A Audi lançou nesse mês dois novos modelos no mercado brasileiro a nova geração do sedan A6 e a segunda geração do A7, porém a novidade mais aguardada pelos fãs brasileiro da marca sem dúvidas é o lançamento no país da nova geração do Q3. O SUV da Audi que é um dos mais vendidos na categoria, chegará ao país em fevereiro de 2020 com a missão de rivalizar com modelos como BMW X1 e Mercedes GLA. Totalmente reformulado, o Q3 2020 evoluiu consideravelmente, está mais maior, mais imponente e espaçoso, além de ter ficado mais luxuoso e equipado.
Índice desta matéria
Lançado na Europa em julho de 2018, visualmente o Q3 está mais bonito e imponente, ele traz a nova linguagem visual dos SUVs da Audi que foi adotada inicialmente no Audi Q8, entre os elementos que merecem menção, estão a robusta grade frontal cromada, que agora ficou mais larga e chamativa, os faróis estão mais finos e ganharam uma sofisticada iluminação total por LED, e o para-choque agora traz agressivas tomadas de ar. No geral o desenho do carro ficou muito melhor resolvido do que o da primeira geração lançada em 2012.
Toda a carroceria do Audi Q3 2020 é nova, nas laterais o carro ganhou caixas de rodas mais largas que deixaram o modelo com um perfil bastante musculoso. Já na traseiras as mudanças foram menos radicais, as lanternas foram retocadas, ganharam um perfil mais afinado e lentes com efeito 3D. Nas versão top de linha as rodas do Q3 são de 19 polegadas.
Um dos principais destaque do Novo Q3 fica por conta das dimensões do modelo, graças a nova plataforma ele cresceu 9.6 cm no comprimento (que chega agora a 4.48 m), já a largura foi aumentada em 1.8 cm (1.89 m), enquanto a distância entre eixos subiu 7.7 cm chegando a generosos 2.68 m, porém a altura total do Q3 foi reduzida em 0.5 cm passando para 1.585 m, contra 1.59 m do modelo anterior. Com estas novas medidas além do porte mais encorpado visualmente falando, o interior do Audi Q3 apresenta um maior espaço interno, principalmente no banco traseiro e para os ombros dos ocupantes. O porta-malas também foi ampliado varia agora entre 530 l e 620 l dependendo da posição do banco traseiro, antes o Q3 tinha porta malas de 460 litros, uma das novidades do modelo 2020 é o banco traseiro que agora pode ser rebatido em três níveis 40:20:40, além disso o banco é deslizante em até 15 cm, o que permite aumentar o espaço para as pernas dos ocupantes ou para as bagagens no porta-malas.
Entre as versões cotadas para vir ao Brasil estão a Prestige, a Prestige Plus e a top de linha Prestige S-Line, desde a versão mais simples o SUV vem muito bem equipado, a lista inclui itens como retrovisores externo elétricos e com aquecimento, Audi Virtual Cockpit (painel digital de 12 polegadas que pode ser customizado de acordo com a preferência do motorista), sensor de chuva, volante multifuncional, sistema de frenagem automática em caso de emergência, sensores de aviso de mudança de faixa, alerta de pontos cegos, central multimídia com tela de 8.8 polegadas, câmera de ré, hill assist (assistente de partida em rampa), piloto automático, bancos em couro, ar condicionado digital com duas zonas de temperaturas individuais e sistema de áudio com 10 alto falantes e 180 watts de potência.
Enquanto a versão intermediária Prestige Plus adiciona itens como sistema automático de estacionamento Parking System, faróis full-LED, luzes internas ambiente de LED com cores configuráveis, sistema keyless (sem o uso da chave o motorista pode destravar o carro e dar partida no motor), sistema multi-mídia MMI Navigation Plus com internet e tela de 10.2 polegadas.
Já a top de linha S-Line traz ainda rodas aro 19 com padrão exclusivo, grade também exclusiva, saias esportivas, detalhes em alumínio na carroceria, suspensão com acerto esportivo e bancos esportivos, além de sistema de Áudio da marca Bang & Olufsen e teto solar panorâmico. Para os que dispõem de um gorda conta bancaria é que querem um carro ainda mais completo a Audi oferece ainda alguns opcionais, como rodas aro 20 e bancos forrados com couro aveludado Alcantara.
Para o Brasil a Audi vai trazer inicialmente o Q3 equipado apenas com motor 1.4L com 150 CV, o suficiente para garantir um desempenho “OK” com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos. No segundo semestre de 2020 a marca deve lançar por aqui uma segunda opção de motor, o 2.0L Turbo de 190 CV e 230 cv, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 7,4 segundos para a versão com 190 cv e 6,3 segundos para a de 230 cv.
Todas as versões do novo Q3 2020 que virão ao Brasil serão equipadas com uma caixa de câmbio automática de dupla embreagem S-Tronic com sete velocidades e a tração deve ser sempre 4×2 dianteira.
Os preços da nova geração do Audi Q3 ainda não estão definidos no Brasil, porém é certo que o Novo Q3 será mais salgado do que o modelo atual que é oferecidos nas revendas com valores entre R$ 159.990 a R$ 188.990. Podemos esperar que a versão mais básica da nova geração custe algo em torno dos R$ 200.000.
Outro detalhe importante é que como o carro mudou a plataforma, o Audi Q3 deixará de ser produzido no Brasil, até então geração atual do modelo era produzido na fábrica da Audi/Volkswagen em São José dos Pinhais no Paraná, o que também reforça a tese que esta nova geração terá preço mais salgado. Por enquanto a Audi não fala sobre a possibilidade da nacionalização da nova geração do Q3, por enquanto a fábrica do Paraná está produzindo apenas o A3 Sedan e o novo Q3 tem vinda confirmada importado da Hungria.
A Audi também aproveitou a oportunidade para falar sobre alguns de seus futuros lançamentos para o Brasil, a montadora confirmou a vinda da nova geração do A3 em 2021, porém o modelo também não será mais montado no país, virá importado da Europa.
Outra novidade confirmada é a estreia do SUV 100% elétrico e-tron (foto acima), é o primeiro veículo totalmente elétrico da Audi produzido em série, ele custará entre R$ 400.000 a R$ 500 mil no Brasil, e terá como destaque uma sofisticada motorização elétrica com dois motores um sobre cada eixo, que juntos desenvolvem 355 cv de potência e 57,2 kgfm de torque, ele dispara de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos, tem autonomia para rodar por mais de 400 quilômetros com uma carga completa das baterias. O lançamento do e-tron deve acontece em 2020.
Por fim, a Audi também confirmou que não trará para o Brasil a nova geração do hatch A1, o modelo que foi apresentado na Europa no final de 2018 não deve voltar ao mercado nacional (a primeira geração do A1 foi comercializada no Brasil de 2013 até 2018, porém teve um número muito baixo em vendas) a Audi prefere por aqui focar nos SUVs.
Além disso, a Audi deve trazer a partir de 2021 o inédito Q3 Sportback (foto acima), o modelo nada mais é do que uma versão Coupé do Audi Q3, além de mais estiloso ele também é maior e mais equipado. Na Europa o Q3 Sportback conta com motor a gasolina de 230 cv e diesel com 150 cv.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.