Nova Yamaha MT-09 2020 – Mais arrojada naked chega por R$ 43.690

Demorou mas finalmente a japonesa Yamaha está trazendo para o Brasil a nova MT-09, com visual de tirar o fôlego e desempenho idem, a naked chega ao Brasil com preço de R$ 43.690.

Em sua segunda geração a MT-09 está mais arrojada e atraente, além disso, o modelo traz uma série de evoluções mecânicas em relação ao modelo anterior, lançado por aqui em 2014. A nova MT-09 foi apresentada no Salão de Colônia na Alemanha, no final de 2016 e desde então muita gente aguardava a chegada da nova naked ao nosso mercado. Vale lembrar que na Europa ela já está à venda há mais de dois anos.

Design renovado impressiona

Esteticamente a Nova MT-09 2020 ostenta um novo conjunto óptico, formados por dois faróis totalmente em LEDs, a frente ficou mais angulosa e agressiva, já de perfil ela está mais robusta, com tomadas de ar maiores, destaque ainda para o novo banco mais anatômico e alto em relação ao modelo anterior.

A rabeta foi reprojetada e ficou mais alta e curta, a lanterna traseira que fica embutida na rabeta, ganhou um novo visual com lente com efeito 3D e iluminação por LED.

Também chama atenção o desenho exótico do sistema de escape em aço inox, a peça é bastante curta, e o suporte da placa, preso por um braço diretamente na suspensão traseira, o suporte da placa serve também como uma espécie de mini para-lama (foto abaixo), parecendo flutuar sobre o pneu traseiro, quando se olha a moto do lado direito.


Motorização e desempenho

A Yamaha MT-09 2020 segue com o já conhecido motor tri-cilíndrico DOHC de 847 cm³, calibrado para entregar 115 CV a 10.000 rpm e torque máximo de 8,92 kgfm a 8.500 rpm. Este motor tem uma concepção de engenharia bastante moderna, Crossplane 3, que proporciona um funcionamento mais suave com menos vibrações ao motor, fazendo com que a potência e o torque sejam entregados de uma forma mais linear e continua, este é o mesmo conceito de motor usado pela super moto M1 de Valentino Rossi no MotoGP.

Entre as inovação na mecânica da nova MT-09 2020 temos a instalação do sistema “quickshift”, que permite subir as marchas sem a necessidade de utilizar a embreagem, tornando as trocas muito mais velozes, lembrando que o câmbio tem seis velocidades e possui embreagem do tipo “Slip Clutch”, que permite ao piloto reduzir as marchas de forma mais abruta sem o risco da roda traseira dar tranco ou travar.

Velocidade máxima da MT-09

A naked MT-09 é uma opção para quem busca uma moto com estilo único e um desempenho brutal, sua aceleração de 0 a 100 km/h fica entre 3 a 4 segundos e a moto atinge a velocidade máxima de 210 km/h.

Consumo da Yamaha MT-09

Seu tanque tem 14 litros (a mesmo tamanho do modelo anterior), o consumo médio obviamente varia em decorrência de uma série de fatores, porém podemos esperar em média algo em torno de 16 e 17 km/l.

Novo painel digital da nova MT-09 2020

Outra evolução é o painel digital que foi reestilizado no novo modelo, ele foi posicionado mais a direita no guidão, o que facilita sua visualização, apesar de ter tamanho compacto e visual simples – não é colorido, o novo painel da Yamaha MT-09 é bastante completo tendo indicadores de marcha, nível de combustível, marcador de velocidade, conta giros, odômetro total e parcial, média de consumo, consumo de combustível instantâneo em tempo real, relógio, contagem regressiva de Km em “reserva”, temperatura do motor e até temperatura do ambiente, há ainda outras novas funções como informar se o controle de tração está ligado ou desligado e indicar ao piloto em qual modo de pilotagem a moto está, ao todo são três modos de condução escolhido através de um botão no guidão:

STD (Padrão): Modo desenvolvido para uma série de situações, entregando torque contínuo, tanto em baixa quanto alta velocidade.

Modo “A”: Este modo é para quem busca tirar o máximo da moto, ele garante uma aceleração bruta com respostas mais rápidas.

Modo “B”: Por fim, o modo “B” oferece respostas mais mansas em relação aos demais, é ideal para rodar com a naked em um passeio mais tranquilo, ou no transito urbano, nesse modo a potência cai em torno de 12%.

Acelerador eletrônico

Estes diferentes modos de pilotagem modifica a quantidade de combustível que é injetado no motor, isso é possível graças ao acelerador eletrônico da MT-09, chamado YCC-T (Yamaha Chip Controlled – Throttle), trata-se de um acelerador sem cabo, ligado a uma central eletrônica ECU, que por sua vez é ligada ao sistema de injeção de combustível, a central eletrônica faz uma imensa quantidade de cálculos em tempo real para ajustar a quantidade de combustível que deve ser injetada no motor, assim como a quantidade de ar na mistura de acordo com a posição do acelerador, na pratica este recurso deixa a moto mais tranquila e segura de ser pilotada, já que permite ter mais controle sobre a dosagem da potência.

Suspensão da MT-09 2020 pode ser ajustada

A nova Yamaha MT-09 vem ainda com suspensões ajustáveis, é possível ajustar a suspensão de acordo com o peso do piloto, piso de rodagem e o tipo de pilotagem, modificando a pré-carga, retorno e compressão hidráulico, até então estes tipos de ajustes eram oferecidos apenas para a suspensão traseira da MT-09, e agora no modelo 2020 também estará disponível para a suspensão dianteira.

Os freios da MT-09 não sofreram mudanças na linha 2020, a moto segue equipada com disco duplo de 298 mm de diâmetro na roda dianteira e disco simples com 245 mm na traseira, ambos com ABS.

Detalhes técnicos…

A Yamaha MT-09 2020 tem quadro todo em alumínio, seu peso total é de 193 kg, e a distribuição de peso é quase que perfeita, com 50,2% para a roda dianteira e 49,7 % para traseira, o que ajuda o comportamento da moto em pilotagem mais esportivas, principalmente ao fazer curvas e nas frenagens.

Cores da nova MT-09 2020

A Nova Yamaha MT-09 2020 estará disponível no Brasil em três opções de cores: preto fosco (Matt Black), azul (Racing Blue) e cinza com verde limão (Night Fluo – foto acima).

O preço da MT-09 subiu quase R$ 4 mil e ficou mais cara que as rivais

Em relação ao modelo anterior, a naked da Yamaha está R$ 3,700 mais cara, terá preço tabelado em R$ 43.690, este novo valor deixou o MT-09 mais cara que as principais concorrentes diretas. Entre as suas rivais estão Kawasaki Z900 que é mais potente, equipada com motor 4 cilindros 948 cilindradas e 125 cv de potência e 10,1 kgfm, na linha 2019 ela custa R$ 42.490, Triumph Street Tryple S que conta com motor tri-cilindrico de 765 cilindradas com 113 cv  de potência e 7 kgfm de torque, seu preço é de R$ 41 mil.

Equipe Encontracarros

Ver comentários

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

7 dias atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.