A Mercedes confirmou nessa última semana que começará a produzir na Argentian no próximo trimestre a Nova Sprinter. O utilitário em sua terceira geração passou por uma série de mudanças e começará a ser vendido no país vizinho até o final do ano, já no mercado nacional a novidade deve chegar apenas nos primeiros meses de 2020. A informação foi divulgada pelo site Argentina Autoblog.
Lançado na Europa no último ano (2018), a Nova Sprinter 2020 traz uma série de avanços em relação ao modelo atual, que segue sendo vendido no mercado nacional. A atualização inclui o visual na dianteira que ficou mais moderno e fluído, ganhando novos faróis, mais finos, grade maior e para-choque mais envolvente, o facelift também incluirá melhorias no interior da Sprinter que está mais sofisticado e confortável, se aproximando dos carros de passeio da Mercedes.
Visualmente a Sprinter ficou mais moderna, o carro traz uma nova grade com acabamento com lâminas cromados dependendo da versão, novos faróis com iluminação por LEDs. Seu design foi inspirado no protótipo Vision Concept exibido pela marca em 2016.
Motores e versões:
Assim como a geração atual a Nova Mercedes Sprinter 2020 será oferecida nas configurações com carroceria: chassi, van e furgão. Entre as versões que o modelo será ofertado nas lojas estão a 313 CD, 415 CDI e 515. Com PBT entre 3.500 KG e 5.000 kg. A versão de entrada é no Brasil classificada como um utilitário do tipo VUC, ou seja, está livre das restrições de circulação impostas para caminhões nas grande cidades e pode ser dirigido por pessoas com carteira do tipo B. Já a versão van estará disponível nas revendas nas versões, 415 CDI e 515 CDI.
A expectativa é de que o modelo continue a ser equipado com motor 2.2 Biturbo a diesel nas versões de entrada, o bloco está preparado para 129 CV, já as versões 415 CDI e 515 CDI este mesmo bloco está calibrado para entrear 146 CV. Independente do motor o câmbio é manual de seis velocidades. Na Europa, há uma inédita versão da nova Sprinter com câmbio automático de nove velocidades, porém essa versão não será oferecido na América do Sul.
Se na motorização não há novidade pelo menos o utilitário está mais espaçoso e capaz, a capacidade de carga subiu em até 50 kg dependendo da configuração.
Interior da nova Sprinter 2020:
Um dos principais avanços dessa nova geração da Mercedes Sprinter está no interior, o painel é inteiramente novo, ganhou materiais de maior qualidade e uma arquitetura mais moderna, o volante nas versões mais caras é semelhante ao usado nos carros de luxo da Mercedes, como o Classe A e o Classe C, além de ser multi-funcional, enquanto o painel de instrumentos ganhou uma inédita tela colorida nas versões mais caras. Porém o principal destaque da Nova Sprinter 2020 será adoção da central multimídia MBUX (com tela entre 7 a 10.2 polegadas touch-screen).
Mercedes Pro
Destaque ainda para o Mercedes Pro, um sistema dedicado aos frotistas que permite maior controle e comunicação com os motoristas, por meio dele é possível ter a localização dos carros, enviar mensagens para o motorista ou ter acesso a dados dos carro, como o consumo de combustível. Na Europa a Nova Sprinter 2020 traz ainda novos equipamentos de segurança, como um sistema de frenagem automático, câmera de ré com imagens exibidas no retrovisor interno, além de um pacote de câmera 360 graus.
Há décadas a Sprinter é uma das vans mais vendidas do mundo, por aqui sua lista de rivais inclui modelos como Fiat Ducato, Renault Master, Peugeot Boxer e Citroën Partner, além de versão chassi, na ultima geração, também mirar os utilitários comerciais mais baratos como o Hyundai HR e Kia Bongo.
Fonte: Argentina Autoblog