yamaha r3
Para quem é fã de motos esportivas e não tem atualmente orçamento para investir em modelos de alta cilindrada a Nova Yamaha R3 Connected 2025 pode ser uma opção muito interessante. A carenada da Yamaha, originalmente lançada em 2020, foi praticamente toda atualizada em 2025, tem agora visual inspirado na famosa Yamaha M1 usada no MotoGP, além disso, ela também ficou mais tecnológica e fácil de ser pilotada. A Yamaha R3 2025 é equipada com motor 2 cilindros com 321 cilindradas que entrega bons 41.3 cv de potência, a única má notícia é o preço que subiu e agora parte de R$ 36.990. Vamos conhecer em detalhes…
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O visual da Yamaha R3 2025 foi completamente renovado, adotando linhas mais agressivas e modernas, inspiradas no conceito YZF-R9 e na famosa M1 utilizada pela marca no MotoGP.
O destaque fica para a nova carenagem com asas aerodinâmicas (winglets), que além de reforçar o aspecto esportivo, contribui para a redução da resistência do ar e melhora o fluxo para o radiador, um detalhe interessante é que as carenagens da R3 são em camadas.
O farol agora é em LED com projetor central em formato de “M”, acompanhado de luzes diurnas (DRL) e setas também em LED, conferindo identidade visual marcante e maior eficiência luminosa. Na traseira também tudo é novo, a lanterna e setas são em LED.
Goste você ou não de motos esportivas, o visual da nova Yamaha R3 chama atenção e definitivamente não aparenta ser um moto de baixa cilindrada.
A R3 2025 mantém o consagrado motor bicilíndrico de 321 cc, DOHC, 8 válvulas, quatro tempos e refrigeração líquida, que entrega até 41,3 cv de potência a 10.750 rpm e torque máximo de 3 kgf.m a 9.000 rpm.
O propulsor conta com a exclusiva tecnologia DiASil desenvolvida para as motos mais caras da marca, conta com pistões leves em alumínio forjado, enquanto as bielas são mais curtas e os cilindros têm o mesmo desenho da superesportiva R1, estas soluções reduzem as vibrações e melhoram a dissipação de calor, garantindo desempenho consistente e confiabilidade.
A transmissão é de seis marchas, agora equipada com embreagem assistida e deslizante, facilitando trocas rápidas e reduzindo o risco de travamento da roda traseira em reduções bruscas de velocidade, segundo a Yamaha esta embreagem deslizante chega a ser 17% mais leve em relação a uma embreagem normal, além disso, o manete de acionamento está mais próximo do guidão, tornando mais confortável a condução por longas horas.
A ciclística da nova R3 2025 foi aprimorada para oferecer mais agilidade e precisão. O chassi tipo diamante e a suspensão dianteira invertida de 37 mm de diâmetro e 130 mm de curso proporcionam maior estabilidade em curvas e conforto no uso urbano. A suspensão traseira monoshock conta com sete regulagens de pré-carga, permitindo ajuste fino conforme o perfil do piloto e o tipo de uso da motocicleta.
A condução da R3 agora está mais confortável, principalmente para pilotos de baixa estatura, o assento foi redesenhado ficou 6 mm mais estreito facilitando o apoio do pé no chão, dando um pouco mais de segurança e firmeza ao apoiar a moto para parar, lembrando que o assento fica a apenas 78 cm do chão, só para comparamos ela é mais baixa em relação a Honda CB300 Twister.
Ao contrário de alguns modelos que tem ABS apenas na dianteira a Yamaha R3 já tem freios ABS nas duas rodas, com discos de 298 mm na dianteira e 220 mm na traseira, que garantem frenagens seguras e progressivas. Os pneus Metzeler, com medidas 110/70 na frente e 140/70 atrás, montados em rodas de 17 polegadas, completam o conjunto esportivo.
A grande novidade da linha 2025 é o pacote Connected, que traz um novo painel de instrumentos 100% digital em LCD estilo “Black out”, com indicador de marcha, shift light, nova tomada USB e conectividade Bluetooth via sistema Yamaha Motorcycle Connect (Y-Connect) que conecta a moto com um aplicativo no smartphone do dono.
O piloto pode visualizar no painel informações do smartphone, como chamadas, mensagens e status restante da bateria, além de dados do aplicativo da Yamaha. O novo painel exibe ainda velocímetro, tacômetro, nível de combustível, temperatura e relógio, facilitando o monitoramento em tempo real.
Após conectado com a moto uma vez o aplicativo da Yamaha torna possível interagir com todas as funções do Y-CONNECT. Ou seja, você pode conferir o status da bateria e do óleo do motor, conferir onde foi o último lugar que a moto estacionou através do GPS no Google Maps com data e hora, além de acompanhar o registro diário e mensal de consumo dos seus trajetos.
Há ainda a função Revs Dashboard, que possibilita ver informações adicionais, como a abertura do acelerador e rotações por minuto do motor, além de registrar, salvar e compartilhar suas rotas preferidas nas redes sociais. Tudo isso é gratuito.
Outra vantagem da nova YAMAHA R3 CONNECTED é o seu tamanho compacto e o peso leve para uma moto esportiva, o que a torna mais pratica para uso no dia a dia e nas cidades, além de facilitar a vida de pilotos novatos ou de baixa estatura, tornando a condução, principalmente em trechos urbanos mais confortável, a R3 pesa apenas 171 quilos, ela é apenas 30 kg mais pesada em relação a Honda CB300.
Além disso, o assento como dissemos agora 6 mm mais estreito junto com as tampas laterais 13 mm mais estreitas, significa um perfil muito mais estreito e com menos carenagem obstruindo as pernas, além de diminuir as chances de raspar a R3 ao andar no transito.
A NOVA YAMAHA R3 CONNECTED tem 2.090 mm de comprimento, 735 mm de largura e 1.140 mm de altura, com 1.380 mm de distância entre os eixos e capacidade para 14,2 litros de gasolina no tanque de combustível.
NOVA YAMAHA R3 CONNECTED estará disponível nas novas cores Tech White (Branca Perolizada) com detalhes na cor prismática Greenish Blue Pearl (muda de cor e reflete a luz de maneira especial) e X-Black (Preta Fosca), com rodas pretas, além da tradicional cor Racing Blue (Azul Metálica) com rodas azuis, o mesmo padrão usado nas motos mais caras da marca.
Com esta atualização a Yamaha R3 ficou mais cara, enquanto o modelo antigo 2024 era encontrado a partir de R$ 34.190, o novo 2025 terá preço de R$ 36.990, uma diferença de quase R$ 3 mil mais cara, o que complica um pouco a situação da R3 comparada com as rivais no mercado.
A Yamaha R3 no Brasil praticamente tem uma única concorrente direta a Ninja 500 (versão atualizada da antiga Ninja 400). A Kawasaki Ninja 500 2025 custa R$ 37.990, apenas R$ 1 mil mais caro que a Yamaha, porém já entrega motor mais potente com 451 cilindradas e 51 cv, (é cerca de 10 cv mais potente que a R3) e tem proposta esportiva semelhante.
Teoricamente a rival direta da R3 seria a Ninja 300, afinal ela tem motor de bicilindrico de 296 cilindradas e 39 cv de potência (apenas 2 cv mais fraca em relação a Yamaha), porém o modelo de entrada da Kawasaki sai por R$ 28.670, quase R$ 10 mil mais barato que a R3, estando praticamente em outra categoria de mercado.
Ou seja, com relação ao preço, o custo/benefício da Yamaha não é dos melhores comparada com as rivais e pode ser considerado o grande ponto fraco desta nova Yamaha.
Lembrando que lá fora no mercado externo, há ainda como rival da R3 a Honda CBR 500R, que infelizmente ainda não é vendida no Brasil.
Especificação | Yamaha R3 2025 |
---|---|
Motor | 321 cc, 2 cilindros, DOHC, 8V |
Potência | 42 cv a 10.750 rpm |
Torque | 3 kgf.m a 9.000 rpm |
Transmissão | 6 marchas, embreagem assistida |
Suspensão dianteira | Invertida, 130 mm de curso |
Suspensão traseira | Monoshock, 7 regulagens |
Freios | ABS, discos 298 mm/220 mm |
Peso | 171 kg |
Tanque | 14,2 litros |
Altura do assento | 780 mm |
Preço | A partir de R$ 36.990 |
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