Um dos SUVs mais modernos do planeta acaba de chegar ao Brasil. A Audi está lançando oficialmente no país a última geração do utilitário Q7. Totalmente renovado ele chega ao Brasil custando a partir de R$ 399,990.
Lançado na Europa no último ano, o Q7 é construído sobre a nova arquitetura MLB, a mesma utilizada no Bentley Bentayga – e que também dará origem a nova geração do Porsche Cayenne. Graças a nova plataforma – que é feita quase composta de 40% de alumínio – o peso do Audi Q7 foi reduzido em impressionantes 325 kg – passando para 1,970 kg. A redução teve impacto direto tanto no desempenho quanto no consumo de combustível – além de melhorar a dirigibilidade.
Considerado um dos melhores SUVs do mundo, o Q7 rivaliza com modelos como Range Rover, Volvo XC90, BMW X5 e Porsche Cayenne.
Não que o Q7 2016 seja um carro feio, mas o design não é exatamente o seu ponto forte. As linhas da carroceria não chega a surpreender ou encantar, na dianteira e grade ficou demasiadamente grande e é a primeira coisa que salta aos olhos ao ver o Q7, os faróis são bastante arrojados e agradam, possuem ainda iluminação totalmente por LEDs e o para-choque traz visual esportivo.
No mais o resto do carro conservou o visual da geração passada. Apesar disso o Audi Q7 2016 é um carro imponente de lado ele chega a lembrar um pouco o Bentley Bentayga, com laterais com vincos robustos e marcantes.
Porém se o design não chega a ser uma obra de arte o Novo Q7 encanta por outros atributos, ao começar pelo desempenho – que é de tirar o fôlego, graças ao uso radical do alumínio na carroceria – ele não fica devendo em nada para os rivais. Segundo a Audi a prova de 0 a 100 km/h é feita em apenas 6.1 segundos (0.8 a menos do que o Q7 de 2 geração), enquanto a velocidade máxima fica limitada eletronicamente aos 250 km/h.
Sob o capô há o conhecido motor V6 3 Litros com 333 CV de potência – que é basicamente o mesmo motor da geração anterior. Ele é conectado a uma caixa automática de oito velocidades, a tração é a tradicional Quattro 4×4 por demanda, que varia de acordo com a necessidade.
Eixo traseiro que também virá…
Por fim na parte mecânica o modelo também opcionalmente pode vir com eixo traseiro dinâmico, uma espécie de direção nas quatro rodas, ou seja, o eixo traseira possui também uma sistema de direção com comando elétrico e duas barras de direção, que permite que as rodas traseiras virem em até 5 graus na mesma direção das rodas dianteiras, ou dependendo da situação, por exemplo em manobras de estacionamento elas podem virar também na direção oposta as rodas dianteiras, o que oferece mais segurança e praticidade, o Q7 é o primeiro SUV a oferecer esta tecnologia.
Porém a talvez mudança mais significativa – esteja no interior que passou por uma verdadeira revolução. A qualidades dos materiais utilizados – impressiona. Na cabine do Novo Q7, luxo e alta qualidade imperam. Assim como o TT, ele conta com o inovador Audi Virtual Cockpit – um painel de instrumentos inteiramente renovado e customizável, composto por uma tela de 12.3 polegadas que exibe imagens em HD. Esse é de longe ao lado do A8 o carro mais moderno da Audi, há como opcional dois tablet para os passageiros – traseiros que podem ser conectados a central multimídia do carro. No topo do painel há uma central multi-mídia com tela de 8.3 polegadas e um interessante comando por toque em uma base no console central.
Os compradores poderão escolher entre as seguintes opções de cores para o interior: preto, cinza, bege ou marrom para os revestimentos de couro dos bancos e de detalhes do acabamento.
Para quem gosta de som, o novo Q7 vem com uma verdadeira sala de concertos abordo, graças a um sistema de som Bose 3D, com nada menos do que 19 alto-falantes e amplificador de 558 watts com 15 canais, e graças a dois alto falantes especiais (foto acima) posicionados na coluna “A”, eles cria-se a experiência de se estar próximo a um palco sonoro virtual.
Assistente de condução…
Outros itens de série incluem o Hold assist (assistente de parada), limitador de velocidade ajustável, sistema de estacionamento traseiro e sistema de segurança Audi pre-sense básico, que prepara os ocupantes para uma possível condução
Visão noturna…
Opcionalmente ainda o modelo pode vir com assistente de visão noturna com câmera infravermelha de longo alcance, que pode detectar objetos e converter estas imagens em preto e branco, exibindo no cockpit virtual, o ambiente frio aparece em escuro, enquanto por exemplo pessoas e animais são pontos brilhantes, o sistema de alcance de até 300 metros, assim que uma situação de perigo for encontrada, acende uma luz no painel, e farol alto ilumina de forma automática as pessoas fora de áreas urbanas, com três pulsos curtos de luz.
Opcionais…
Opcionalmente há itens interessantes como o Audi Side Assist, que funciona a partir dos 15km/h auxiliando o motorista a trocar de faixa de rolagem, graças a sensores que monitoram até 70 metros, ele informa através de LEDs instalados nos retrovisores a presença de outros veículos nos pontos cegos ao redor do carro, há ainda o “Exit Warning Assist”, um alerta para desembarque do veículo, este mesmo sistema monitora a presença de outros veículos ou bicicletas na hora que os ocupantes do Q7 forem desembarcar, assim que eles abrem a porta do carro.
Destaque também para o espaço interno, a carroceria mede 5.05 m de comprimento – enquanto o entre-eixos é de nada mais nada menos do que 2.99 m, apesar destas dimensões generosas, o novo Q7 2016 é está menor do que o antigo, ele é 37 milímetros mais curto e 15 mm mais estreito, enquanto a altura permaneceu aproximadamente a mesma.
Apesar de ter ficado mais esbelto, ele ficou mais espaçoso, nesta nova geração o porta-malas foi ampliado para 890 litros e tanto espaço que a Audi resolveu oferecer como opcional uma terceira fileira de bancos elevando a capacidade para 7 lugares, já com a segunda fileira de bancos rebatida o espaço no porta-malas salta para generosos 2.075 litros.
Enfim a proposta do Novo Q7 é combinar o melhor de vários mundos, o espaço de um sedan de alto luxo, a esportividade de um roadster com a capacidade off-road de um legitimo 4X4. É uma pena que seja para poucos – dos R$ 399.990 com os opcionais o valor dessa máquina pode facilmente passar dos R$ 500,000.
Preço Audi Q7 2017: R$ 399.900.
A Honda vai lançar no inicio do próximo ano (2025) no Brasil a versão renovada…
Esta é a Kia Tasman, a primeira picape na história da montadora coreana. Como você…
Mais uma marca chinesa está chegando para tentar a sorte no Brasil, a Zeekr, a…
Esta é a nova Honda CG 2025, a moto que é disparada a mais vendida…
O Jeep Avenger já está rodando em testes aqui no Brasil, o modelo lançado na…
BYD Shark, a primeira picape plugin híbrida da marca chinesa acaba de ser lançada oficialmente…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.