A Volkswagen revelou a primeira imagem da nova Amarok 2025 feita aqui para a América Latina. Esta será a terceira atualização na picape que é produzida na Argentina e vendida no Brasil desde 2009.
Índice desta matéria
Não é uma nova geração
Infelizmente por questões de corte de gastos, a Volkswagen não trará ao Brasil a nova geração da Amarok (foto acima) – que é feita sobre a plataforma da Nova Ford Ranger. A solução encontrada pela marca alemã aqui para a América Latina foi “tentar” atualizar a nossa veterana Amarok, que já está no mercado já há 15 anos.
Lembrando que a Volkswagen Amarok no Brasil é praticamente a mesma desde 2009, ela sofreu uma pequena atualização em 2016, na qual ganhou retoques na dianteira e novas lanternas na traseira, um novo painel no interior e a chegada do motor V6 TDi. A Volkswagen considera estas atualizações como uma nova geração, porém, na pratica é difícil ter o mesmo entendimento, já que além dos retoques superficiais, durante todo este tempo a carroceria, chassi e componentes estruturais seguem exatamente os mesmos da Amarok original.
Nova dianteira deve dividir opiniões…
A principal alteração na nova Amarok 2025 é o seu desenho dianteiro, que foi completamente atualizado, a picape ganhou novos faróis Full LED, agora as versões mais caras virão com uma barra de LED na grade, que liga os faróis. Ainda na dianteira a grade ficou maior e o para-choque assumiu um perfil mais agressivo, o gosto é um tanto duvidoso, principalmente porque este visual com “cara de peixe”, lembra bastante a nossa modesta VW Saveiro.
Infelizmente as mudanças externas devem param por ai, nas laterais há novas rodas e adesivos, enquanto na traseira as lanternas devem ganhar novas lentes. Lembrando que no chassi não há alterações, inclusive as dimensões da cabine e da caçamba, assim como as capacidades de carga da picape, não mudaram.
Interior também deve evoluir
Na cabine a nova Volkswagen Amarok 2025 brasileira apresentará um novo painel com um melhor acabamento, haverá novos equipamentos como painel digital e uma nova central multimídia mais evoluída, possivelmente com tela de 10 polegadas, assim como em outros Volkswagens aqui no Brasil.
Outra melhoria no interior serão os bancos dianteiros que também foram revistos e o acabamento geral da cabine, que devem receber novos revestimentos e detalhes mais premium (ainda não foram divulgadas imagens do interior).
Mecânica não deve mudar…
Na parte mecânica a Volkswagen Amarok deve seguir sem alterações, o V6 3.0 TDi de 258 cv continuará na ativa, assim como o câmbio automático de 8 marchas e a tração 4×4 inteligente 4Motion.
Quando chega?
A previsão é que o lançamento da nova Amarok aconteça no final de julho, com as primeiras unidades sendo entregues a parti de agosto ou setembro de 2024, já como modelo 2025.