França, junto com as suas irmãs.
Não custa lembrar que durante a década de 1990 e começo dos anos 2000 a Renault chegou a vender a Trafic em sua primeira geração no Brasil, considerada uma versão menor e mais versátil em relação a Master, o modelo até que fez sucesso no país, inclusive chegou a ser vendido também pela Chevrolet em 1995, era uma van bastante robusta, sendo que até hoje, cerca de 30 anos depois, ainda existem exemplares da Trafic de primeira geração rodando nas cidades brasileiras.
Em 2024 Ricardo Gondo, presidente da Renault no Brasil chegou a afirmar em uma entrevista que eles tinham planos de trazer ao país a versão elétrica da Trafic importada da Europa, porém com essa geração pronta para ser lançada lá na Europa, talvez os planos da marca sejam adiados.
Fonte: Autoexpres
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.