O segmento dos SUVs compactos é um dos mais competitivos e lucrativos do mercado automotivo, por isso a Toyota resolveu ousar com a nova geração do RAV4. Exibido no começo desse mês o SUV foi inteiramente renovado ganhando linhas arrojadas, que prometem dividir opiniões.
Baseado no conceito FT-AC a nova RAV4 2020 impressiona pelo design, o carro tem um estilo cheio de detalhes, com identidade própria em relação aos demais carros da marca japonesa, chamando bastante atenção principalmente pelo agressivo estilo da dianteira, assim como os vincos salientes nas laterais.
O interior da Toyota RAV4 2019/2020 também é completamente novo, evoluindo consideravelmente tanto em matéria de equipamentos de série, quanto na qualidade dos materiais utilizados na cabine, painel e portas são forrados com couro. O carro conta com uma sistema multimídia de última geração com GPS em 3D, reconhecimento de voz e conectividade com smarthphones. A lista de equipamentos inclui ainda bancos em couro, ar condicionado com duas zonas de temperatura, iluminação da cabine por LEDs, teto solar duplo e sistema de som JBL de 800 watts.
O Toyota RAV4 está sutilmente maior, o comprimento foi ampliado em 10 mm passando para 4.59 metros, enquanto o entre-eixos foi ampliado em 3 cm em relação ao modelo anterior, tendo agora 2.68 metros. Além disso, a Toyota instalou uma suspensão traseira do tipo multilink, que promete um maior conforto.
A Nova RAV4 2020 é frugal nos motores, no mercado americano serão oferecidos apenas duas opções, uma a gasolina e outra híbrida, ambas baseadas no bloco 2.5L Dynamic Force 4 cilindros, ainda sem potência revelada. A primeira versão será equipada com um câmbio automático de oito velocidades e a outra híbrida, conta com câmbio automático CVT. O carro poderá ser impulsionado apenas pelo motor elétrico por uma certa distância. Já na Europa o RAV4 será oferecido com motor 2.0L diesel e o motor 2.5L a gasolina.
Destaque ainda para a nova tração 4×4 AWD com seletor de tipo de terreno Multi-Terrain Select, que permite ao motorista escolher entre diferentes configurações como neve, lama, areia e pedra, através de um seletor giratório no console.
Na Europa e EUA, o SUV da Toyota vai rivalizar com carros como Nissan X-Trail, Jeep Compass e Honda CR-V. Ele ainda deve demorar um bom tempo para chegar as ruas, apenas no início de 2019, já no Brasil ainda não há previsão de lançamento.