A Audi irá lançar no Brasil no segundo semestre o Novo A6 2020. Rival diretos de modelos como BMW Serie 5 e Mercedes Classe E, ele chega a sua oitava geração trazendo tudo novo, com visual atualizado um pouco mais agressivo, motor com sistema híbrido, porém a principal evolução está no interior que subiu de nível e agora da um show em estilo e tecnologia, este um dos sedans mais luxuosos da marca e deve custar por aqui cerca de R$ 320.000 na versão mais simples, e R$ 370 mil na top de linha.
Índice desta matéria
Design…
Esteticamente o novo Audi A6 está mais bonito e robusto. A Audi é conhecida por ser conservadora na evolução no design de seus carros, e com o A6 não foi diferente, o sedan nesta nova geração 2020 ficou mais moderno e atraente porém sem apelar para soluções de estilo arrojadas ou diferentes do que já era conhecido nos modelos da marca e nas gerações anteriores do A6.
Na dianteira a tradicional grade da Audi está mais larga, ela contrasta com os novos faróis Matrix full-LED que ganharam um desenho mais afinado no novo modelo A6, ainda na frente o para-choque do sedan assumiu um perfil mais esportivo com tomadas de ar maiores e o capô seguiu esta mesma tendência recebendo novos vincos mais evidentes.
De perfil também há novos vincos no Audi A6, principalmente sobre as caixas de rodas, solução de estilo que reforça a sensação de imponência e robustez do sedan, já na traseira tudo novo, destaque para a grandes lanternas de Matrix de LEDs semelhante a vista em outros carros da marca como o coupé A7 e o sedan A8,e elas invadem as laterais e são cortadas por um friso cromado que vai de um lado ao outro da traseira, o para-choque tem agora um perfil mais esportivo, trazendo grandes saídas de escapamento cromadas embutidas no para-choque. A esportividade do novo A6 é reforçada ainda pelas belas rodas de 21 polegadas de série na versão mais cara do sedan.
As medidas do A6 permaneceram praticamente as mesmas…
Esta é a oitava geração do Audi A6, porém em comparação com a geração anterior as medidas permaneceram praticamente as mesmas, o comprimento do modelo é de 4.94 metros (0,7 cm maior), a largura agora é de 1.89 metros, (1,2 cm mais larga), enquanto a altura passou para 1.46 metros (0,2 cm mais alta). Apesar do aumento nas dimensões do carro terem sido poucas, a Audi fala que o espaço interno para os passageiros foi ampliado, principalmente para quem viaja no banco traseiro, já que a distância entre-eixos foi aumentada em 1.2 cm, o suficiente para permitir aos engenheiros conseguir um ganho considerável para as pernas dos ocupantes, destaque ainda para o bom espaço no porta malas, que acomoda 530 litros.
Alumínio no chassi e na carroceria…
Vale a pena a gente comentar também a construção do chassi do novo Audi A6, nesta nova geração o modelo ganhou ainda mais componentes feitos em alumínio, como por exemplo as colunas “C” da parte traseira do chassi, além das portas, o capô, os para lamas dianteiros e a tampa do porta-malas, são feitos em alumínio, com isso o peso do carro é bastante baixo, a versão mais leve pesa 1645 kg, um peso bastante baixo para um sedan de luxo, recheado de equipamentos e que mede quase 5 metros de comprimento.
Motores do A6 agora trazem tecnologia mild-hybrid
Uma das principais novidades dessa nova geração do A6 está sob o capô. O Novo A6 2020 será oferecido no Brasil com duas opções de motores, ambos equipados com tecnologia mild-híbrida que ajuda a reduzir o consumo de combustível.
O sistema é um conjunto híbrido mais leve e de menor potência, composto por um alternador de correia (BAS) que armazena a energia gerada pelos freios nas frenagens em um conjunto de baterias de íons de lítio com capacidade de 10 Ah, o sistema trabalha com uma corrente de 48v, e durante as frenagens o sistema BAS pode recuperar até 12 kw de energia. Essa energia armazenada permite que o A6 tenha uma ajuda elétrica para o motor empurrar o carro em velocidades entre 55 km/h a 160 km/h, em uma forma pratica o conjunto mild-híbrido economiza 0,7 litros de gasolina a cada 100 km rodados, pode parecer pouco mas isto representa algo em torno de 10 km extras rodados de graça a cada 100 km.
A versão de entrada do novo Audi A6 traz um bloco 2.0 TFSI, 4 cilindros, turbo de 245 CV de potência e 37,72 kgfm de torque. Já para quem busca mais esportividade a Audi oferece ainda o potente 3.0L, turbo, V6 calibrado para desenvolver 340 CV e 51 kgfm de torque. Sendo que a primeira versão (2.0 TFSI) traz tração dianteira e câmbio automático de oito marchas, já a segunda opção (3.0 V6) tem tração 4×4 integral (sistema quattro da Audi), além de um câmbio com acerto mais esportivo S Tronic de sete marchas, esta transmissão em especial conta com um novo recurso que quando necessária ativa a tração apenas nas rodas traseiras.
A Audi ainda realizou melhorias na suspensão do Audi A6 2020, o modelo ganhou novos componentes estruturais na suspensão feitos em alumínio, visando melhorar a dirigibilidade e diminuir os ruídos na rodagem. O sistema de direção também é novo, conta com novos modos eletrônicos de atuação.
Segundo dados de fábrica a versão 2.0L vai de 0 a 100 km/h em 6.8 segundos. Já a versão top de linha tem uma performance de tirar o fôlego vai de 0 a 100 km/h e 5.1 segundos e atinge os 250 km/h.
Interior do Audi A6 evoluiu consideravelmente e impressiona…
Porém a característica que mais impressiona no Novo A6 é o interior, esse é sem duvida um dos carros mais sofisticados da marca, a cabine que foi toda redesenhada nesta nova geração impressiona pelo luxo e tecnologia. A arquitetura interna é semelhante a vista em outros carros de alto luxo da marca, como o A7 e o A8, um estilo com linhas retas.
Há poucos botões na cabine, a maior parte dos comandos ficam concentrados em duas tela de alta definição na parte central do painel, a tela mais acima exibe comandos como sistema de áudio, telefonia e navegação, além de ajustes mecânicos do carro, já a tela mais abaixo permite ajustar os bancos entre outros recursos de conforto como a temperatura do ar-condicionado para cada parte do carro em especifico. Destaque ainda para o Audi Virtual Cockpit, um painel configurável com tela de 12 polegadas localizado acima do volante que faz a função de quadro de instrumento e pode ser configurado de acordo com a preferência do motorista, podendo exibir por exemplo funções tradicionais como velocímetro e conta-giros, ou ser totalmente tomada pelo GPS e o sistema de navegação do carro com imagens reais em 3D do Google.
Os revestimentos usados no acabamento do carro também chamam a atenção, há novos materiais como madeira nobre, couro marrom, alumínio escovado, destaque ainda para os novos pontos de LED, com cores configuráveis, que dão um charme a mais na cabine do Audi A6.
Versões do novo Audi A6 2020 no Brasil…
No Brasil o novo Audi A6 2020 terá inicialmente duas versões:
Prestige Plus, que vem de série com rodas aro 19, teto solar panorâmico, faróis Full LED, luzes de LED no interior com 30 opções de cores, diferentes modos eletrônicos de condução Audi Drive Select com novos modos Comfort, Auto e Dynamic, piloto automático inteligente que mantém uma distância segura do veículo à frente, frenagem automática com detector de colisão dianteira, Parking Assist, monitoramento com câmeras 360 graus ao redor do carro, painel digital Virtual Cockpit, sistema multi-mídia MMi.
Já a versão mais cara, chamada Performance, adiciona bancos dianteiros esportivos em couro Valcona, rodas maiores aro 21, visual externo com o kit S Line com saias laterais, para-choques esportivos e detalhes cromados no exterior, há ainda assistente de permanência na faixa de rolagem, monitoramento de pontos cegos, além de um requintado e caro sistema de som da marca Bang & Olufsen 3D, com nada menos do que 19 alto falantes e 1820 watts de potência.
Nas lojas em …
A Audi ainda não divulgou uma data exata para o inicio das vendas do novo A6 no Brasil, o modelo que foi lançado na Europa em julho de 2018, fez sua primeira aparição no Brasil em novembro passado, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a Audi promete que o modelo estará disponível no segundo semestre de 2019.
Uma resposta