A Mercedes está trazendo para o Brasil a Nova Sprinter 2020, o utilitário que desde a década de 1990 é um dos mais vendidos do país. Não se engane com o visual, embora tenha mantidos suas linhas clássicas a Sprinter 2020 traz uma série de novidades, o modelo de terceira geração foi praticamente todo reformulado, ficando mais moderno e confortável. Entre os destaque estão o interior que agora traz sistema multimídia MBUX com tela touch screen e keyless start, que dispensa o uso da chave para destravar as portas e dar a partida no motor, além disso o PBT da versão 416 CDI, foi elevado em 220 kg.
Índice desta matéria
Melhorias na dirigibilidade e segurança da Mercedes Sprinter
A principal evolução da nova Sprinter 2020 ficar por conta da sua dirigibilidade, o utilitário está mais confortável e seguro de ser pilotado, de acordo com a Mercedes a dirigibilidade é a semelhante ao de um carro passeio. Ela vem de série equipado com direção elétrica, porém a principal novidade é o sistema de frenagem automática de emergência ABA (Active Brake Assist) um sistema que é ativado em velocidades a partir de 7 km/h pode identificar, objetos parados ou em movimentos, assim como pedestres, ciclistas e outros veículos no caminho da Sprinter, após detectado risco de colisão o sistema alerta ao motorista com sinais sonoros, e caso ele não reaja pode e aplicar automaticamente os freios, chegando até a parar o carro por completo se necessário.
Há ainda o inédito ESP (controle de estabilidade) Adaptativo, com 4 novos sistemas eletrônicos especiais que são ativados para cada tipo de situação: (MRS – Controle de torque de saída, o TSM – Redução de Oscilação do Trailer, ELC – Mudança de faixa com conforto e o EUC – controle Aprimorado de Subviragem). Estes recursos na pratica reduzem significativamente os riscos de capotamento da Sprinter.
Para completar há ainda o assistente de fadiga do motorista, que analisa e percebe quando o motorista está cansado e indica que ele precisa fazer uma pausa para descansar, através de sinais visuais e sonoros, há ainda assistente de subida e partida em rampas. A Sprinter é o único utilitário no Brasil a contar com tais equipamentos.
Interior da Sprinter 2020 ficou muito mais equipado
Além do conforto e ergonomia, com novos bancos e volante, a cabine da Nova Sprinter 2020 também agrada pelo desenho, ela traz linhas minimalistas com poucos botões, o desenho é parecido com os carros de passeio da marca, como podemos ver nas saídas de ar do painel que tem desenho de turbina, assim como nos outros modelos da Mercedes.
Dependendo da versão a nova Sprinter 2020 virá equipada com o sistema multimídia MBUX, ele tem uma tela de 7 polegadas e traz uma série de funções como câmera de ré, espelhamento do telefone através de Android Auto e Apple Carplay, operações por voz, entrada USB, Bluetooth, além de exibir os controles do sistema de áudio e temperatura. As versões mais caras trazem ainda carregador de smartphones.
Outra novidade em termos de equipamentos é o sistema Keyless Start, que permite ao motorista dar a partida do motor sem precisar pegar na chave, através de um botão no painel ao lado do volante é data a partida, outro recurso até então só visto em carros de passeio de luxo.
A nova Sprinter também é mais equipada do que a maioria dos rivais no Brasil, ele conta de série com equipamentos como Hill Start Assist, o item faz com que o freio fique acionado por 3 segundos após o motorista tirar o pé do freio e, é bastante útil em ladeiras para impedir que o carro volte, além de Assistente de Vento Lateral (Crosswind Assist) que minimiza os efeitos dos ventos laterais na direção do carro em velocidades de até 80 km/h, controle de tração ASR, controle de carga adaptativo, freios com EBD, BAS e um sistema de limpeza dos discos.
Há ainda um novo ar-condicionado digital, mais potente com dois compressores, como opcionais o carro traz agora faróis com luzes para condução diurnas DRL em LED, além de volante multi-funcional com novos botões, como comandos do piloto automático e botões touch, ele tem desenho similar ao do volante usados pelos carros de passeio da Mercedes Benz.
Design da nova Sprinter:
Visualmente a nova Mercedes Sprinter 2020 está mais bonita e moderna, embora tenha seu visual tradicional, ainda com traços da primeira geração lá de 1990, basta você olhar para o carro nas ruas e sabe que se trata de uma Sprinter.
A principal novidade no modelo 2020 fica por conta da dianteira, que traz uma nova grade do radiador, maior e de aspecto mais robusto. Os faróis também são novos, contam com LEDs diurnos e visual mais estreito e compacto, além disso o para-choque da Sprinter 2020 também é novidade traz um perfil mais agressivo e novos faróis de neblina.
Versões da nova Sprinter 2020:
Passando para as versões a nova Sprinter 2020 será oferecida no Brasil em três versões: 314, 416 e 516. O primeiro dígito é uma referencia ao PBT da versão, que varia de 3 a 5 toneladas, já os dois outros números remetem a potência do carro, que varia de 143 CV (torque de 33.7 kgfm) a 163 CV (36.4 kgfm). Vale lembrar que assim como a geração passada a Sprinter é oferecido nas configurações de carroceira: chassi, furgão e passageiro.
A versão 416 CDI traz mais uma importante vantagem para os clientes que precisam levar cargas mais pesadas, o PBT desta versão é agora de 4.100 kg, o que resulta em 220 kg a mais em relação ao atual 415, aumentando assim a capacidade de carga líquida do veículo.
Ao todo entre versões e opções de carroceria, a Sprinter no Brasil tem 60 possibilidade de configuração, entre vans de passageiros, para transporte escolar, turismo, VIP, traslados e fretamento, furgões e chassis com cabina para distribuição urbana e transporte de carga e produtos, além da prestação de serviços especiais, como ambulância, guincho e até food truck.
Motores da Mercedes Sprinter 2020
A Mercedes Sprinter no Brasil segue sendo equipado com o conhecido motor OM651, 2.2, turbo diesel, CDI, 4 cilindros, porém este motor na linha 2020 teve sua eletrônica revista, para ficar mais potente e econômico, além de também melhorar a potência e o torque. São dois níveis de potência: 143 cv a 3.800 rpm e torque de 33,7 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm (presente na versão 314 CDI Street) e 163 cv a 3.800 rpm e torque de 36,4 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm (presente nas versões 416 CDI e 516 CDI).
Independente da versão escolhida o câmbio é manual de seis velocidade feito pela marca alemã ZF. Por enquanto não há previsão de lançamento da versão automática da Mercedes Sprinter no Brasil, lembrando que na Europa esta versão já existe, trazendo um moderno câmbio automático 9G Tronic de 9 velocidades.
Preços da nova Sprinter
Infelizmente a Mercedes ainda não divulgou os preços da Nova Sprinter 2020, de acordo com a marca, o modelo renovado estará nas revendas até o final do ano (2019). Como a Sprinter foi melhorada e ganhou novos equipamentos, é esperado que os valores sofram reajustes.
A lista de rivais da Sprinter inclui modelos variados como como Iveco Daily, VW Delivery, Renault Master, Fiat Ducato, além do Peugeot Boxer e Citroen Jumper.
Agora a Sprinter brasileira está atualizada com a Europa
Vale lembrar que a Sprinter vendida no Brasil vem importada da Argentina, com o lançamento, o mercado brasileiro passar a contar com um carro semelhante ao vendido em outros mercados como Europa e Estados Unidos.