Quase um ano depois de ter sido apresentado ao mundo no Salão de Genebra em março de 2015, o novo Audi RS3 Sportback finalmente desembarca por aqui, o hatch esportivo conta com motor turbo de 372 cv, câmbio de sete marchas e tração integral nas quatro rodas, conjunto que sem duvidas promete muita diversão para quem for dirigir, o único problema é o preço, R$ 290.990.
Apesar do preço assustar, principalmente se você considerar que este é um Audi A3, a coisa fica um pouco mais justificável se você levar em conta que do A3 original, o RS3 só herdou o “3” no nome, a plataforma MQB, a carroceria e o interior, todo o resto é diferente com uma vocação exageradamente esportiva.
Ao começar pelo seu motor, um potente 2.5, turbo, cinco cilindros, que na linha 2016 está ainda mais potente, gerando 367 hp (372 cv) de força e 47.4 kgfm de torque, este bloco vem em conjunto com uma transmissão automatizada DSG de dupla embreagem e sete velocidades, que tem a missão de distribuir a tração para as quatro rodas, através do sistema “quattro” patenteado pela Audi, este sistema traz diferencial com vetorização de torque, que é capaz de distribuir a tração entre as rodas dianteira e traseiras de acordo com a necessidade de forma automática.
Com este conjunto afinado, o RS3 Sportback 2016 dispara de 0 a 100 km/h em apenas 4.3 segundos, e tem velocidade máxima limitada eletronicamente por razões de segurança aos 250 km/h, podendo opcionalmente ter seu limitador removido, ai a velocidade passa a ser de 280 km/h.
Outra alteração está no conjunto de suspensão, o RS3 2016 traz uma nova suspensão, com partes em alumínio que o deixa 25 mm mais baixo em relação ao solo em comparação ao A3 normal, e ainda conta com amortecedores ajustáveis adaptativos, que podem endurecer ou ficarem mais macios de acordo com a necessidade. Este novo conjunto é também nada menos do que 55 kg mais leve do que o do antigo RS3. No total este novo modelo pesa apenas 1520kg.
O compromisso com o alto desempenho do Audi RS3 Sportback fica evidente no seu conjunto de freios, o modelo é único hatch no mundo a contar com freios com discos de cerâmica e carbono, mais resistentes ao “fadding”, aquecimento, provocado por usos extremos, este é o mesmo tipo de freios usado por superesportivos como Lambrghini e Ferrari, além de carros de corrida, como na F1. Na linha 2016 as rodas possuem um novo desenho, elas são aro 19, e as gigantes pinças podem vir pintadas em vermelho com o logo RS estampado.
Para dosar toda esta aparato em favor da potência, o RS3 Sportback 2016 vem com alguns auxílios eletrônicos, como controle de largada (launch control) que impede que as rodas patinem em arrancas mais agressivas, controle de estabilidade com modo esportivo, controle de tração, direção com assistência elétrica e ajustável, e um sistema eletrônico que oferece 4 modos distintos de condução: Comfort, Auto, Dynamic e Individual, neles o carro altera a resposta do motor, as trocas de marchas, o peso da direção e a atuação da suspensão.
Do outro lado da moeda, a Audi fala que este novo RS3 ficou 10% mais econômico, o modelo apesar da vocação claramente esportiva, passa a vir com itens para aqueles dias que o motorista quer andar mais na manha economizando combustível, ele vem com um novo Start/Stop, bomba de óleo controlada por demanda, e um sistema de recuperação de energia dos freios.
Do lado de dentro o RS3 2016 é vestido com uma roupagem exclusiva e claro mais esportiva, ao começar pelos belos bancos quase tipo concha revestido em couro acolchoado com costuras vermelhas, já o console central, volante e nas forrações das portas são revestido em couro aveludado Alcantara, o painel possui ainda novos detalhes em vermelho ou em fibra de carbono, o volante traz base reta e há mais detalhe em alumínio como pedais e alavanca de câmbio, novos mostradores que informam dados extras como pressão do turbo, óleo e cronometro e carpetes aveludados com o RS 3 estampados completam o interior.
No Brasil as vendas no novo RS3 começam agora em fevereiro, pena o preço de R$ 290.990 tornar este belo esportivo, um brinquedo para poucos.
Um dos lançamentos mais esperados do próximo ano já tem nome definido, a Volkswagen anunciou…
A Volkswagen está trazendo de volta ao mercado a versão Virtus Sense, a mais barata…
Atualizado em outubro de 2024 Está chegando no Brasil a JAC Hunter, a primeira picape…
Lançado no Brasil em 2022 a nova geração do Honda City ainda não conseguiu repetir…
A Honda vai lançar no inicio do próximo ano (2025) no Brasil a versão renovada…
Esta é a Kia Tasman, a primeira picape na história da montadora coreana. Como você…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.