A Audi revelou nessa última terça (20/8) a nova geração da RS6, a perua continua impressionando pelo visual agressivo e pelo desempenho insano, essa é sem duvida a melhor e mais veloz perua do mundo, ela traz motor V8 emprestado dos carros da Lamborghini e pode passar dos 300 km/h.
Índice desta matéria
Visual da nova RS6 Avant 2020 impressiona…
A Nova RS6 2020 também chama atenção visualmente, a primeira vista ela deixa claro que não é um carro qualquer, o bólido é o segundo carro da Audi a contar com a nova linguagem visual dos esportivos da marca (divisão RS), o estilo chama atenção principalmente pela agressividade das formas na dianteira. Em relação ao modelo anterior, a grade ficou mais robusta, assim como as tomadas de ar do para-choque que estão mais largas. O visual é completados por faróis e lanternas Full-LED (do tipo Matrix com laser nos faróis) e enormes rodas de liga leve aro 21 com pneus 275/35 nas quatro rodas. Destaque ainda para os novos vincos das laterais com saias esportivas, caixas de rodas feitas especialmente para esta versão RS6 sendo 40 mm mais largas em cada lado, e o novo para-choque traseira exageradamente chamativo.
Como opcional o modelo pode trazer de fábrica rodas aro 22 com pneus 285/30, além de freios com discos feitos com composto de cerâmica e carbono, que além de mais resistentes em velocidades maiores, também são 34 kg leves em comparação aos freios comuns em aço.
Com 5 lugares e porta malas para 565 litros ela vai de 0 a 100 km/h em 3.6 segundos
De acordo com a Audi, a Nova RS6 tem velocidade máxima limitada eletronicamente por razões de segurança aos 250 km/h, porém opcionalmente o modelo pode vir equipado com dois pacotes esportivos que elevam a velocidade do carro, o primeiros deles é o Dynamic que coloca o limitador eletrônico em 280 km/h, já no modo Dynamic Plus permite a perua pode voar até os 305 km/h. A aceleração é igualmente impressionante são necessários apenas 3.6 segundos para atingir os 100 km/h, continuando em aceleração constante o RS6 Avant 2020 alcança os 200 km/h em apenas 12 segundos. Tempos próximos ao de um Lamborghini Huracan ou um Porsche 911, ah lembrando que ao contrário destes modelos, o desempenho fica ainda mais louvável se consideramos que estamos falando de uma perua totalmente funcional para se rodar no dia a dia, que leva com muito conforto 5 pessoas e tem um porta malas gigante com 565 litros de capacidade ou 1680 litros com o banco traseiro totalmente rebatido.
Motor V8 agora ganhou uma ajudinha elétrica para poupar combustível…
Todo esse desempenho surreal se deve a um motor V8 4.0L TFSI bi-turbo, capaz de desenvolver 600 CV de potência e 81.6 kgfm de torque, o bloco trabalha em conjunto com uma caixa automática TipTronic de oito velocidades e a tração é integral nas quatro rodas com o sistema quattro da Audi com distribuição eletrônica da tração de forma automática entre os eixos de acordo com a necessidade, a tração pode ir até 70% para a dianteira ou 85% para a traseira. Vale lembrar que esse é o mesmo motor encontrado em uma série de outros carros do grupo Volkswagen, como o Lamborghini Urus, Porsche Cayenne Turbo e Audi R8.
A grande novidade em termos mecânicos da Audi RS6 Avant 2020 é que em nome da economia de combustível e diminuir a poluição, agora ele conta com o sistema mini híbrido (MHEV) composto por um sistema elétrico a parte de 48v que recupera energia gerada nas frenagens e a transforma em eletricidade 12v para alimentar alguns recursos eletrônicos do carro como a direção, ar-condicionado e o Start/Stop. O sistema conta com uma bateria própria de íon de lítio que armazena esta energia extra gerada, ele funciona de dois modos, quando o motorista tira o pé do acelerador em velocidades entre 55 km/h a 160 km/h, o sistema recupera energia por até 40 segundos desligando o motor por completo, voltando a liga-lo quando o motorista pisa novamente no pedal do acelerador, o segundo modo é que quando o motorista tira o pé do acelerador nesta faixa de velocidade o motor elétrico começa a aproveitar a energia gerada pelo próprio motor a combustão para recarregar o conjunto elétrico. Com este novo recurso a cada 100 km rodados o Audi RS6 Avant 2020 consegue economizar até 0.8 litros de gasolina.
Além disso o motor V8 da RS6 Avant ainda conta com sistema chamado COD, que pode desligar até até 4 cilindros do motor em situações que não é exigida tanta potência, são desligados os cilindros 2,3,5 e 8, cortando a injeção de combustível destes cilindros e fechando o sistema de admissão e exaustão deles, economizando combustível, lembrando que o sistema funciona de forma automática, e assim que o motorista pisa com mais força no acelerador o carro os 8 cilindros voltam a trabalhar normalmente.
Interior da RS6 Avant 2020 ganhou um banho de loja e está super requintado…
O interior da RS6 Avant recebeu um banho de loja, segue o padrão do novo A6, e também visto em outros modelos mais caros da marca como o Q8 e o A8, é uma cabine extremamente luxuosa e moderna, porém ao mesmo tempo minimalista e funcional. A maior dos comandos (como áudio, temperatura e posição dos bancos) estão concentrados em duas telas de alta definição no centro do painel, há ainda terceira tela de 12 polegadas de alta definição, acima do volante que serve como painel de instrumentos, ela pode ser customizada de acordo com a preferência do motorista. O acabamento da versão RS6 Avant é muito mais trabalhado em relação a versão normal da A6 Avant, há diversos detalhes em alumínio escovado, o volante tem base reta e os bancos tem forrações acolchoadas e visual esportivo. O conforto dos cinco ocupantes é garantido por uma série de equipamentos de série de última geração.
Outro diferencial da RS6 Avant é o seu sistema de suspensão, desde sua configuração mais simples, o superesportivo vem equipado com suspensão a ar, em baixa velocidade a suspensão é 20 mm mais baixa do que a do Audi A6 normal, já em velocidades acima de 120 km/h, o modelo fica ainda 10 mm mais baixo. Para que o carro não raspe em guias de calçadas ou lombada a suspensão pode ser elevada em alguns centímetros.
Na Europa ela chega ainda em 2019, e no Brasil a nova RS6 Avant desembarca em 2020
As vendas da Nova RS6 2020 estão previstas para começar na Europa ainda nesse ano, já no Brasil deve chegar às revendas no primeiro semestre de 2020 com preço superior aos R$ 700,000. Sua principal rival é igualmente rápida Mercedes E63 AMG, além do Porsche Panamera Sport Turismo.