A BMW está lançado lá fora a Nova S 1000 R 2021, a moto que é uma das mais desejadas da marca, recebeu na linha 2021 mudanças na estéticas e no chassi.
Derivada da última geração da S1000 RR, a moto está mais atraente e moderna
A S1000R foi introduzida no mercado em 2014, como uma versão mais mansa da superbike S1000 RR (não confundir os ‘R’ no final), ambos os modelos são equipados com motor quatro cilindros em linha, porém em quanto a RR tinha 193 cavalos de potência na geração anterior, a R trazia “apenas” 160 CV, potência essa que foi elevada para 165 CV no ano de 2017 e mantida no novo modelo 2021, apresentado essa semana na Europa (novembro 2020).
Esteticamente a Nova S1000 R 2021 é mais bonita do que sua antecessora (embora também tenha muita gente que não gostou do novo visual, sobretudo do novo farol).
De modo geral, ela manteve o visual parrudo, porém está mais futurista graças a dianteira que foi inteiramente renovada, e traz agora um conjunto de luzes em LED bastante avançado. Opcionalmente, a moto esportiva da BMW pode vir equipado como faróis de LED adaptativos, que se ajustam a iluminação de acordo com o ambiente, uma tecnologia vinda dos carros de passeio da BMW.
Mais leve graças ao novo chassi
No novo modelo o peso da S1000 R foi reduzido em cerca de 6.5 kg, graças a adoção de um novo chassi, a motocicleta pesa agora 199 kg.
O motor quatro cilindros twin-cam, derivado da S1000 RR fornece 165 CV a 11.000 rpm e tem um torque máximo de 11.2 kgfm a 9.250 rpm. Embora a potência tenha sido mantida no mesmo patamar do modelo anterior, a BMW realizou modificações para este motor entregar maior desempenho em baixas rotações, pelo menos 8 kgfm de torque já está disponível a partir dos 3.000 rpm.
Caso o cliente deseje uma moto ainda mais leve, a BMW oferece como opcional um pacote M (Motorsport), que reduz o peso da S1000 R em até 4.8 kg, agregando diversas partes em fibra de carbono, por exemplo, as rodas podem ser em alumínio forjado ou até mesmo feitas em fibra de carbono.
0 a 100 km/h da nova S 1000 R 2021
Embora seja uma versão mais mansa da S 1000 RR, que conta com mais de 210 CV, a S 1000 R 2021 tem uma performance surreal, apesar da BMW ainda não ter divulgado os números oficiais do novo modelo, podemos esperar um desempenho um pouco melhor em relação a moto anterior graças a redução no peso e o torque maior em baixa rotação.
Vale lembrar que a BMW S 1000 R 2020 vai de 0 a 100 km/h em cerca de 3.1 segundos e passa a barreira dos 200 km/h em 7.1 segundos, portanto o desempenho da nova S1000 R 2021 deve ficar próximo a esses números, ou pouca coisa melhor.
A Nova S1000 RR conta com acelerador eletrônico com três modos de condução (Rain, Road e Dynamic), a eletrônica inclui ainda ABS Pro, controle dinâmico de tração e função anti-wheelie (que impede empinadas).
Assim como a maioria dos componentes, a instrumentação também é derivada da famosa S1000 RR, há uma tela de última geração de TFT de 6.5 polegadas no painel, com grafismos modernos semelhantes ao de um smartphone, a peça é comandada por botões no guidão.
A S1000 R conta ainda com um novo sistema de escapamento da marca AKRAPOVIC, mais leve do que o utilizado no modelo anterior, que também promete melhorar o desempenho e o ronco da moto.
Preço S 1000 R 2021
A previsão é que as vendas da Nova S1000 R 2021 na Europa comecem nos primeiros meses do próximo ano, já para o Brasil não há previsão. Infelizmente este é um brinquedo para poucos, na Europa a S 1000 R é uma moto cara, já no Brasil devido aos altos impostos, custos de importação e outros fatores, esse valor fica ainda mais salgado, o modelo 2020 da BMW S1000 R de acordo com a Tabela FIPE é de R$ 75.000. Então podemos esperar que a S 1000 R 2021 custe acima dos R$ 80,000, um valor impressionante para uma moto.
Fonte:
https://www.moto.it/news/nuova-bmw-s1000r-2021-foto-e-dati.html