O Brasil é um dos primeiros países do mundo a receber a nova geração da Toyota SW4, o modelo foi lançado na Ásia/Oceania no final de 2015 e chega agora em fevereiro ao mercado brasileiro importada da Argentina, e por enquanto apenas na configuração top SRX, que pode vir com motor a gasolina ou diesel, com cinco ou sete lugares.
Nesta nova geração a SW4 seguiu um padrão visual próprio, com design quase que totalmente diferente da sua irmã de plataforma a Hilux, o estilo da nova SW4 2016 agrada, o SUV da Toyota nunca esteve tão ousado e chamativo.
Na dianteira, a grade agora está maior e traz acabamento cromado, os faróis ficaram mais finos e agressivos, seguem a tendência atual e incorporando iluminação diurna com LEDs, porém o que mais chama a atenção é o para-choque frontal da nova SW4, a peça traz desenho em uma espécie de boca semi aberta, com os faróis de neblina com molduras grandes cromadas, com desenho de “presas”, um desenho bastante radical.
Graças a esta nova plataforma, a SW4 2016 2017 ficou bem mais encorpada e robusta, o comprimento foi ampliado em nada menos do que 9 cm (totalizando 4.79 m no total), e a largura cresceu em 1.5 cm (1.85 metros), porém em razão de uma melhor distribuição do interior, a altura baixou em 1.5 cm (1.83 metros), enquanto a distância entre os eixos permaneceu praticamente a mesma da geração passada, 2.74 metros.
Note o desenho diferente e assimétrico das janelas laterais, elas ficaram mais estreitas principalmente na parte traseira do SUV próximo na coluna “C”.
Enquanto visto de traseira o desenho da nova SW4 2016 também agrada, os designers da Toyota esculpiram lanternas grandes e finas com lentes de efeito 3D e iluminação por LEDs, a tampa do porta malas ficou mais limpa e sofisticada, recebeu ainda um enorme friso cromado sobre o local onde fica a placa. Outro detalhe interessante de estilo é a coluna traseira falsa, não há metal aparente, é como se toda as janelas traseiras do carro fossem uma peça só, e o teto estivesse flutuando.
Por dentro o painel segue o mesmo padrão acertado já visto na nova Hilux, o estilo sóbrio e sério, com destaque para o acabamento que evoluiu consideravelmente em relação a geração passada, saiu aquela fartura sem graça de plásticos claros, para dar lugar a plástico liso em um tom mais escuro e mais macio ao toque, destaque também para o acabamento de alto nível.
Na versão top SXR (a única que virá ao Brasil por enquanto), grande parte do painel é revestido em couro preto, sendo que o console central e as forrações das portas, e os bancos trazem revestimentos em couro marrom, o console próximo a alavanca de câmbio conta ainda com partes que imitam madeira.
Em termos de tecnologia também há evoluções consideráveis, o painel de instrumentos traz um display colorido de 4.2 polegadas, e no centro do painel há uma central multi-mídia de última geração com tela de 7 polegadas, equipada com GPS, DVD e TV, há ainda luxos como ar-condicionado digital com saída para os bancos traseiros, banco do motorista com regulagem elétrica, porta malas com sistema de abertura e fechamento elétrico, cabine com iluminação por LEDs.
Graças a nova plataforma, a SW4 2016 assume um interior mais espaçoso e parecido com um automóvel de passeio, o painel está mais baixo, e a altura dos bancos também foi modificada, o que deve melhorar a visibilidade e a posição de pilotagem. Lembrando que o modelo virá com opções de 5 ou 7 lugares, no caso esquema 2+3+2.
Mecânica…
De início (pelo menos até o segundo semestre de 2016) a Nova Toyota SW4 virá para o Brasil apenas com duas opções de motores, um robusto 2.8 diesel com 177 cv de potência e 45.9 kgfm de torque, e um potente e grande 4.0 V6 de 238 cv de potência e 38.8kgfm de torque, que bebe apenas gasolina.
Independente da versão a transmissão é automática de seis velocidades – com borboletas atrás do volante para se fazer as trocas também de forma manual sequencial, já a tração é 4×4, com funcionamento H2 (4×2), H4 (4×4) e L4 (4×4 reduzida), alterada através de um botão giratório no painel.
Uma versão com motor flex (álcool e gasolina) 4 cilindros, pode estar nos planos, mas por enquanto não tem data para estrear na nova SW4, lembrando que a geração anterior da SW4 tinha na versão de entrada a opção do motor 2.7 flex de 163 cv.
O nível subiu…
Foi se o tempo em que a Toyota SW4 fazia bonito pela valentia porém pecava pela falta de itens tecnológicos ou de conforto. Pelo menos na versão top SRX (a única disponível por enquanto) o modelo virá com uma lista de equipamentos respeitável, há luxos como ar-condicionado digital com saída para os bancos traseiros, partida por botão sem chave, porta luvas com compartimento refrigerado, sistema multi-mídia com tela de 7 polegadas com GPS, TV DVD, MP3, Bluetooth, câmera de ré, volante em couro multifuncional, porta malas com abertura e fechamento elétrico, bancos em couro, banco do motorista com regulagem elétrica, painel com tela colorida de 4.2 polegadas, volante com ajuste de altura e profundidade, sistema de fixação para cadeirinhas infantis ISOFIX.
Por fora o modelo ostenta rodas em liga leve aro 18 com acabamento diamantado calçadas por pneus 265/60 R18, luzes diurnas em LEDs nos faróis e retrovisores com rebatimento elétrico automático.
Por fim na parte da segurança ela virá de série com sete airbags, controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa e assistente para descidas íngremes, diferencial traseiro com bloqueio entre outros itens.
E o preço também subiu …
Porém a Toyota sabe cobrar por toda esta revolução da SW4 2016, apesar de que de início vem apenas a versão mais cara SRX, esta chega com um preço bastante salgado, na configuração com motor 4.0 V6 a gasolina e configurada para cinco passageiros, o preço da nova SW4 2016 parte de R$ 205.000, já na versão top com motor 3.0 diesel e configurada para sete lugares o preço chega até a casa de proibitivos R$ 225.000.
Abaixo os preços da nova Toyota SW4 2016:
SW4 SXR 4.0 V6 gasolina, 4×4, automática 4×4, gasolina R$ 205.000
SW4 SXR 2.8 diesel 4×4, automática 4×4, 5 lugares R$ 220.000
SW4 SXR 2.8 diesel 4×4, automática 4×4, 7 lugares R$ 225.000
A Honda vai lançar no inicio do próximo ano (2025) no Brasil a versão renovada…
Esta é a Kia Tasman, a primeira picape na história da montadora coreana. Como você…
Mais uma marca chinesa está chegando para tentar a sorte no Brasil, a Zeekr, a…
Esta é a nova Honda CG 2025, a moto que é disparada a mais vendida…
O Jeep Avenger já está rodando em testes aqui no Brasil, o modelo lançado na…
BYD Shark, a primeira picape plugin híbrida da marca chinesa acaba de ser lançada oficialmente…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.