A Subaru mostrou no Salão de Nova York no começo desse mês (abril), a nova geração de um de seus principais modelos, o Forester. Em sua quinta geração, o SUV ficou mais moderno e atraente, porém sem abrir mão da sua identidade visual.
Não parece mas mudou tudo…
Os mais desatentos vão pensar que se trata apenas de um facelift, mas não, o Forester 2019 é um carro totalmente novo, mudou de plataforma sendo agora construído sobre a base modular SGP, a mesma do Novo Impreza, graças troca, a distância entre-eixos foi ampliada de 2.64 m para 2.67 metros, ou seja, há mais espaço interno.
Design…
Em termos visuais o Forester ficou mais moderno, porém ele continua bastante parecido com o modelo anterior. Ao contrário dos rivais o Subaru aposta em um estilo mais robusto e quadradão, sem apelar para soluções de design exageradas ou chamativas.
Interior mais refinado…
O interior do Forester 2019 está mais refinado e atraente, a cabine apresenta materiais de melhor qualidade, além de uma melhor construção, mais detalhada, em relação ao modelo anterior, o painel e as forrações das portas assumiram novas linhas, os bancos também são novos, agora possuem até 10 ajustes elétricos e memória nos dianteiros da versão mais cara Touring .
Equipamentos…
O conjunto de equipamentos de série também subiu de nível, apresentando novos itens, como uma central multimídia de última geração, teto solar panorâmico, destravamento das portas por aproximação, partida por botão, assistente de manutenção de faixa e frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, porta-malas com abertura automática, retrovisores externos elétricos com duas memórias de ajustes, volante com aquecimento , bancos dianteiros com aquecimento, freio de estacionamento eletrônico, alerta de fadiga do motorista e sistema que configura vários detalhes ao gosto do motorista ao ligar o carro.
Conjunto mecânico robusto…
Sob o capô o Subaru Forester 2019 traz um motor mais potente, o motor 2.5 boxer, quatro cilindros entrega agora 185 CV, contra 172 cavalos do modelo 2018. Além disso, o carro adotou o sistema star-stop (que desliga o motor quando o carro para, o que deve ajudar a reduzir o consumo), além de um câmbio automático CVT, atualizado.
Como um autêntico Subaru a tração é integral nas quatro rodas, agora o motorista pode escolher entre dois modos de condução, “Intelligent” e “Sport”, na qual o modo inteligente dosa um pouco mais o acelerador poupando combustível, e o modo Sport, deixa o carro mais arisco e rápido, há ainda o Active Torque Vectoring, um controle de torque por vetor que promete melhorar o comportamento do Forester em curvas.
X-Mod para maior valentia em condições ruins…
Ainda falando na parte mecânica, com exceção da versão de entrada, todas as demais virão com o recurso chamado X-Mod, que promete dar mais valentia para o Forester encarar trechos off-road, permitindo ao motorista escolher entre os seguintes modos de tração e câmbio Snow/Dirt (neve e terra) e Deep Snow/Mud(neve pesada e lama), na nova geração o Forester tem 22 cm em relação ao solo.
Nova versão Sport…
Por fim, outra novidade é o lançamento de uma inédita versão Sport (foto acima), ele conta com alguns acessórios exclusivos, que fazem com que o SUV tenha uma aparência mais esportiva, entre os itens estão rodas de 18 polegadas com padrão próprio, detalhes na carroceria em preto com apliques na cor laranja, além de grade frontal com estilo exclusivo com acabamento em preto fosco.
No Brasil…
A expectativa é de que o Novo Subaru Forester 2019 chegue ao Brasil no final do ano, a sua lista de rivais inclui modelos, como Jeep Compass, Hyundai Tucson e Kia Sportage.