O principal lançamento da Audi em 2017 acaba de desembarcar no Brasil, a segunda geração do esportivo A5 Sportback. O carro que é uma espécie de versão mais descolada e esportiva do A4, chega ao país custando a partir de R$ 189,990 e está disponível em quatro configurações de acabamento (Attraction, Ambiente, Ambition e Ambition Plus.
Apresentado ao mundo no início desse ano, o Novo A5 Sportback manteve as qualidades da primeira geração. Assim como o seu antecessor, o carro chama atenção pelo design atraente e diferenciado, trazendo ainda doses generosas de luxo e tecnologia.
Sua carroceria foi completamente redesenhada, a grade frontal está maior e os faróis ficaram menores e mais arrojados, um dos destaques do novo A5 é seu teto baixo e curvo, assim como um coupé, detalhe que remete a esportividade.
O A5 Sportback é provavelmente o carro mais bonito na atual linha da Audi
No Brasil o novo A5 2018 será oferecido em duas opções de motores, 2.0 TFSI de 190 CV (encontrado nas versões Attraction e Ambiente), e o 2.0L TFSi de 252 CV, disponível na Ambition e Ambition Plus. Independente do motor, a potência chega às rodas por meio de uma moderna caixa automática de 7 velocidades.
Por falar em tração as versões equipadas com o motor de 190 cv tem tração 4×2 dianteira, enquanto a Ambition e Ambition Plus que vem com motor de 252 cv, trazem de série tração integral 4×4 com distribuição eletrônica variável através do sistema quattro da Audi, que distribui a tração entre as rodas dianteiras e traseiras de acordo com a necessidade.
Os preços começam em R$ 189,990 pedidos pela versão de entrada Attraction e terminam em R$ 268,990 da top de linha A5 Ambition Plus.
Além de belo, o coupé também é rápido, segundo dados de fábrica, a versão com 190 CV, precisa de 7.5 segundos para ir de 0 a 100 km/h e crava 239 km/h de velocidade final. Já a versão mais forte com seus 252 cv, leva apenas 6 segundos para atingir os 100 km/h e vai até os 250 km/h.
Nova Plataforma
Completamente renovado, o A5 Sportback é construído sobre a plataforma MLB, a mesma do A4. A nova estrutura reduziu o peso em 85 kg, passando para 1,470 kg, o que na prática se traduz em menor consumo de combustível e um desempenho mais ágil.
Ele mede 4.73 m de comprimento por 1,84 m de largura e 1,38 de altura. A cabine acomoda quatro passageiros, o porta malas acomoda 480 litros.
Interior:
O interior também é de tirar o fôlego. A cabine tem construção moderna e minimalista, embora visualmente não traga nenhuma novidade, em relação ao já visto em outros carros da Audi, como o Novo TT ou o A4. Destaque para o Audi Virtual Cockpit (foto abaixo), o painel digital colorido de alta-definição de 12.3 polegadas, que pode ser customizador de acordo com a preferencia do motorista.
A versão de entrada Attractive, conta com bancos em couro, ar condicionado automático, piloto automático, chave presencial, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva e de acendimento automático dos faróis, faróis bi-xenon, rodas de liga leve aro 17, porta-malas com abertura automática.
Já a Ambiente, adiciona o painel digital Audi Virtual Cockpit, GPS, central multimídia com conectividade, além de bancos esportivos e rodas maiores aro 18. Enquanto a Ambition, tem os mesmos, itens porém vem ainda equipada com tração integral.
A Ambition Plus conta ainda com kit de acessórios esportivos S-Line, que traz acabamento diferenciado com soleiras da portas em alumínio, para-choques dianteiro e traseiro com desenho esportivo, teto solar panorâmico com acionamento elétrico, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, e retrovisores com rebatimento elétrico.
Opcionais:
Entre os opcionais ofertados há itens como teto solar panorâmico para as versões de entrada, além de itens de segurança como piloto automático adaptativo que mantém o carro na faixa de rolagem praticamente de forma automática, e o Traffic Jam, um interessante sistema que em condições de transito pesado, usando radares e sensores praticamente faz o A5 andar e parar de forma automática, mantendo o carro na faixa de rolagem de forma automática, o sistema acelera, freia e faz pequenas correções no volante de forma automática, mantendo uma distância segura do veículo que vai à frente.
Audi RS5
Para quem dinheiro não é problema e não se contenta facilmente, a Audi vai trazer ainda em 2017, uma versão ainda mais agressiva do A5, o invocado RS5. Com 450 CV, o bólido chegará para rivalizar, como BMW M3 e Mercedes C63 AMG. Já o modelo S5 (um meio termo entre a variante de uso civil e modelo de alta-performance RS), não deve ser oferecido por aqui.